Tudo o que você precisa para começar uma empresa de criação de sites

Quem nunca pensou em largar tudo e começar seu próprio negócio? Ainda mais se a sua profissão é a de programador, uma das mais requisitadas e bem pagas profissões da atualidade.

Muitas vezes as empresas não querem ou não podem pagar um salário adequado a esses profissionais. Não à toa, muitos dessa área trabalham como freelancer ou acabam abrindo suas próprias empresas de tecnologia ou agências focadas na criação de sites.

Se você é desenvolvedor front end ou conta com um sócio ou sócia que programa, pode se interessar em saber que segundo dados do governo brasileiro, 3.838.063 de empresas foram abertas no Brasil apenas em 2022. 

É de se esperar que em algum momento boa parte dessas empresas comecem a investir em divulgação online. Seja criando um site, uma landing page para campanhas ou vendendo através de uma loja virtual, a demanda de novas empresas por profissionais web não para de crescer. 

O trabalho de uma agência de criação de sites vai muito além de criar o site propriamente dito. O leque de serviços que podem ser oferecidos é enorme.

Com sua agência você pode:

  • Criar sites institucionais;
  • Criar landing pages customizadas para campanhas de marketing;
  • Projetar e desenvolver lojas virtuais;
  • Criar Logos e Identidade Visual;
  • Oferecer manutenção mensal ou pontual para quem já possui um site ou loja virtual;
  • Realizar melhorias pontuais de layout, de estrutura ou funcionalidades;
  • Dar consultoria SEO com dicas de melhorias e performance web;
  • Reformular a estratégia online de uma empresa;
  • Criar temas personalizados para site ou lojas virtuais em WordPress ou outras plataformas como a Nuvem Shop, por exemplo;
  • Criar plugins personalizados para diferentes plataformas que possuem código aberto como o WordPress;
  • Cuidar do gerenciamento das lojas virtuais construídas pela sua agência.

Os exemplos acima são alguns dos serviços oferecidos pelas agências que possuem programadores internos.

Existem também empreendedores que não programam, mas se aventuram a terceirizar a mão de obra técnica para obter lucro em cima de cada serviço vendido.

Depois dessa pequena introdução e números a respeito desse mercado, vamos aos detalhes de como você precisa se equipar para poder abrir sua própria agência.

Comece do começo

Sempre digo que o maior portfólio de uma agência de sites é seu próprio site. Casa de ferreiro o espeto é de pau? Para empresas de tecnologia isso não pode ser verdade. 

É comum que pequenas empresas foquem nos clientes e negligencie suas próprias necessidades, mas é no seu site que você poderá mostrar, de forma visual, seu potencial. 

Comece desenvolvendo um site que representa as capacidades técnicas da sua equipe, caprichando no layout e sempre tomando cuidado com a usabilidade ( facilidade do usuário de poder realizar uma ação em determinado site ).

Se o foco principal da sua agência é oferecer construção de sites com suporte mensal embutido, então mostre ao seu cliente a capacidade da sua equipe de oferecer um bom atendimento já no momento em que ele chega para pedir um orçamento.

Se a ideia é vender lojas virtuais, então tenha sempre certeza de que todos os botões do seu site funcionam direitinho, se o formulário está realmente enviando e-mails e se o layout não possui algum defeito no mobile. O cliente que deseja investir dinheiro em uma loja virtual precisa sentir que sua equipe tem capacidade para lidar com transações financeiras online de maneira segura.

Monte seu posto de trabalho

Não é porque muitas empresas começam dentro de casa que não é preciso investir em equipamento adequado. 

Quando somos colaboradores de uma empresa é responsabilidade dela fornecer um local de trabalho ergonômico e confortável. A princípio pode parecer um gasto desnecessário investir em equipamentos ergonômicos, mas existem estudos que indicam que um bom ambiente de trabalho é fundamental para gerar produtividade, afinal, um problema com tendinite, por exemplo, pode te manter afastado do trabalho, coisa que um empreendedor iniciante não se pode dar ao luxo.

Pensando a longo prazo, a ergonomia é ainda mais fundamental para evitar processos, afastamentos médicos e aposentadorias. 

Cadeiras

As cadeiras precisam ter altura regulável e apoia braços, além de serem confortáveis para ficar sentado por mais de 8 horas. 

Mesa

O computador precisa ficar na altura dos olhos, enquanto o teclado deve permanecer em um ângulo de 90°. Por isso, mesas com porta teclado e mouse são imprescindíveis.

Tela

Se a tela ficar muito distante do usuário ele naturalmente precisará se curvar para enxergar. Isso poderá acarretar problemas de visão e também de coluna. Telas acima de 27 polegadas são ideais para trabalhos que exigem muito tempo no computador e um nível de detalhe alto, como no caso de programadores. 

Programas essenciais para construir sites

As IDEs foram construídas para aumentar a produtividade de quem trabalha com programação. Existem diversas opções pagas e gratuitas que oferecem um mundo de possibilidades. Abaixo listo cada uma e sua funcionalidade:

1.Visual Studio Code

O editor de vídeos construído pela Microsoft é extremamente potente e é totalmente gratuito. Com ele você pode instalar plugins e deixar seu código mais robusto com instalações de plugins e extensões que podem te ajudar a encontrar erros de código, autocomplete, integração direta com GitHub e Bitbucket, debugger para rodar o código direto no navegador, color picker e outros.  

Deixo abaixo a lista de algumas das linguagens que você pode trabalhar com o editor:

  • JavaScript
  • Python
  • Java
  • Markdown
  • TypeScript
  • PHP
  • HTML/CSS
  • JSON

Para começar a trabalhar com o VSCode basta acessar o site oficial, escolher o sistema operacional do seu computador e realizar a instalação.

2.XAMPP

Quem trabalha com front end precisa de um servidor com Apache ou NGinx instalado para poder testar o código, e se o seu projeto incluir banco de dados, também vai precisar instalar um MySQL ou Postgresql.

Nada mais prático do que ter um servidor instalado localmente. Algo rápido e leve que não dependa de internet e com o ambiente totalmente customizável e controlável para construir seu site de maneira segura e eficiente.

O XAMPP, sigla para Apache, MySQL, PHP e Perl, nada mais é do que um pacote que instala um pequeno servidor na sua máquina. Com ele você pode escolher as versões que precisa de cada software e simular um servidor sem que seja preciso utilizar a internet para isso.

O X de XAMPP simboliza que ele é instalável em qualquer sistema operacional, portanto você não precisa se preocupar com isso. Além de ser leve e fácil de instalar, é possível escolher programas extras na hora da instalação, um exemplo é a FileZilla, gerenciador de arquivos FTP.

Notebooks que dão conta do recado

É verdade que para trabalhar com tecnologia será preciso investir em um bom computador.

Não precisa exagerar, já que uma potência grande é sugerida para profissionais que trabalham com edição de vídeos ou criação de imagem, porém é preciso se atentar a alguns detalhes, pois o que a priori pode parecer desnecessário pode acabar saindo mais caro no futuro.

Sim, você pode começar com um computador Intel I3, mas já te adianto que para projetos mais pesados com banco de dados pode ser que você sinta uma queda de performance.

Nossa sugestão é caprichar na memória e principalmente investir em um bom processador.

Para um programador nossa sugestão de set é a seguinte:

  • Windows 10 professional
  • Intel I7
  • Pelo menos 8GB de memória

Conforme falamos acima, é interessante também investir em uma tela de tamanho razoável à parte. É importante não trabalhar apenas com a tela do notebook por muito tempo, já que ela é muito pequena e pode causar desgaste na sua visão a longo prazo.

O Dell G15, apenas de ser um notebook gamer, é uma excelente opção para quem busca performance e não quer gastar tanto investindo em um MacBook, por exemplo.

Invista em banco de imagens

Nem só de programação é feito um site. 

Para causar boa impressão nossa sugestão é investir mensalmente em um bom banco de imagens, assim a chance de poder oferecer um layout diferenciado aos seus clientes é maior.

Existem bancos que custam menos de R$50 por mês e oferecem uma variedade de imagens e ícones que não são encontrados facilmente na internet.

Claro que é possível criar lindos sites com imagens de banco gratuitos, mas a chance de seu cliente já ter visto aquelas imagens em algum lugar é bem alta.

O Freepik é um excelente banco de imagens gratuito com um ótimo valor premium. Além das imagens e vetores, é possível também encontrar vídeos interessantes.

Busque a renovação constante

Apesar das dicas acima, o maior motor para sua agência decolar será a busca por conhecimento. É através dela que será possível trazer novas técnicas e se diferenciar da concorrência.

Existem sim muitas agências, mas a excelência é aquela a mais para fazer qualquer negócio prosperar.

Tiemi Barros
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo