Os 10 Melhores Videogames Antigos de 2024: PlayStation, Super Nintendo e mais!

Os videogames antigos são os consoles produzidos nas décadas passadas, antes dos anos 2000. Eles são caracterizados por gráficos simples, sons básicos e mecânicas de jogo muitas vezes mais simples do que as dos jogos modernos. Assim, é o tipo de videogame que traz nostalgia a muitas pessoas, já que grande parte da população cresceu jogando games nesses vários consoles diferentes.

E, a grande vantagem dos videogames antigos é a sua variedade de jogos. Como são muitas empresas diferentes, como Sony, Nintendo, Sega, e várias outras, ter um console compatível com esses jogos é muito mais legal. Também é a escolha certa para quem tem filhos pequenos em casa, já que muitos jogos foram criados especificamente para o público mais jovem, fazendo com que todos possam jogar juntos.

Porém, sabemos que escolher o melhor videogame antigo não é uma tarefa muito fácil. Eles variam entre quantidade de jogos, os tipos de conexões, se são consoles portáteis ou fixos de mesa, e várias outras características. Para ajudar na compreensão sobre o tema, separamos uma lista com as melhores opções e várias dicas de como encontrar o videogame antigo certa para seu uso. Confira abaixo!

Os 10 melhores videogames antigos de 2024

Tipo
Controles
Jogos
Conectores
Bateria
Dimensões
Peso
1
Videogame PlayStation Classic 2018


Veja na Amazon
Fixo
2 controles
20 jogos instalados na memória
HDMI, USB-B
Não possui
14,9 x 33 x 10.5 cm
140 g
2
Videogame Tectoy Sega Master System


Veja na Amazon
Fixo
2 controles
132 jogos instalados na memória
Não informado
Não possui
26,1 x 17,2 x 4,5 cm
940 g
3
Videogame Super 3D Games Mini Super Nintendo

Veja na Amazon
Fixo
2 controles
93.000 jogos instalados na memória
HDMI, Fonte
Não possui
20 x 17 x 9 cm
800 g
4
Videogame New Nintendo 3DS XL



Veja na Amazon
Portátil
Não possui
Vende separadamente
Áudio, Carregador
2.000 mAh recarregável 
4,7 x 21,89 x 13,31 cm
453,59 g
5
Videogame Tectoy Atari Flashback X


Veja na Amazon
Fixo
2 controles
110 jogos instalados na memória
HDMI
Não possui
9,3 x 14 x 4,5 cm
630 g
6
Videogame Super 3D Games PS1


Veja na Amazon
Fixo
2 controles
93.000 jogos instalados na memória
HDMI, Fonte
Não possui
33,1 x 27 x 10,1 cm
850 g
7
Videogame Kiston Tomate MAY-032


Veja na Amazon
Portátil
Não possui
10.000 jogos instalados na memória
Áudio, Carregador
1.500 mAh recarregável 
20 x 19 x 6 cm
256 g
8
Videogame Ultra Games Retro Plus 40.000


Veja na Amazon
Fixo
4 controles
40.000 jogos instalados na memória
HDMI, Fonte
Não possui
23,2 x 17,6 x 15,3 cm
1000 g
9
Videogame Nanu Shop Sup A-28


Veja na Amazon
Portátil
Não possui
400 jogos instalados na memória
USB, AV RCA
1.020 mAh recarregável 
Não informado
Não informado
10
Videogame Bella Net Wireless Gamepad


Veja na Amazon
Fixo
2 controles wireless
10.000 jogos instalados na memória
HDMI, USB
Não possui
‎30 x 10 x 5 cm
200 g

1

Videogame PlayStation Classic 2018

O melhor videogame antigo, feito para fãs do PS1
Prós
  • É um produto original, feito pela Sony
  • Tamanho mais compacto
  • Conexões modernas
  • Já vem com dois controles na caixa
  • Acabamento premium
Contras
  • Não permite instalar mais jogos

O PlayStation Classic é o melhor videogame antigo que temos em circulação atualmente. Isso acontece porque é um console criado pela própria Sony, a empresa original do videogame, trazendo a versão antiga, mas melhorada para o uso atual. Diferente do PlayStation 1 original, o PlayStation Classic mantém a mesma estética, trazendo também a conexão HDMI para garantir a compatibilidade com qualquer Smart TV ou monitor moderno.

Além disso, o PlayStation Classic tem um tamanho mais compacto em comparação ao PS1 original. Assim, você não precisa ficar se preocupando com espaço em casa. Ele é perfeito para os fãs mais nostálgicos do PlayStation que gostavam de jogar com o PlayStation original, bem como para os novos jogadores do PlayStation que querem experimentar os clássicos jogos de PlayStation dos anos 90.

E, para garantir que você tenha mais opções de jogos, o PlayStation Classic vem com 20 jogos instalados na memória, incluindo os grandes títulos como Final Fantasy VII, Grand Theft Auto, e Metal Gear Solid, por exemplo. Basta ligar o videogame e escolher o jogo, sem precisar comprar nada separadamente. Para quem gosta de liberdade e facilidade de conexão, é a escolha certa de videogame antigo.

TipoFixo
Controles2 controles
Jogos20 jogos instalados na memória
ConectoresHDMI, USB-B
BateriaNão possui
Dimensões14,9 x 33 x 10.5 cm
Peso140 g

2

Videogame Tectoy Sega Master System

Equilíbrio entre valor e desempenho: console com jogos clássicos da Sega
Prós
  • Design único
  • Vários jogos instalados na memória
  • Vem com dois controles, com o visual original
  • Recomendado para todas as idades
Contras
  • Mais pesado que outras opções

Se você prioriza estilo, o videogame antigo Sega Master System da Tectoy será uma ótima opção. Ele mantém o formato do clássico console da Sega, tendo ainda um estilo único com uma ilustração do Sonic em seu corpo. É um design que chama e muito a atenção, sendo a escolha certa como presente para crianças pequenas, e colecionadores de console. O tamanho dele faz a opção ideal para espaços pequenos.

Além disso, você terá uma gama grande de jogos. Ao todo são 132 jogos instalados na memória interna, incluindo os clássicos Alex Kidd, Sonic The Hedgehog, Shinobi, Super Space Invaders e mais. Assim, você não irá enjoar dos jogos logo de início, tendo uma gama bem grande de possibilidades. É escolher o jogo e se divertir por horas e horas seguidas.

Para ajudar no fator multiplayer, o Sega Master System vem com dois controles. Os controles também são modelos que mantém o mesmo estilo dos controles originais da Sega, sendo a escolha certa para os jogos do Master System. Como os games são feitos pensando no uso com o console, ter o controle ideal faz com que os comandos fiquem mais naturais e ergonômicos, ajudando a não sentir dores na mão durante a gameplay.

TipoFixo
Controles2 controles
Jogos132 jogos instalados na memória
ConectoresNão informado
BateriaNão possui
Dimensões26,1 x 17,2 x 4,5 cm
Peso940 g

3

Videogame Super 3D Games Mini Super Nintendo

O melhor videogame antigo, feito para quem busca economia
Prós
  • Vem com vários jogos instalados
  • É de fácil uso
  • Ideal para todas as idades
  • Valor atrativo
Contras
  • Acabamento é mais frágil
  • Sem informações detalhadas sobre quais jogos estão inclusos

Para quem busca economia, o videogame antigo Mini Super Nintendo da Super 3D Games será uma ótima opção. Das opções similares disponíveis online, é uma das mais baratas, trazendo um console com vários jogos sem precisar se preocupar com valor. A grande vantagem é a sua conexão HDMI, permitindo jogar em qualquer TV moderna ou monitores externos, não precisando lidar com adaptadores e cabos adicionais.

Além disso, é um dos consoles com a maior quantidade de jogos. Ao todo são 93.000 jogos instalados e de diferentes consoles, como o Super Nintendo, Atari e até mesmo PlayStation 1. Isso garante que você mais liberdade na hora de jogar, não precisando ficar preso a um tipo de game, podendo transitar entre diferentes empresas como a Sega, Nintendo e Sony com mais facilidade.

E, pensando em estilo, todo o acabamento é feito em uma impressora 3D, fazendo que o videogame antigo da Super 3D Games tenha um design que se assemelhe ao console clássico da Nintendo. É bonito até mesmo de deixar em uma estante, já que o estilo agrega muito ao ambiente. Como já vem com dois controles, você não precisa se preocupar em comprar nada separadamente.

TipoFixo
Controles2 controles
Jogos93.000 jogos instalados na memória
ConectoresHDMI, Fonte
BateriaNão possui
Dimensões20 x 17 x 9 cm
Peso800 g

4

Videogame New Nintendo 3DS XL

Videogame antigo para quem busca liberdade
Prós
  • É um modelo portátil, funcionando em todo lugar
  • Conta com a tecnologia 3D em sua tela
  • Tem NFC para leitura de Amiibos
Contras
  • Não informado se acompanha algum jogo

O New Nintendo 3DS XL é um dos melhores videogames antigos para quem prioriza mobilidade. Ele é um console do tipo portátil, feito para você jogar os games antigos de qualquer lugar, e a qualquer momento. Seu tamanho é ideal para transporte, entrando com facilidade em qualquer bolsa ou mochila, até mesmo em certos bolsos de calças. E, por ser do tipo portátil, seu peso é um dos menores, ajudando na ergonomia geral.

Além disso, o New 3DS XL é um console único mesmo entre os modelos portáteis. Isso acontece porque ele vem com duas telas, uma superior e uma inferior, com a tecnologia 3D para maior imersão ao jogar. A Nintendo é a única empresa que consegue trazer tal tecnologia em seus consoles de mão, sendo uma experiência única. Você terá acesso a todo o grande acervo de clássicos da empresa, como Mario, Kirby, Zelda e mais.

E, para quem gosta de usar todos os periféricos da Nintendo, o New 3DS XL vem com um leitor NFC, capaz de interagir com as figuras Amiibo da empresa. Assim, você consegue trazer mais itens para o seu jogo, tendo um item decorativo em casa que também pode ser usado nos jogos. Só encontramos esse tipo de tecnologia nos aparelhos da Nintendo, se destacando no mercado com a sua alta tecnologia.

TipoPortátil
ControlesNão possui
JogosVende separadamente
ConectoresÁudio, Carregador
Bateria2.000 mAh recarregável 
Dimensões4,7 x 21,89 x 13,31 cm
Peso453,59 g

5

Videogame Tectoy Atari Flashback X

Videogame antigo para quem gosta de colecionar
Prós
  • Ideal para todas as idades
  • Tamanho compacto
  • Vem com dois controles no mesmo estilo do Atari
Contras
  • Sem informações sobre quais jogos vêm instalados

Se você prioriza estilo, pensando principalmente na coleção de videogames antigos, o modelo Atari Flashback X da Tectoy é a escolha certa. É o console que tem o mesmo visual do Atari original, mas em um tamanho bem menor, sendo a escolha ideal para agregar mais possibilidades de jogos a sua coleção. Pelo Atari ser um modelo muito mais antigo, é difícil achar empresas que repliquem o seu estilo e que vendam ele no Brasil, dando um toque de raridade.

Aqui a vantagem é que, mesmo sendo uma réplica do Atari, a conexão é moderna. Você pode usar o conector HDMI para conectá-lo em diferentes modelos de Smart TVs, assim como monitores externos. Isso garante que você consiga jogá-lo em qualquer ambiente com facilidade, não precisando se preocupar com adaptadores de vídeo. Seu peso também é mais leve, não passando das 630 gramas.

Além disso, diferente do Atari original, aqui você terá 110 jogos já instalados na memória interna. Como o Atari é um console muito antigo, encontrar os cartuchos originais é quase impossível. Para trazer mais possibilidades, a Tectoy já envia tudo instalado no console, não precisando se preocupar com nada. É comprar e já sair jogando. Por vir com dois controles, é fácil de jogar com a família e amigos.

TipoFixo
Controles2 controles
Jogos110 jogos instalados na memória
ConectoresHDMI
BateriaNão possui
Dimensões9,3 x 14 x 4,5 cm
Peso630 g

6

Videogame Super 3D Games PS1

Videogame antigo para quem gosta de jogar games variados
Prós
  • Vem com vários jogos instalados na memória
  • É um console fácil de usar, tendo todo o suporte local caso necessário
  • Acompanha uma estrela impressa em 3D como brinde
Contras
  • O acabamento dos controles é mais simples

O PS1 da Super 3D Games é a escolha certa de console para quem busca mais possibilidades e estilo. Sua construção é feita usando como modelo o PlayStation 1 original, tendo aquele design que traz nostalgia a muitos jogadores. São os mesmos botões, sendo um console bonito até mesmo para deixar como objeto decorativo em casa. Se você é um colecionador de consoles, pode ser uma ótima opção para seu acervo pessoal.

E, além de beleza e estilo, é um videogame antigo que traz muitas possibilidades para gameplay. Ao todo são 93.000 jogos para jogar, incluindo mais de 700 games só de PlayStation 1. Por ser o sistema atualizado para este ano, você terá os principais jogos das principais plataformas, incluindo Sony, Nintendo, Sega e mais, mas sem precisar ficar baixando nada ou instalando mídias complexas.

Você também consegue jogar com a família ou amigos, afinal, o PS1 da Super 3D Games já vem com dois controles com fio. Eles também enviam uma estrela do Super Mario, impressa em 3D, para que você possa decorar sua casa com a temática gamer clássica. É um console de fácil uso, só conectar na tomada e na TV, e já sair usando.

TipoFixo
Controles2 controles
Jogos93.000 jogos instalados na memória
ConectoresHDMI, Fonte
BateriaNão possui
Dimensões33,1 x 27 x 10,1 cm
Peso850 g

7

Videogame Kiston Tomate MAY-032

Videogame antigo que permite instalar mais jogos
Prós
  • Tamanho compacto, podendo ser jogado fora de casa
  • Vários jogos salvos na memória interna
  • Permite adicionar mais games conforme a vontade do usuário
Contras
  • Acabamento mais simples
  • Não é possível remover os controles laterais

Para mais praticidade no dia a dia, o videogame antigo Tomate MAY-032 é a escolha certa. Ele é um dos consoles do tipo portátil, e que busca trazer um estilo que lembra muito o Nintendo Switch, inclusive trazendo cores similares. Assim, é um ótimo modelo para usar e dar de presente para amigos e familiares. Diferente do Nintendo Switch, aqui você terá todos os jogos já instalados na memória, não precisando comprar jogos separadamente.

O Tomate MAY-032 vem com um cartão de memória de 64GB e uma tela de 4,3 polegadas, permitindo ainda a adicionar outros jogos no cartão. Assim, se você enjoar dos 10.000 jogos instalados na memória interna, é fácil de adicionar mais mídias, podendo baixar online e colocar o game que você quiser. É uma ótima opção se você quiser levar seus jogos favoritos para qualquer lugar e jogá-los em qualquer momento.

Além disso, com o Tomate MAY-032 você terá muitas possibilidades para jogo. Afinal, ele conta com os seguintes simuladores: jogos Arcade, Atari 2600, Nintendo, Game Boy, Genisis, Sega, Snik, PlayStation 1, Capcom, Super Famicon, N64, GB, GBC, GBA, MAME, MD, NES, SFS, SMC, FC, NEGGEO. São tantos jogos, de tantas empresas diferentes, que você ficará entretido por muito tempo antes de enjoar.

TipoPortátil
ControlesNão possui
Jogos10.000 jogos instalados na memória
ConectoresÁudio, Carregador
Bateria1.500 mAh recarregável 
Dimensões20 x 19 x 6 cm
Peso256 g

8

Videogame Ultra Games Retro Plus 40.000

Videogame antigo para quem quer jogar com várias pessoas
Prós
  • Vem com 4 controles, seguindo o padrão de PlayStation e Super Nintendo
  • Acompanha um controle remoto e extensor de USB
  • Valor atrativo
Contras
  • Não é possível configurar os controles manualmente
  • Acabamento mais simples

O videogame antigo Ultra Games Retro Plus 40.000 é uma ótima opção para usuários de todas as idades. A grande vantagem dele ao comparar com outros modelos similares é as possibilidades de uso. Aqui você terá dois controles que seguem o padrão de botões e design do PlayStation, e mais dois controles com o padrão Super Nintendo, podendo então jogar os games com os respectivos controles. É um dos raros modelos que permite tal possibilidade.

Além disso, com o videogame da Ultra Games Retro Plus você terá acesso a 40.000 jogos já instalados na memória. Assim, não precisa se preocupar com nada, é comprar e já sair usando. Ao todo são 54 sistemas inclusos no aparelho, como PlayStation 1, Nintendo 64, Sega, Game Boy e vários outros. Para quem busca variedade no dia a dia, é a escolha certa. Crianças e adultos podem se divertir usando o console.

Outra grande vantagem é que, além dos quatro controles que vem junto com o aparelho, a Ultra Games Retro Plus envia junto um controle remoto e um extensor HDMI de 2 metros. Dessa forma, você consegue ligar, desligar e mudar os jogos com mais facilidade, não dependendo apenas do controle conectado no videogame, e também pode jogar mais afastado da tela, tendo uma liberdade muito maior.

TipoFixo
Controles4 controles
Jogos40.000 jogos instalados na memória
ConectoresHDMI, Fonte
BateriaNão possui
Dimensões23,2 x 17,6 x 15,3 cm
Peso1000 g

9

Videogame Nanu Shop Sup A-28

Videogame antigo portátil e que pode ser conectado na TV
Prós
  • É um modelo portátil, podendo ser jogado de qualquer lugar
  • Bateria tem uma autonomia média de 6 horas
  • Permite conectá-lo a TVs ou monitores com saída AV
  • Um dos videogames mais baratos em circulação
Contras
  • É um videogame mais limitado
  • Resolução mais baixa
  • A cor vem sortida

O Nanu Shop Sup A-28 é um videogame antigo feito para quem busca praticidade. Ele é um modelo do tipo portátil, feito para ser jogado fora de casa. A bateria é recarregável e de 1.200 mAh, garantido cerca de 6 horas de gameplay sem necessidade de carregamento. Assim, se você viaja bastante ou está procurando um videogame portátil para usar durante o transporte, ele será uma ótima opção.

Além disso, o A-28 já vem com 400 jogos instalados em sua memória. Você poderá jogar vários games diferentes sem enjoar, tendo todo o controle na palma da mão. Seu tamanho é tão reduzido que é possível guardá-lo em bolsos de calça, como se fosse um celular. Para quem tem crianças menores ou está pensando em dá-lo de presente, será uma ótima opção. São diversas cores que trazem um estilo único ao aparelho.

Outra grande vantagem do A-28 é a sua possibilidade de jogar direito na TV. É um dos poucos consoles do tipo portátil que vem com uma saída AV RCA para conexão, conseguindo ampliar a imagem ao usar uma TV com a mesma conexão. Para quem busca praticidade no dia a dia, com certeza será uma das melhores opções. Aqui tudo é mais fácil, podendo comptar e já sair jogando sem maiores dificuldades.

TipoPortátil
ControlesNão possui
Jogos400 jogos instalados na memória
ConectoresUSB, AV RCA
Bateria1.020 mAh recarregável 
DimensõesNão informado
PesoNão informado

10

Videogame Bella Net Wireless Gamepad

Videogame antigo com controles sem fio
Prós
  • Tamanho extremamente compacto
  • Acompanha dois controles sem fio
  • Permite instalar jogos extras
  • Suporte para resolução 4K
Contras
  • Acabamento dos controles é mais simples
  • Não informado a lista de jogos que acompanha
  • Alguns jogos pedem que configure o controle sempre ao jogar

O Bella Net Wireless Gamepad é um videogame antigo com uma proposta única. Diferente de todos os outros modelos, que vem em um console fixo, ele funciona sendo apenas um terminal HDMI. Só precisa conectá-lo à interface da TV, com o cabo de dados da fonte de alimentação USB no host, que o aparelho é ajustada automaticamente. Você não precisa fazer nada, é só ligar o HDMI e USB nele e começar a jogar.

Para ter mais liberdade durante a gameplay, com este console você terá dois controles sem fio, que seguem o design de botões e construção que se assemelha muito aos controles do PlayStation. Assim fica muito mais fácil de jogar, não precisando ficar preso por fios. Seja para jogar sozinho ou com amigos, é a escolha certa. Por ser um aparelho pequeno, é fácil de levá-lo para todos os lugares com facilidade.

Além disso, com o console da Bella Net você já terá acesso a 10.000 jogos, todos instalados na memória interna do aparelho. Não é necessário configurar nada manualmente. E, caso queira aumentar ainda mais as possibilidades de jogos, basta baixar e instalar os games direto no cartão de memória do console. Assim, se sentir falta de algo fica mais fácil de administrar o espaço. É um dos raros modelos que permite tal configuração.

TipoFixo
Controles2 controles wireless
Jogos10.000 jogos instalados na memória
ConectoresHDMI, USB
BateriaNão possui
Dimensões‎30 x 10 x 5 cm
Peso200 g

Como escolher o melhor videogame antigo?

Para escolher o melhor videogame antigo, precisamos nos atentar com as configurações tecnológicas que vêm com ele. Isso nos mostra se será um console mais limitado, com poucos jogos e recursos mais simples, ou um videogame premium, podendo jogar por vários anos sem enjoar. Veja abaixo as principais características que precisamos analisar antes de escolher um videogame antigo!

Confira quais são as conexões do videogame

Videogame antigo

Como estamos falando de um videogame antigo, uma das informações que precisamos nos atentar é a conexão do aparelho. Os consoles, antigamente, vinham com conectores AV para imagem e vídeo, mas, em TVs e monitores modernos, é mais difícil encontrar esse tipo de conexão. Além disso, a conexão AV é mais datada, deixando a resolução mais baixa em comparação a outras.

Assim, se você pretende usar o console em Smart TVs modernas, o ideal é que o videogame tenha uma conexão HDMI, perfeita para esse uso. Isso permite você a conectar o console em qualquer lugar com facilidade. E, se estiver procurando uma TV especialmente para jogar, não deixe de conferir aqui a nossa lista com As Melhores TVs para Games, feito para quem quer aprimorar a gameplay em casa.

Busque por videogames antigos com jogos

Pessoa segurando vários jogos

Os videogames antigos podem vir de diferentes formas. Existem alguns que funcionam como antigamente, precisando comprar a fita, cartucho ou CD separadamente, mas também é comum encontrar consoles que já possuem jogos instalados. O ideal é que você escolha um videogame que já possua os jogos, dando preferência pelos modelos que possuem cartão de memória.

Assim, você não precisará gastar nada separadamente. Os kits que já costumam vir com jogos é bem grande, podendo encontrar opções que variam de 20 a mais de 90.000 jogos instalados. Dessa forma, você poderá jogar vários games diferentes e nunca enjoar, sendo essa a principal característica dos videogames antigos. Agora, se você quer uma pitada de tecnologia moderna, confira aqui quais são Os Melhores Óculos VR.

Se atente com o tipo de videogame

Videogame portátil

Hoje em dia encontramos dois tipos de consoles: os fixos, que precisam ficar instalados em algum lugar, e os portáteis. Se você quer liberdade, podendo jogar onde estiver com facilidade, um videogame portátil com certeza será a melhor das opções. Com ele você não precisa se preocupar com nada, já que são modelos programados para funcionar por várias horas seguidas sem necessidade de carregamento, além de serem compactos.

Agora, se você pretende jogar mais em casa, o ideal é um console do tipo fixo. Você pode instalá-lo em uma mesa ou bancada, e jogar no conforto do sofá, por exemplo. A grande vantagem é que os consoles antigos possuem um visual retrô único, e deixá-lo em casa traz uma beleza adicional ao ambiente. Se você gosta de colecionar videogames, com certeza será a escolha certa.

Escolha um videogame de uma empresa que você goste

Arcade da Sega

Temos várias empresas no segmento de jogos, e algumas você já ouviu falar, como a Sony, Nintendo, Sega, Atari e várias outras. Para consoles antigos, o ideal é escolher um videogame de uma empresa que você goste, pois isso interfere em dois aspectos: a arquitetura do aparelho, e a biblioteca de jogos. Com a Sony, você terá acesso a clássicos como Metal Gear Solid, Final Fantasy, Silent Hill, Gran Turismo e vários outros.

Agora, se você gosta de Super Mario World, Chrono Trigger, Mario Kart, Donkey Kong e mais, um console da Nintendo é o ideal. Com a Sega temos o Sonic, Virtual Racing, Golden Axe e outros, por exemplo. Assim, veja quais jogos o console terá disponível, e escolha um modelo com games que você queira gostar. Para jogos modernos, não deixe de conferir a nossa lista com Os Melhores Videogames de 2024.

Veja o tipo de design do videogame antigo

Videogame antigo

Encontramos consoles antigos com estilos variados, e, não apenas estilo visual, o que muda também é a usabilidade do aparelho. Muitos videogames antigos têm mecânicas simples e controles básicos. Isso facilita a aprendizagem e a acessibilidade para novos jogadores. Isso faz com que seja mais fácil para os jogadores se envolverem rapidamente no jogo, não precisando dedicar muito tempo. Para crianças, é um item que vale a pena se atentar.

Outra grande vantagem dos videogames antigos é que os menus e interfaces costumam ser simples e diretos. Isso facilita a navegação para os jogadores e minimiza a confusão sobre como acessar diferentes partes do jogo. Assim, veja o tipo de design que mais te agrada, se é o estilo do PlayStation 1, Atari, Super Nintendo ou outros, e escolha com base no visual e também no tipo de interface.

Para modelos portáteis, confira a autonomia da bateria

Criança jogando

Ao escolher um console do tipo portátil, outro item precisa ser levado em consideração: a bateria do videogame. Temos opções variadas, que funcionam de 1.000 a 2.000 mAh, garantindo uma jogatina de 4 a 8 horas. Quanto maior for o tamanho da bateria, maior será a duração dela, mas mais pesado o videogame ficará. Assim, se atente e busque um console que consiga equilibrar a duração de bateria e peso.

A grande vantagem desse tipo de console é que, por serem portáteis, você pode jogar em qualquer lugar. E, caso a bateria acabe nesse meio tempo, você também pode escolher um dos Melhores Carregadores Portáteis que temos em circulação para usar junto ao videogame. Assim, você nunca ficará sem bateria, conseguindo carregar o celular e videogame portátil sempre que quiser com facilidade.

Outras informações sobre videogames antigos

Agora que você já viu as principais informações sobre os videogames antigos, que tal aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre a temática? Confira abaixo!

Quando que um videogame vira antigo?

Jogos antigos

Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta. Um videogame geralmente é considerado “antigo” quando passa tempo suficiente desde o seu lançamento para que ele seja considerado uma relíquia de uma era passada da indústria de jogos eletrônicos. Isso pode variar dependendo da velocidade das mudanças na tecnologia e nas preferências dos jogadores.

No entanto, muitas vezes, os videogames lançados há pelo menos uma ou duas décadas são comumente considerados antigos. Os jogos dos anos 1970 a 2000 são frequentemente referidos como “antigos” hoje em dia, já que a tecnologia deles é mais data em comparação aos modelos atuais, como o PlayStation 5, Xbox Series S/X e Nintendo Switch, por exemplo.

Tem como adicionar mais jogos em videogames antigos?

Crianças jogando videogame

Existe a possibilidade de adicionar mais jogos em videogames antigos, mas é necessário confirmar com o fornecedor do produto. Isso acontece porque muitos aparelhos funcionam com um sistema operacional para emular os jogos antigos. Assim, contam com um cartão de memória ou algum dispositivo interno onde é possível armazenar os games.

Para fazer essa adição, no cenário onde o console permite tal configuração, você só precisa encontrar a ROM do jogo desejada, geralmente em formato ISO, e mover para a pasta correspondente do emulador do jogo. Se for um game de PS1, por exemplo, é necessário conectar a memória do videogame em um computador, e transferir a ROM para a pasta de emulador do PS1.

Conheça outros artigos sobre games

Se você gostou das nossas indicações de melhores videogames antigos, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Reviva momentos nostálgicos com o melhor videogame antigo!

Videogame antigo

Os videogames antigos são a escolha certa para quem quer ter aquela nostalgia de antigamente. Encontramos opções de várias empresas diferentes, com designs únicos. Você pode ter um console com o estilo do Atari, Sega Saturn, PlayStation 1 e vários outros com facilidade. Para quem, além dos jogos, quer colecionar videogames, com certeza é a escolha certa. São aparelhos bonitos e que com o passar do tempo ficam cada vez mais raros.

Porém, para ter certeza que a sua escolha é a certa, não esqueça de conferir as informações básicas dos videogames antigos, como os tipos de conexões, a quantidade de controles, quantos e quais jogos vão vir instalados, etc. São essas características que nos revelam a verdadeira qualidade dos videogames antigos. Existem opções que podem até mesmo ser usadas fora de casa, ideal para quem tem uma rotina mais intensa.

Assim, se atente com os tipos diferentes de videogames antigos que temos e não deixe de aproveitar! Compre logo o videogame antigo que melhor irá atender às suas necessidades no dia a dia e saia hoje mesmo usufruindo do melhor da tecnologia, trazendo toda a nostalgia de antigamente de volta. Seja para crianças ou adultos, é o tipo certo de console, já que os jogos, em sua maioria, são recomendados para todas as faixas etárias.

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

1 Comentário
  1. […] é possível usar aplicações mais avançadas de jogos, fazer buscas, acessar as redes sociais, realizar/assistir mídias ao vivo com maior facilidade, […]

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo