Os 10 Melhores Tablets para Leitura de 2024: Samsung Galaxy, Apple iPad e mais!

Os tablets são dispositivos completos. Eles trazem o equilíbrio entre um celular e um notebook, com uma tela grande e um peso ideal, auxiliando você a carregá-lo para todo lado. Assim, quando pensamos em leitura, o tablet é o favorito de muitos. Além de serem extremamente compactos e de mobilidade, os tablets contam com recursos ótimos para leitores, com aparelhos que regulam até mesmo a emissão de luz azul, prejudicial aos olhos.

Outra grande vantagem de usar um tablet para leitura é a fácil integração do aparelho com a internet. A maioria dos modelos são compatíveis com Wi-Fi e rede móvel, ajudando você a ler em qualquer lugar e a qualquer momento. A bateria também é destaque, não sendo raro encontrar modelos com uma autonomia superior a 10 horas de uso. São as melhores opções para estudantes que estão lendo os conteúdos das aulas e provas, por exemplo.

Porém, sabemos que escolher um tablet não é uma tarefa muito fácil. Eles variam entre preço, tamanho e tipo de tela, sistema, armazenamento, entre muitas outras características, ficando um pouco complicado de escolher um certo dentre tantos. Assim, para te ajudar nessa escolha, separamos uma lista com as melhores opções para leitura. Confira logo abaixo!

Os 10 melhores tablet para leitura de 2024

Tela
Processador
Memória RAM
Armazenamento
Sistema Op.
Câmera
Bateria
Conexões
1
Tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite

Veja na Amazon
10.4″ TFT LCD
SAMSUNG Exynos 9611
4GB
128GB
Android 13 Samsung One UI 5.1
8 Mp; 5 Mp frontal
Até 15 horas
4G; Wi-Fi; USB-C; P2
2
Tablet Lenovo Tab P11 Plus


Veja na Amazon
11″ IPS LCD
Helio G90T MediaTek
4GB
64GB
Android 11
13 Mp; 8 Mp frontal
Até 15 horas
Wi-Fi; USB-C
3
Tablet Amazon Kindle Oasis


Veja na Amazon
7″ E-ink
Não possui
Não possui
32GB
Kindle (Linux)
Não possui
Até 6 semanas
Wi-Fi; Micro USB
4
Tablet Apple iPad 9


Veja na Amazon
10.2″ Retina IPS LCD
Apple A13 Bionic
3GB
64GB
iPadOS 15
8 Mp; 12 Mp frontal
Até 10 horas
Wi-Fi; USB-C
5
Tablet Samsung Galaxy Tab A8


Veja na Amazon
10.5″ TFT LCD
Tiger T618 Unisoc
4GB
64GB
Android 11 Samsung One UI 3.0
8 Mp; 5 Mp frontal
Até 18 horas
4G; Wi-Fi; USB-C
6
Tablet Apple iPad Mini 6


Veja na Amazon
8.3″ Liquid Retina IPS LCD
Apple A15 Bionic
8GB
64GB
iPadOS 15
12 Mp; 12 Mp frontal
Até 10 horas
Wi-Fi; USB-C
7
Tablet Xiaomi Redmi Pad


Veja na Amazon
10.6″ IPS LCD
MediaTek Helio G99
4GB
128GB
Android 12 MIUI Pad
8 Mp; 8 Mp frontal
Até 16 horas
Wi-Fi; USB-C
8
Tablet Apple iPad Air 5


Veja na Amazon
10.9″ Liquid Retina IPS LCD
Apple M1
8GB
64GB
iPadOS 14
12 Mp; 12 Mp frontal
Até 10 horas
Wi-Fi; USB-C
9
Tablet Multilaser U10 NB386


Veja na Amazon
10.1″ IPS LCD
MediaTek Helio P22
3GB
64GB
Android 12
8 Mp; 5 Mp frontal
Até 7 horas
4G; Wi-Fi; USB-C; P2
10
Tablet Philco PTB8RRG


Veja na Amazon
8″ IPS LCD
Não informado
2GB
32GB
Android 11 Go Edition
5 Mp; 2 Mp frontal
Não informado
4G; Wi-Fi; Micro USB; P2

1

Tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite

O melhor tablet para leitura, com bateria de longa duração e S Pen na caixa
Prós
  • Acompanha a S Pen
  • Bateria com boa duração
  • É um modelo com 128GB de memória interna
  • Funciona com rede móvel
  • Sistema sonoro de ponta
Contras
  • Não lida muito bem com aplicativos pesados

O Galaxy Tab S6 Lite da Samsung é o melhor tablet para leitura, com recursos ótimos para quem passa muito tempo lendo. Nele vemos o processador Exynos 9611 e 4GB de RAM, oferecendo um desempenho bom com qualquer aplicativo de leitura. Ele já vem com 128GB de memória interna, permitindo você baixar vários livros e textos diferentes sem que o espaço fique lotado.

A grande vantagem do Tab S6 Lite é o sistema sonoro do aparelho. Ele é feito pela empresa AKG, uma das melhores do ramo, que usa a tecnologia surround Dolby Atmos. Os alto-falantes são suficientemente potentes e oferecem um áudio claro, muito recomendado para quem precisa de um som potente. Assim você consegue usar os aplicativos quem leem e-books sem precisar de fone de ouvido.

Além disso, a bateria é de longa duração, permitindo que você fique conectado por até 15 horas seguidas se a necessidade de carregamento. Isso faz você ficar menos dependente de tomadas, recarregando uma quantidade satisfatória de bateria com pouco tempo no carregador. Ele já vem com a S Pen então não precisa se preocupar em comprar o acessório separadamente para poder tomar notas dos seus textos.

Tela10.4″ TFT LCD
ProcessadorSAMSUNG Exynos 9611
Memória RAM4GB
Armazenamento128GB
Sistema Op.Android 13 Samsung One UI 5.1
Câmera8 Mp; 5 Mp frontal
BateriaAté 15 horas
Conexões4G; Wi-Fi; USB-C; P2

2

Tablet Lenovo Tab P11 Plus

Equilíbrio entre custo e qualidade, com tela recomendada para quem passa longas horas lendo
Prós
  • Tem proteções para os olhos
  • Acompanha capa magnética protetora
  • Bateria de longa duração
  • Memória aceita expansão
Contras
  • Caneta é vendida separadamente

Se você passa longas horas na frente do tablet lendo, o Tab P11 Plus da Lenovo é o mais recomendado para você. Ele é um dos raros tablets com certificação TÜV Rheinland Low Blue Light, trazendo uma redução significativa na emissão de luz azul, diminuindo assim possíveis problemas de dores de cabeça ou fadigas oculares por uso prolongado do aparelho. Com ele você pode ler até mesmo de noite sem medo de prejudicar a vista.

Também é um dos tablets com o melhor sistema sonoro. Nele temos o áudio Dolby Atmos, a mesma tecnologia encontrada em várias Smart TVs. Essa tecnologia é responsável por trazer um áudio de ponta ao aparelho, envolvendo o usuário e trazendo uma sensação muito mais imersiva. Para quem tem o costume de ouvir audiobooks, é um dos melhores tipos de tecnologia.

Além disso, você não precisa se preocupar com possíveis riscos na tela. Diferente de todos os outros modelos de tablets, o P11 Plus já vem com uma case magnética protetora para a tela. Você não precisa comprá-la separadamente. Isso ajuda quem busca um tablet para levar para outros lugares, podendo deixar dentro da bolsa sem medo de riscar durante o trajeto.

Tela11″ IPS LCD
ProcessadorHelio G90T MediaTek
Memória RAM4GB
Armazenamento64GB
Sistema Op.Android 11
Câmera13 Mp; 8 Mp frontal
BateriaAté 15 horas
ConexõesWi-Fi; USB-C

3

Tablet Amazon Kindle Oasis

O melhor custo-benefício, feito especificamente para leitura
Prós
  • A melhor bateria para leitura
  • Tela feita para não cansar os olhos
  • Funciona com todos os formatos de arquivos
  • Resistente a água (IPX8)
Contras
  • Feito apenas para leitura
  • 5GB do armazenamento é reservado ao sistema

O tablet Kindle Oasis é a escolha certa para quem viaja com frequência ou passa boa parte do dia fora de casa, e deseja levar sua biblioteca pessoal consigo. Este aparelho se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, ele possui uma grande tela de 7 polegadas E-Ink, que garante o conforto aos nossos olhos independente da iluminação. Você consegue ler em qualquer lugar e a qualquer momento com facilidade.

Além disso, o Kindle Oasis é um aparelho com tela antirreflexo e com temperatura de luz ajustável, que te permite escolher entre um tom mais branco ou âmbar para sua tela de forma gradiente, isso sem contar da sua luz frontal adaptável, que ajusta o brilho da tela automaticamente. Ele também possui a tecnologia Whispersync, capaz de sincronizar seus e-books a outros aparelhos como smartphones e tablets.

Por fim, este aparelho vai te acompanhar fácil em qualquer lugar com sua bateria de 6 semanas. Ele é um aparelho confortável com design ergonômico e botões para facilitar a passagem de tela rapidamente, além de ser à prova d’água testado para suportar imersão acidental. Para quem busca um dispositivo barato e focado apenas em leitura, é sem dúvidas o melhor modelo de tablet.

Tela7″ E-ink
ProcessadorNão possui
Memória RAMNão possui
Armazenamento32GB
Sistema Op.Kindle (Linux)
CâmeraNão possui
BateriaAté 6 semanas
ConexõesWi-Fi; Micro USB

4

Tablet Apple iPad 9

Um dos melhores tablets para leitura de quadrinhos
Prós
  • Tela de ótima qualidade
  • É o iPad mais barato que temos
  • Ideal para qualquer atividade
Contras
  • Modelo Wi-Fi, sem entrada para chip de rede móvel

O iPad 9 da Apple é um tablet completo, e isso se dá pela quantidade de recursos que encontramos nele. A tela é feita com retina, tendo o tratamento de imagem True Tone. Isso faz com que o tablet tenha uma qualidade de imagem única, sendo a melhor opção para quem busca um tablet para leitura de quadrinhos e mangás. E mesmo com esses recursos, é o iPad mais barato em circulação atualmente, sendo a escolha certa para quem busca economia.

Além disso, o iPad 9 vem com o chip A13 Bionic da Apple com Neural Engine. O desempenho dele não se limita a conseguir abrir vários aplicativos ao mesmo tempo, mas também auxilia na duração de bateria. Com ele você consegue ficar mais de 10 horas conectado sem a necessidade de carregamento, ajudando você a passar longas horas lendo.

E se você também quer usar o tablet como um notebook, vai poder contar com o acessório da Apple que auxilia nessa finalidade. Ele é compatível com o Smart Keyboard, um teclado que traz uma ótima experiência ao digitar, além de proteger todo o aparelho. Assim fica fácil de transformá-lo em um notebook. A grande vantagem é que o iPad 9 usa cabo USB-C, ajudando tanto no carregamento quanto no compartilhamento de arquivos.

Tela10.2″ Retina IPS LCD
ProcessadorApple A13 Bionic
Memória RAM3GB
Armazenamento64GB
Sistema Op.iPadOS 15
Câmera8 Mp; 12 Mp frontal
BateriaAté 10 horas
ConexõesWi-Fi; USB-C

5

Tablet Samsung Galaxy Tab A8

Tablet para leitura com a melhor expansão de memória
Prós
  • Compatível com rede móvel
  • Bateria de longa duração
  • Sistema sonoro de ponta
Contras
  • Acessórios são vendidos separadamente

O Galaxy Tab A8 da Samsung é um dos melhores tablets para leitura se o que você procura é poder de processamento e espaço para arquivos. Além do processador recomendado para qualquer atividade, ele vem com 64GB de memória interna e possibilidade de expansão em até 1TB. Para quem quer manter vários livros e documentos no tablet, é de longe a melhor opção. Dessa forma você nunca ficará sem espaço.

É também um tablet voltado para quem tem interesse em audiobooks. O sistema sonoro é provido pela tecnologia Dolby Atmos, a melhor para alto-falantes, envolvendo o usuário com uma qualidade sonora única. Ele traz um desempenho ótimo na leitura dos livros, recomendado para quem gosta de ouvir audiobooks enquanto faz outras tarefas.

Além disso, o visual do aparelho se destaca pela beleza. Todo o corpo do tablet é feito de metal, com uma espessura extremamente fina. Graças a isso fica muito mais fácil de transportar o tablet para todos os lugares, já que ele cabe fácil em qualquer lugar e não risca com facilidade. A bateria é de longa duração, então você não vai se preocupar durante o dia.

Tela10.5″ TFT LCD
ProcessadorTiger T618 Unisoc
Memória RAM4GB
Armazenamento64GB
Sistema Op.Android 11 Samsung One UI 3.0
Câmera8 Mp; 5 Mp frontal
BateriaAté 18 horas
Conexões4G; Wi-Fi; USB-C

6

Tablet Apple iPad Mini 6

Tablet ideal para leitura fora de casa
Prós
  • Extremamente leve e compacto
  • Bateria de boa duração
  • Processador de ponta com 8GB de RAM
Contras
  • Não é compatível com todos os acessórios para iPad

O iPad Mini 6 da Apple é recomendado para quem busca um aparelho extremamente compacto, podendo levá-lo para qualquer lugar com facilidade. Ele tem apenas 8,3 polegadas, cabendo na palma da sua mão. O design é todo modelado para ter o efeito sem bordas, dando mais imersão durante a leitura, sendo um dos favoritos para quem lê no ônibus e outros meios de transporte.

Além disso, é um aparelho bem seguro. Ele vem com Touch ID para autenticação de usuário, desbloqueando a tela com a digital cadastrada no aparelho. Assim, mesmo que você não esteja usando o tablet, nenhuma informação será mostrada a ninguém. Ele vem com 8GB de RAM, sendo de longe uma das melhores para qualquer atividade, até mesmo jogos. Você consegue instalar vários aplicativos diferentes para leitura sem que ele fique lento.

É um iPad poderoso, recomendado para quem precisa de algo menor e mais potente. O processador A15 Bionic da Apple é um dos melhores para atividades intensas, fazendo com que seja possível manter vários programas abertos ao mesmo tempo, e com uma bateria que dura até 10 horas de uso constante. A câmera frontal é 4K, então se você tiver interesse em tirar fotos e gravar vídeos sobre as suas leituras, é uma das melhores opções.

Tela8.3″ Liquid Retina IPS LCD
ProcessadorApple A15 Bionic
Memória RAM8GB
Armazenamento64GB
Sistema Op.iPadOS 15
Câmera12 Mp; 12 Mp frontal
BateriaAté 10 horas
ConexõesWi-Fi; USB-C

7

Tablet Xiaomi Redmi Pad

Tablet para leitura multitarefas
Prós
  • Bateria de longa duração
  • Tela boa para diferentes mídias
  • Boa memória interna
Contras
  • Acessórios precisam ser importados
  • Modelo Wi-Fi, sem possibilidade de conexão 4G ou 5G

O tablet Redmi Pad da Xiaomi é um dos melhores modelos para leitura, tendo um tamanho agradável para ler confortável. A tela é grande, com mais de 10 polegadas, e um display de IPS que melhora a qualidade da imagem. Ele é recomendado para qualquer tipo de leitura, servindo bem para livros, arquivos de textos e quadrinhos, por exemplo.

Além disso, se você busca por um modelo multifuncional, para mais de uma tarefa, o Redmi Pad pode ser uma boa escolha. Isso acontece porque ele já vem com 4GB de RAM e 128GB de memória interna, conseguindo usar o aparelho para estudos, por exemplo. Tanto a RAM quanto o processador conseguem lidar com uma gama maior de aplicativos, ajudando você a manter vários aplicativos e livros instalados no tablet.

Outro grande destaque está na duração de bateria do tablet. Mesmo sendo um aparelho mais barato, ele já vem com uma bateria de 8000mAh, que segundo a Xiaomi, consegue trazer uma duração média de 16 horas de reprodução de vídeo, servindo assim para quem busca um tablet potente com preço mais reduzido. Mesmo lendo o dia todo, a bateria demora para acabar, ideal para quem tem rotinas intensas.

Tela10.6″ IPS LCD
ProcessadorMediaTek Helio G99
Memória RAM4GB
Armazenamento128GB
Sistema Op.Android 12 MIUI Pad
Câmera8 Mp; 8 Mp frontal
BateriaAté 16 horas
ConexõesWi-Fi; USB-C

8

Tablet Apple iPad Air 5

Um dos melhores tablets para leitura de estudantes universitários
Prós
  • Um dos melhores processadores
  • Tela com tratamento True Tone
  • Bateria de longa duração
Contras
  • Modelo Wi-Fi, sem entrada de chip de rede móvel
  • Memória interna menor e sem possibilidade de expansão

O iPad Air 5 da Apple é um dos melhores aparelhos para estudantes universitários que buscam um tablet para leitura. A tela é feita com retina líquida, tendo o tratamento de imagem True Tone. Isso faz com que o tablet tenha uma qualidade de imagem única, sendo a melhor para quem precisa de alta qualidade gráfica. É um dos melhores modelos para leitura de diferentes formatos, como PDF, e-books e outros.

Além disso, o iPad Air 5 vem com o chip M1 da Apple com Neural Engine. O desempenho dele não se limita a conseguir abrir vários arquivos e programas ao mesmo tempo, mas também auxilia na duração de bateria. Sabemos que não é legal ter que ficar carregando o tablet toda hora, e o chip M1 evita que isso seja necessário, podendo aguentar o dia todo sem recarga.

E se você prefere usar o tablet como um notebook, vai poder contar com os acessórios da Apple que aumentam a produtividade durante o dia. Ele tem compatibilidade com o Smart Keyboard Folio e Magic Keyboard com trackpad integrado que traz uma ótima experiência ao digitar, além de proteger todo o aparelho. São recursos que ajudam e muito no dia a dia, ficando muito mais fácil de usar o tablet como um notebook e de tomar notas das leituras.

Tela10.9″ Liquid Retina IPS LCD
ProcessadorApple M1
Memória RAM8GB
Armazenamento64GB
Sistema Op.iPadOS 14
Câmera12 Mp; 12 Mp frontal
BateriaAté 10 horas
ConexõesWi-Fi; USB-C

9

Tablet Multilaser U10 NB386

Tablet para leitura simples, com conexão de rede móvel
Prós
  • Aceita conexão de rede móvel
  • Vem com uma case protetora na caixa
  • Processador bom para leituras e aplicativos de audiobooks
  • Tem entrada para fone de ouvido
Contras
  • Mais difícil de encontrar acessórios
  • Modelo mais simples, não recomendado para aplicativos pesados
  • Poucas avaliações de usuários

Se você quer um tablet para leitura barato e responsivo, pode confiar no modelo U10 da Multilaser. Ele é o único tablet da linha Ultra que encontramos atualmente, trazendo recursos para quem precisa de um dispositivo barato, mas que seja de alto desempenho. Segundo a Multilaser, ele garante 8 vezes mais velocidade para realizar as multitarefas, já que é desenvolvido com processador Octa-Core e tem armazenamento de 64GB.

Além disso, com o U10 é possível ler mídias de diferentes formatos, jogar, ver vídeos, navegar pela internet e muito mais, tudo ao mesmo tempo, e sem travamentos, pois ele vem acompanhado do sistema operacional Android 12. É um dos sistemas mais recentes, ajudando você a ter tudo atualizado. Para ajudar na conexão, ele vem com entrada para chip de rede 4G, Wi-Fi e até mesmo entrada P2 para fones de ouvido.

O que traz um destaque para o U10 é o seu conjunto de câmeras. Aqui a câmera traseira chega em 8 Mp, enquanto na frontal temos 5 Mp, sendo a maior quantidade encontrada em tablets Multilaser. Quer tirar foto de anotações no quadro ou do caderno para ler depois? É uma das melhores opções, e por um valor mais acessível. A bateria dura uma média de 7 horas de uso, permitindo você ficar conectado por mais tempo.

Tela10.1″ IPS LCD
ProcessadorMediaTek Helio P22
Memória RAM3GB
Armazenamento64GB
Sistema Op.Android 12
Câmera8 Mp; 5 Mp frontal
BateriaAté 7 horas
Conexões4G; Wi-Fi; USB-C; P2

10

Tablet Philco PTB8RRG

Um dos tablets para leitura com o valor mais atrativo do mercado
Prós
  • Funciona com rede móvel 4G
  • Tamanho compacto
  • Tem entrada para fone de ouvido
  • Um dos modelos mais baratos
Contras
  • Mais difícil de achar acessórios
  • Carregamento mais lento
  • É um modelo mais básico

O tablet PTB8RRG da Philco é a escolha certa para quem busca economia. O valor dele sempre é menor do que outras opções, sendo uma dos tablets recomendados para quem busca um dispositivo com preço similar a celulares de entrada. Você vai ter um tablet para leitura mas por um valor menor, sendo ele um dos melhores modelos para crianças e pessoas de mais idade.

Para quem passa a maior parte do tempo fora de casa, o PTB8RRG pode ser um modelo atrativo. Isso acontece porque, mesmo sendo um tablet muito mais barato, ele já vem com entrada para chip de rede móvel, funcionando assim em 4G. Você não fica dependendo apenas de Wi-Fi, conseguindo assim ler no ônibus a caminho do trabalho, por exemplo.

Além disso, para ajudar no conforto de usar o tablet fora de casa, o PTB8RRG vem com entrada para fone de ouvido. Assim, você pode escolher o fone com fio que mais agradar e conectar direto no aparelho, ajudando a ouvir audiobooks. A tela também é da melhor qualidade, com display de IPS LCD, mantendo você com as cores adequadas sempre. Para ler quadrinhos e mangás, é a melhor opção.

Tela8″ IPS LCD
ProcessadorNão informado
Memória RAM2GB
Armazenamento32GB
Sistema Op.Android 11 Go Edition
Câmera5 Mp; 2 Mp frontal
BateriaNão informado
Conexões4G; Wi-Fi; Micro USB; P2

Como escolher o melhor tablet para leitura?

Para escolher o melhor tablet para leitura, precisamos nos atentar a algumas informações como tipo de tela, armazenamento, processador, conexão, entre vários outros pontos. Dependendo do conjunto de características, o tablet acaba sendo recomendado ou não para leitura. Confira logo abaixo mais informações e dicas sobre a temática.

Confira qual é o tamanho e resolução de tela do tablet

Mulher lendo no tablet

Uma grande característica que difere bastante os tablets entre si, inclusive no preço, é a tela. Se você busca um tamanho compacto, para usar com uma mão, veja os modelos de tablet com 8 polegadas. Eles são fáceis de usar no ônibus, sendo o melhor modelo para leitura. Agora, tomar notas enquanto lê, procure por tablets com 10 polegadas ou mais. São os tamanhos mais adequados, já que mostram informações com mais detalhes em tela.

Já a resolução refere-se à quantidade de pixels que compõem a imagem exibida na tela. Quanto maior a resolução, mais nítida e detalhada será a imagem. Encontramos uma variação entre HD (1280 x 720) ao 2K (2560 x 1440), não sendo raro achar modelos com resolução WQHD+, superior ao 2K. Modelos HD são considerados Os Melhores Custo-Benefício, já que são bem mais baratos que outras opções.

Além disso, telas mais modernas, com tecnologias de ponta, acabam trazendo mais benefícios como economia de energia e qualidade gráfica superior. Veja abaixo os principais tipos de displays encontrados em tablets para leitura.

  • TFT LCD: oferecem uma boa qualidade de imagem, equilíbrio de cores e ângulos de visão decentes, tudo isso a um custo relativamente mais baixo quando comparado a outras tecnologias de tela.
  • IPS LCD: são conhecidas por oferecer uma qualidade de imagem superior e ângulos de visão mais amplos. Porém, o tempo de resposta é mais lento do que telas de TFT LCD.
  • Retina IPS LCD: são telas de alta resolução e alta densidade de pixels. Correspondem a primeira geração dos iPads, aparecendo principalmente em modelos mais baratos. Trazem uma qualidade de imagem ótima para qualquer tipo de uso.
  • Liquid Retina IPS LCD: encontrado apenas em dispositivos Apple, corresponde a uma tela de IPS de alta qualidade, com recursos como True Tone e ProMotion. Para quem busca o melhor conjunto de tela, é a opção certa.

Se atente com o peso e espessura do tablet

Homem lendo no tablet

Pensando no fator mobilidade, é importante se antenar com o peso e espessura do tablet. Para quem passa muito tempo fora de casa e tem a preferência de ler em lugares como ônibus ou metrô, o recomendado é que o tablet seja leve e portátil, permitindo você ler em pé com facilidade. Assim, modelos leves são os mais indicados, tendo um peso médio de 300g.

A espessura também ajuda na mobilidade, pois quanto mais fino for o aparelho, mas fácil é segurá-lo com uma mão. Dessa forma, mesmo que você decida colocar um capa protetora, ainda fica fácil de segurar o aparelho. Por ser um fator visual, não é sempre que essa informação é descrita nos anúncios dos produtos.

Tenha um tablet com bateria de longa duração

Tablet e seu carregador

Como tablets são aparelhos móveis, é de grande importância que nos atentemos com a duração das baterias. Uma bateria com autonomia de 6 horas é recomendada para uso básico, com poucas leituras. Para trabalho e estudos, o ideal é que o tablet tenha pelo menos 10 horas de duração, suportando bem a necessidade para esse tipo de tarefa. Já para quem busca um tablet potente, para leituras longas, o recomendado é 14 horas ou mais de bateria.

Embora a bateria seja uma quantidade que varia conforme o número de aplicativos abertos, a maioria dos tablets traz um desempenho satisfatório, ideal para quem precisa de um aparelho potente, tendo autonomia muito maior do que celulares e notebooks. Você consegue fazer o que precisa sem medo da bateria acabar no meio.

Busque por tablets com recursos para leitura

Crianças lendo no tablet

Ao escolher um tablet para leitura, o recomendado é ver quais tipos de tecnologias voltadas para essa atividade ele possui. Muitos modelos vêm com regulagens de reflexo e brilho, permitindo você adequar ao ambiente. Isso ajuda a ler em lugares muitos claros ou muito escuros, por exemplo. Além disso, temos também modelos com proteções para os olhos, que reduzem a emissão de luz azul, que é prejudicial à saúde.

E, como estamos falando de tablets para leitura, é essencial que o aparelho seja compatível com os formatos de arquivos. Temos PDF, TXT, MOBI, EPUB, e vários outros formatos. A grande vantagem é que com os tablets você consegue achar aplicativos que são compatíveis com esses formatos, precisando apenas baixá-los para fazer a leitura.

Tenha um armazenamento interno de tamanho adequado

Mulher lendo no tablet

A memória interna, também chamado de armazenamento interno, é a responsável pelo armazenamento de arquivos no tablet. Documentos, fotos, músicas, aplicativos; tudo é armazenado dependendo do tamanho dessa memória, então é de suma importância se atentar com o tamanho dela.

Para quem não precisa baixar muitos arquivos, usando o tablet mais para leituras casuais e online, 32GB a 64GB de memória é o suficiente. Você conseguirá baixar os principais aplicativos sem maiores problemas. 128GB é o mais adequado para quem busca um tablet mais responsivo, servindo também como um Tablet Para Estudar, já que traz mais possibilidades de download ao usuário.

Agora, se o seu foco mídias pesadas ou jogos modernos, precisando assim de um gama maior de programas e arquivos, 256GB a 512GB é o ideal, recomendado para lidar com rotinas pesados. São os modelos mais modernos e mais caros, mas que permitem um armazenamento maior programas e arquivos.

Procure por tablets com processador moderno

Pessoa escrevendo no tablet

O processador do tablet desempenha um papel fundamental no funcionamento e desempenho geral do dispositivo. Ele é responsável por executar as tarefas e operações do sistema operacional, bem como dos aplicativos instalados. Encontramos variações entre processadores Quad-Core, sem chip dedicado, e Octa-Core, os melhores e com chips gráficos.

Por via de regra, quanto maior for o número de núcleos do processador, maior será sua performance. Os tablets Octa-Core possuem uma taxa de Ghz acima da média, sendo ótimo para quem busca alto desempenho. Veja abaixo quais são os principais tipos de processadores encontrados em tablets para leitura.

  • Snapdragon: são conhecidos por sua alta performance e eficiência energética. Tem com foco em fornecer um desempenho rápido, suporte a conectividade avançada, qualidade gráfica aprimorada e recursos de inteligência artificial. É recomendado para qualquer uso, principalmente as que precisam de alto poder de processamento, como criação em 3D.
  • MediaTek Helio: são conhecidos por oferecer um bom equilíbrio entre desempenho e custo. Embora não atinjam o mesmo nível de desempenho dos processadores Snapdragon, eles são capazes de executar a maioria das tarefas diárias e fornecer uma experiência satisfatória para a maioria dos usuários.
  • Apple A Bionic: são projetados para oferecer uma experiência de usuário fluida, executar aplicativos de forma eficiente e oferecer recursos avançados, como gráficos de alta qualidade e aprendizado de máquina. Atualmente está na linha A16 como mais recente.
  • Apple M: sendo uma versão superior da Série A, a linha M é encontrado nos tablets mais recentes e notebooks da Apple. Ele traz tudo o que a linha A oferece, mas com um desempenho muito superior. É a melhor opção para quem trabalha com edição de vídeo e atividades similares. A linha M2 é a mais poderosa e atual da Apple. Assim como a linha A, encontramos eles apenas em iPads da Apple.
  • Samsung Exynos: encontrado apenas em Tablets da Samsung, é um processador único da empresa. São conhecidos por oferecerem um desempenho sólido, eficiência energética e recursos avançados, servindo para navegação na internet ou jogos.
  • Unisoc: é a opção mais barata que temos, trazendo um desempenho básico e recursos limitados em comparação com os processadores. É uma opção acessível para usuários que não necessitam de recursos avançados e desejam um dispositivo mais econômico.

Além do tipo, vale se atentar com a geração do processador. Quanto mais recente for, maior será a potência do aparelho. Se você está atrás do melhor e mais moderno aparelho, veja aqui quais são Os Melhores Tablets de 2024.

Esteja atento com os recursos do tablet

Criança ouvindo música no tablet

Uma grande característica dos tablets é a compatibilidade com as canetas específicas para usar no dispositivo. Cada modelo usa um certo tipo específico, muitas vezes não sendo compatível entre diferentes marcas, como a S Pen na Samsung, e Apple Pencil nos tablets Apple, por exemplo.

Para quem prioriza a produtividade, para poder escrever na tela e tomar notas das leituras com mais facilidade, busque por modelos compatíveis com a caneta. Além da caneta, é interessante se atentar se o tablet possui entrada para chip, podendo funcionar em 4G ou 5G. Para quem vai usar o tablet fora de casa, principalmente em lugares sem Wi-Fi, é a melhor opção.

Além disso, modelos contam também com entrada P2 para Fones de Ouvido com fio, ideal para quem quer economizar. Não apenas mais baratos, os tablets com entrada P2 são ótimos para quem quer usar o aparelho para ler e ouvir audiobooks, ajudando na concentração. Você consegue continuar a leitura mesmo em um ônibus lotado, por exemplo, ouvindo a história com fone de ouvido.

Outras informações sobre tablets

Agora que você conferiu a nossa lista com os melhores modelos de tablet para leitura, que tal aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre os tablets? Veja abaixo outras informações importantes que podem te auxiliar na hora da escolha.

O que eu consigo ler em um tablet?

Mulher lendo no tablet

Os tablets são dispositivos versáteis que podem ser usados para leitura de livros, revistas, jornais, documentos, quadrinhos, blogs e muito mais. Você pode usar aplicativos de leitura de e-books, por exemplo, como o Kindle, iBooks ou Google Play Livros, para comprar, baixar e ler livros eletrônicos em seu tablet. Além disso, muitas editoras oferecem versões digitais de revistas e jornais que podem ser lidas em tablets.

Tablets também são úteis para leitura de documentos em PDF, Word, Excel, PowerPoint e outros formatos, ideal para quem estuda com o aparelho. Podemos encontrar outros aplicativos dedicados à leitura de quadrinhos e mangás, que oferecem uma experiência de leitura otimizada para esse tipo de conteúdo. Em suma, você consegue ler qualquer coisa e em qualquer formato, já que existem aplicativos para isso.

Quais os melhores aplicativos para leitura?

Mulher lendo no tablet

A escolha dos melhores aplicativos para leitura em tablet pode depender de suas preferências pessoais, do tipo de conteúdo que você deseja ler e do sistema operacional do seu tablet. Existem várias opções, recomendadas para todo tipo de arquivo. Veja abaixo alguns exemplos.

  • Kindle: disponível para iOS e Android, o aplicativo Kindle da Amazon é uma escolha popular para leitura de livros eletrônicos. Ele oferece acesso a uma vasta biblioteca de e-books, incluindo muitos títulos gratuitos e recursos como sincronização de leitura entre dispositivos.
  • iBooks: exclusivo para iPads, oferece uma experiência de leitura integrada para e-books comprados na Apple Bookstore.
  • Google Play Livros: permite comprar e ler uma variedade de e-books e oferece recursos de sincronização na nuvem.
  • Adobe Acrobat Reader: permite que você marque, realce e faça anotações em PDFs, sendo o mais utilizado para esse formato de arquivo.
  • ComiXology: oferece uma vasta seleção de títulos em quadrinhos e mangás em formato digital, sendo um dos mais utilizados ao redor do mundo.

Qual a diferença entre um tablet para leitura e um Kindle?

Pessoa segurando um Kindle

A principal diferença entre um tablet para leitura e um Kindle é o foco e o propósito de cada dispositivo. Os tablets são dispositivos multifuncionais que podem executar uma ampla gama de aplicativos e tarefas, incluindo leitura de e-books, PDF e outros formatos, mas não se limitando a isso. Você tem o equilíbrio entre computador e celular com o tablet, podendo se conectar à internet com facilidade, além de tirar fotos.

Já o Kindle, por outro lado, são projetados especificamente para leitura de livros eletrônicos (e-books). Eles têm telas de tinta eletrônica (E-Ink) que mimetizam o papel, tornando a leitura mais confortável e semelhante à de um livro físico. Isso reduz o cansaço ocular, mesmo durante longas sessões de leitura. Assim, se você procura um dispositivo apenas para leitura, não deixe de conferir quais são Os Melhores E-Reader de 2024.

Veja também outros artigos de tablets

Agora que você conferiu as nossas principais dicas e modelos de tablets para leitura, que tal dar uma olhada em outros artigos similares? Confira logo abaixo!

Leia vários conteúdos com o melhor tablet para leitura!

Criança lendo no tablet

Os tablets para leitura são os modelos certos para quem quer algo bom para por seus livros em dia. Não apenas compatível com o formato e-book, com os tablets você tem acesso a uma gama enorme de aplicativos, permitindo você ler PDFs, TXT, MOBI e diversos outros tipos de materiais com facilidade. Basta instalar o aplicativo compatível e sair lendo, sem maiores dificuldades.

Além disso, graças aos recursos adicionais, como compatibilidade com canetas para escrever na tela e entrada para chip de rede móvel, você consegue transformar o tablet em um notebook com facilidade, sendo também muito mais leve. É fácil de transportar o aparelho para ler em qualquer lugar, sendo essa a principal característica dos tablets.

Porém, se atente com os outros componentes do tablet, como processador, tela, conexões e outros. São eles os responsáveis por te entregar a melhor das performances, fazendo com que o aparelho dure vários anos. Invista em algo que te traga todos os recursos adequados, para usufruir da melhor forma possível sem se arrepender. Não deixe de aproveitar e tenha logo o melhor tablet em mãos!

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo