Os 10 Melhores SSDs de 2024: Kingston, Western Digital e mais!

Os SSDs são unidades de armazenamento de dados de alto desempenho e podem otimizar a forma como você lida com os seus arquivos. Baseados em um sistema de disco sólido, eles cumprem a mesma função que os HDs, porém com duas vantagens bastante claras: são mais seguros contra danos, pois não são formados por partes móveis, que podem ser danificadas em quedas, além de serem bem mais eficientes na leitura e gravação de dados.

SSDs, por serem mais rápidos, costumam ser instalados em máquinas mais recentes, para otimizar ao máximo seu desempenho, mas também são indicados para computadores básicos, para resolver problemas com lentidão e travamentos. Esses dispositivos são muito usados no armazenamento de jogos de última geração para consoles ou computadores, aliviando o espaço do disco interno de seus dispositivos.

Mesmo que você não seja um fanático por jogos ou um designer profissional, esses discos possuem vantagens para você, afinal, quem não gostaria que o seu computador fosse um pouco mais rápido? Para desfrutar dessas vantagens, confira a seguir um guia completo de como escolher o melhor SSD para a sua casa ou trabalho, e confira um ranking atualizado com as melhores opções para este ano.

Os 10 melhores SSDs de 2024

armazenamento
Compatível
Conexão
Interface
Leitura
Gravação
Dimensões
1
SSD Kingston NV2 2 TB


Veja na Amazon
2 TB
Notebooks, desktops
SATA
NVMe, SATA, M.2
3500 Mb/s
3500 Mb/s
8 x 2.2 x 0.38 cm; 7 g
2
SSD Western Digital Black 500 GB

Veja na Amazon
500 GB
Notebooks
NVMe
NVMe
3600 Mb/s
3600 Mb/s
60 x 60 x 85 cm; 20 g
3
SSD Crucial BX500 500 GB


Veja na Amazon
500 GB
Notebooks, desktops
SATA
SATA III
500 Mb/s
500 Mb/s
22 x 15 x 2 cm; 40 g
4
SSD Kingston A400 120 GB


Veja na Amazon
120 GB
Notebooks, desktops
SATA
SATA III
500 Mb/s
320 Mb/s
‎10.01 x 0.71 x 6.99 cm; 40.82 g
5
SSD Crucial P5 Plus 1 TB


Veja na Amazon
1 TB
Notebooks, desktops, consoles
NVMe
PCIe 4.0
6600 Mb/s
5000 Mb/s
7.98 x 2.18 x 0.23 cm; 16.72 g
6
SSD Samsung 970 EVO 2 TB


Veja na Amazon
2 TB
Notebooks, desktops, consoles
PCIe 4.0
NVMe
7000 Mb/s
7000 Mb/s
8.01 x 2.21 x 0.24 cm; 8 g
7
SSD Somnambulist SATA III 240 GB

Veja na Amazon
240 GB
Qualquer dispositivo compatível com a conexão SATA
SATA
SATA III
520 Mb/s
420 MB/s
3,94 x 2,75 x 0,28 cm; 7 g
8
SSD Western Digital Blue 1 TB


Veja na Amazon
1 TB
Notebooks, desktops
SATA
SATA, NVMe
3500 Mb/s
3000 Mb/s
8 x 2.21 x 0.24 cm; 6.35 g
9
SSD Kingston Fury Renegade 2 TB

Veja na Amazon
2 TB
Notebook, consoles
SATA
NVMe, M.2
7300 Mb/s
7000 Mb/s
8 x 2.2 x 0.33 cm; 9.7 g
10
SSD Western Digital Green SN 350 1 TB

Veja na Amazon
1 TB
Notebooks, desktops
SATA
NVMe, M.2
3200 Mb/s
2500 Mb/s
8 x 2.21 x 0.23 cm; 7.5 g

1

SSD Kingston NV2 2 TB

O melhor SSD para comprar em 2024
Prós
  • Excelentes especificações para a faixa de preço
  • Formato compacto e de pouco gasto energético
  • Geração mínima de calor ideal para games ou trabalho
  • Disponível em várias opções de armazenamento
Contras
  • Não conta com resistência à água ou poeira

Contando com um design ultra leve, mas sem esquecer da potência e capacidade de armazenamento, o NV2 da Kingston entrega um dos pacotes mais completos para discos de estado sólido, sendo recomendados para os usuários que procurem um SSD consistente para tarefas pesadas, mas que não seja um exagero para os usos mais cotidianos.

Sua capacidade de armazenamento é de generosos 2 TB, ideal para guardar fotos e vídeos em alta qualidade, programas pesados e jogos modernos. Para quem deseja melhorar o desempenho do seu notebook, a interface NVMe garante uma velocidade de até 3500 Mb/s, perfeita para a rápida inicialização do seu sistema ou softwares de trabalho.

Por outro lado, a possibilidade de conexão com cabo SATA o torna compatível com a maioria dos dispositivos. Para maior eficiência, o seu formato M.2 é compacto e consome menos energia, ideal para notebooks ultrafinos e computadores compactos. Além disso, seu design foi projetado para gerar o mínimo de calor possível, o que aumenta a vida útil do disco.

Armazenamento2 TB
CompatívelNotebooks, desktops
ConexãoSATA
InterfaceNVMe, SATA, M.2
Leitura3500 Mb/s
Gravação3500 Mb/s
Dimensões8 x 2.2 x 0.38 cm; 7 g

2

SSD Western Digital Black 500 GB

SSD gamer com bom equilíbrio entre custo e desempenho
Prós
  • Desempenho ideal para atividades diárias e para jogos
  • Design leve e compacto
  • Interface NVMe dispensa a conexão via cabos
  • Um dos SSDs mais rápidos na faixa de preço
Contras
  • Não possui resistência extra contra impactos ou água

Recomendado para os entusiastas por tecnologia e gamers profissionais, o SSD Black da Western Union vai além das funções básicas de bom SSD e entrega uma capacidade de armazenamento razoável com alta velocidade, e por um preço abaixo de discos semelhantes. Com ele será possível armazenar mídias em alta qualidade, além dos softwares de trabalho para designers ou gamers.

Graças a interface NVMe, que permite várias tarefas de gravação e de leitura em simultâneo, a inicialização do seu sistema operacional e dos seus programas e jogos fica otimizada. A velocidade de transferência alcança os 3600 Mb/s, ideal para transferir até os arquivos mais pesados em questão de minutos.

Seu espaço de armazenamento é versátil, com 500 GB que irão dar conta de um uso moderado para todo tipo de função, desde navegação na internet e armazenamento de fotos, até programas mais pesados e alguns jogos.

Armazenamento500 GB
CompatívelNotebooks
ConexãoNVMe
InterfaceNVMe
Leitura3600 Mb/s
Gravação3600 Mb/s
Dimensões60 x 60 x 85 cm; 20 g

3

SSD Crucial BX500 500 GB

SSD com bom armazenamento e um excelente custo-benefício
Prós
  • Compatível com a maioria dos computadores e notebooks
  • Melhora o desempenho de computadores mais velhos
  • Excelente custo-benefício
Contras
  • Não possui design ultra fino

Com uma boa capacidade de armazenamento e uma velocidade de transferência superior a dos melhores HDs, o modelo da Crucial é indicado tanto para o uso doméstico, como no armazenamento de fotos e vídeos, quanto para o uso de profissionais que dependem de um disco com alto desempenho, como programadores e designers.

Para quem está procurando uma opção de SSD econômica, o Crucial BX500 apresenta um dos melhores pacotes para discos nessa faixa de preço, sendo um dos melhores custo-benefício disponíveis. Seus 500 GB de espaço se adaptam a usos variados, e a velocidade de mais de 500 Mb/s irá otimizar a inicialização do seu sistema e dos seus programas e jogos mais pesados.

Para maior praticidade, a conexão via cabo SATA é compatível com a maioria dos notebooks e desktops, e para quem se preocupa com a vida útil de seus eletrônicos, a marca oferece uma garantia de 3 anos sobre defeitos de fabricação.

Armazenamento500 GB
CompatívelNotebooks, desktops
ConexãoSATA
InterfaceSATA III
Leitura550 Mb/s
Gravação500 Mb/s
Dimensões22 x 15 x 2 cm; 40 g

4

SSD Kingston A400 120 GB

SSD versátil para melhorar o desempenho de qualquer computador
Prós
  • Interface SATA é compatível com muitos dispositivos
  • Garantia de 3 anos contra defeitos
  • Resistência a choques e vibrações
Contras
  • Não é indicado para notebooks ultrafinos
  • Não possui a interface NVMe

Ideal para quem quer fazer um upgrade em seus computadores ou notebooks, o SSD da Kingston promete aumentar a velocidade do seu dispositivo em até 10 vezes mais do que os melhores HDs disponíveis. Além disso, sua interface SATA III o torna compatível com grande número de PCs, inclusive com alguns mais antigos.

Voltado para a versatilidade em tarefas do dia a dia, o modelo conta com uma capacidade de 120 GB, que se adapta ao armazenamento de fotos e vídeos em alta qualidade, além dos principais programas para o trabalho em escritório. Com ele será possível otimizar a navegação na internet e a inicialização do sistema e dos seus softwares de trabalho.

Para quem dá valor à vida útil dos seus produtos, o disco conta com uma resistência e proteção contra choques e vibrações. É de uma das marcas mais confiáveis que temos atualmente, tendo um valor bem atrativo ao consumidor.

Armazenamento120 GB
CompatívelNotebooks, desktops
ConexãoSATA
InterfaceSATA III
Leitura500 Mb/s
Gravação320 Mb/s
Dimensões‎10.01 x 0.71 x 6.99 cm; 40.82 g

5

SSD Crucial P5 Plus 1 TB

SSD com criptografia de hardware e longa vida útil
Prós
  • Ideal para gamers e profissionais de design
  • Longa vida útil e garantia de 5 anos contra defeitos
  • Possui tecnologia de criptografia de hardware
  • Interface NVMe possui a melhor velocidade de transferência
Contras
  • Não é compatível com a conexão via cabo SATA
  • Não está disponível em outras opções de armazenamento

O SSD da Crucial é recomendado para trabalhadores e jogadores que desejem um disco com desempenho consistente e que vá durar por longos anos antes de apresentar qualquer problema. O modelo conta com uma generosa garantia de 5 anos, ideal para quem deseja evitar problemas com defeitos de fabricação, e para torná-lo ainda mais durável, ele promete manter a qualidade por até 2 milhões de horas sem qualquer problema.

Graças ao seu armazenamento de 1 TB, guardar as suas fotos ou vídeos em alta qualidade não será uma tarefa difícil, e a sua velocidade de transferência que alcança os 6600 Mb/s o torna ideal para os gamers ou para designers que dependam de um disco que seja capaz de multitarefas e melhore a inicialização do sistema e de arquivos pesados.

Sua interface NVMe garante maior agilidade na comunicação com a placa, pois não depende do uso de fios. Para os que apreciam recursos extras, a criptografia de hardware do crucial P5 é um caso à parte. Com ela, a criptografia dos dados do seu disco é processada por circuitos físicos do próprio SSD e não por softwares de criptografia, sendo ideal para a proteção de dados particulares ou dos seus negócios.

Armazenamento1 TB
CompatívelNotebooks, desktops, consoles
ConexãoNVMe
InterfacePCIe 4.0
Leitura6600 Mb/s
Gravação5000 Mb/s
Dimensões7.98 x 2.18 x 0.23 cm; 16.72 g

6

SSD Samsung 970 EVO 2 TB

SSD para jogadores profissionais
Prós
  • Ideal para jogos eletrônicos e compatível com consoles
  • Velocidade de transferência bem acima da média
  • Baixo gasto energético
Contras
  • Preço mais elevado que SSDs semelhantes

O disco EVO da Samsung é indicado para computadores ou consoles voltados para jogos de última geração. Com um armazenamento generoso, de 2 TB, vai ser fácil armazenar dezenas de jogos pesados sem sobrecarregar seu disco, e com a velocidade de transferência que alcança os 7000 Mb/s, é possível gravar arquivos enormes em questão de minutos, além de otimizar a inicialização do sistema e dos programas instalados.

Sua interface NVMe dispensa o uso de fios para a conexão com a placa mãe dos computadores, e favorece a realização de várias atividades ao mesmo tempo, sendo ideais para multitarefas e programas que irão exigir um pouco mais da capacidade do disco. O formato M.2 é compacto e de baixo gasto energético, tornando o modelo ainda mais eficiente.

Por ser compatível com a maioria dos consoles de última geração, o EVO é uma excelente escolha para quem deseja fazer um upgrade no seu Playstation 5, por exemplo, tanto pelo aumento generoso do armazenamento quanto pelo ganho de velocidades, que fará grande diferença no desempenho dos gamers profissionais ou entusiastas de tecnologia.

Armazenamento2 TB
CompatívelNotebooks, desktops, consoles
ConexãoNVMe
InterfacePCIe 4.0
Leitura7000 Mb/s
Gravação7000 Mb/s
Dimensões8.01 x 2.21 x 0.24 cm; 8 g

7

SSD Somnambulist SATA III 240 GB

SSD com alta compatibilidade e eficiente para tarefas gerais
Prós
  • Disponível em opções de 60 GB até 2 TB de armazenamento
  • Formato e conexão compatíveis com a maioria dos dispositivos
  • Ideal para trabalho e estudos
Contras
  • Não é indicado para a criação de bancos de dados
  • Não é tão rápido quanto modelos NVMe ou M.2

O que chama a atenção no SSD da Somnambulist é a sua alta compatibilidade com os mais diversos dispositivos. Graças a sua conexão SATA e as dimensões padronizadas, o modelo é ideal para quem deseja um disco que seja compatível com seus notebooks, computadores de mesa ou até mesmo consoles de videogame, bastando que o eletrônico possua uma entrada para o cabo SATA do disco.

Sua velocidade de transferência chega aos 520 Mb/s para leitura e 420 Mb/s para gravação, o que é mais rápido que a grande maioria dos HDs e o torna ideal para o uso no trabalho ou para estudos, otimizando a transferência de arquivos e melhora o desempenho do computador, evitando lentidão e travamentos.

Para maior praticidade, o modelo está disponível em várias opções de armazenamento, e vai se adaptar às demandas da sua casa ou trabalho. Ideal para quem dá valor a segurança dos seus eletrônicos, ele conta com uma garantia de 3 anos contra defeitos de fabricação.

Armazenamento240 GB
CompatívelQualquer dispositivo compatível com a conexão SATA
ConexãoSATA
InterfaceSATA III
Leitura520 Mb/s
Gravação420 Mb/s
Dimensões3,94 x 2,75 x 0,28 cm; 7 g

8

SSD Western Digital Blue 1 TB

SSD com design leve e ideal para multitarefas
Prós
  • Até 5 vezes mais rápido do que outros SSDs do tipo SATA
  • Ideal para o trabalho e atividades multi-tarefas
  • Design extremamente leve e compacto
  • Baixo gasto energético
Contras
  • Preço mais alto do que SSDs semelhantes
  • Pela relação custo-armazenamento, não é indicado para criação de bancos de dados
  • Pode ter problemas de compatibilidade com a placa mãe

A interface de transferência de dados NVMe do novo SSD da Western Union é ideal para quem trabalha com softwares pesados ou vai precisar de muitos programas abertos ao mesmo tempo em sua rotina. Com a tecnologia, é possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o que otimiza a velocidade de gravação e o tempo de resposta dos programas, ideal para designers ou profissionais que trabalhem com arquivos pesados.

Aliado a velocidade do protocolo NVMe, o modelo também é compatível com a conexão SATA, que aumenta sua compatibilidade com diversos dispositivos. Além disso, seu formato M.2 é compacto e o torna um dos mais leves SSDs disponíveis, sendo econômico no espaço que irá ocupar em seu PC, e eficiente no gasto de energia.do sistema.

Para de adaptar a um uso versátil do computador, o seu armazenamento de 1 TB é indicado para tarefas gerais, mas dará conta também do armazenamento de arquivos pesados, como jogos e vídeos de alta qualidade, além de otimizar a inicialização do seu computador e dos seus programas instalados, mesmo os mais exigentes.

Armazenamento1 TB
CompatívelNotebooks, desktops
ConexãoSATA
InterfaceSATA, NVMe
Leitura3500 Mb/s
Gravação3000 Mb/s
Dimensões8 x 2.21 x 0.24 cm; 6.35 g

9

SSD Kingston Fury Renegade 2 TB

SSD com alto desempenho para gamers
Prós
  • Velocidade de transferência bem acima da média
  • Compatível com consoles de última geração
  • Formato compacto que se adequa a notebooks ultrafinos
Contras
  • Preço mais elevado que a média
  • Não é indicado caso você só use o computador para usos básicos

O grande destaque do SSD Renegade da Kingston é a sua velocidade de leitura e de gravação muito acima da média. Alcançando os 7300 Mb/s para ler e os 7000 Mb/s para gravar, o modelo é recomendado para os gamers que desejam o máximo desempenho para seus jogos eletrônicos. Com ele, é possível armazenar arquivos pesados e acessá-los rapidamente, sem lentidão ou travamentos.

Sua capacidade de armazenamento não deixa a desejar, pois com seus 2 TB totais será fácil armazenar dezenas de jogos de última geração no seu disco. Para maior praticidade, o seu formato é o M.2, mais compacto e leve, ideal para notebooks com design fino, além de conter a tecnologia NVMe para otimização de transferências de dados e multitarefas.

Além disso, o Renegade não se limita apenas aos computadores e notebooks, sendo uma opção ideal também para quem deseja fazer upgrade em seus consoles de última geração. O modelo é compatível com o PS5, e após instalado, será capaz de fazer transferências de dados de mais de 600 GB em questão de minutos.

Armazenamento2 TB
CompatívelNotebooks, desktops
ConexãoSATA
InterfaceNVMe, M.2
Leitura7300 Mb/s
Gravação7000 Mb/s
Dimensões8 x 2.2 x 0.33 cm; 9.7 g

10

SSD Western Digital Green SN 350 1 TB

SSD com alto desempenho e formato ultra fino para computadores
Prós
  • Tecnologia NVMe promove uma alta velocidade de transferência
  • Possui conexão SATA, para compatibilidade com muitos dispositivos
  • Acesso a um software de monitoramento da empresa
Contras
  • Não tem material de proteção externa
  • O excesso de gravações pode reduzir sua vida útil

O SSD da Western Union conta com uma boa capacidade de armazenamento e alta velocidade para gravação e leitura de dados, tornando o modelo uma opção ideal para jogos e programas exigentes, mas sem ficar atrás para o uso cotidiano. Com ele, é possível gravar os seus jogos favoritos ou as fotos e vídeos das suas viagens com a família, além de trabalhar com softwares de design ou edição de forma ágil e sem travamentos.

Seu protocolo de transferência de dados é o NVMe, sendo o mais recomendado para quem deseja uma boa velocidade de gravação e leitura, atingindo os 3200 Mb/s para otimizar a leitura até dos arquivos e programas mais pesados. Além disso, o modelo conta com a tecnologia SATA de conexão com a placa mãe do seu computador, e um formato M.2 que é leve e compacto, ocupando menos espaço no seu gabinete.

Se o que você procura é um SSD que seja fácil de monitorar e de conservar, saiba que o modelo vem com o suporte de um aplicativo da própria empresa. Com o painel SSD da Western Union é possível checar o uso da sua unidade de memória e evitar a redução de sua vida útil, ideal para quem quer aproveitar seu novo SSD pelo maior tempo possível.

Armazenamento1 TB
CompatívelNotebooks, desktops
ConexãoSATA
InterfaceNVMe, M.2
Leitura3200 Mb/s
Gravação2500 Mb/s
Dimensões8 x 2.21 x 0.23 cm; 7.5 g

Como escolher o melhor SSD

A depender do uso que você dará para o seu novo disco, vale a pena considerar algumas definições básicas que farão diferença no desempenho que ele irá te entregar. Seja o caso de precisar de mais espaço para guardar as suas fotos e vídeos em alta qualidade, ou de uma boa velocidade de leitura em SSD externos para jogos, descubra a seguir como escolher o melhor SSD para 2024.

Avalie a quantidade de armazenamento do SSD

Pessoa segurando um SSD

As opções mais básicas de armazenamento para o SSD partem dos 120 GB, recomendado para os usos gerais, como acesso à internet e a leitura ou edição de textos e arquivos, e vão até os 500 GB, indicados para quem quer um disco mais versátil, custando entre os R$ 100 e pouco mais de R$ 200,00.

Para os usuários mais assíduos, que lidam com programas pesados em sua rotina de trabalho, como os designers ou para os gamers, que desejam muito espaço para os seus jogos favoritos, o ideal é escolher uma opção acima de 1 TB, que custam de R$ 200,00 até mais de R$ 2000,00 para os modelos acima de 6 ou 8 TB.

Conheça interface de conexão do SSD

SSD em cima de um HD

É por meio da interface que acontece a conexão física entre o SSD e a placa mãe do seu computador. Entenda um pouco mais sobre essas diferentes formas de conexão e qual é a mais indicada para você a seguir.

  • NVME: Significa Non-volatile Memory Express, e nessa interface o SSD se conecta diretamente à placa mãe do computador. São indicados para profissionais que trabalhem com imagens e precisem de um disco com excelente velocidade de leitura e gravação, pois permitem uma maior quantidade de atividades simultâneas. Também são uma boa pedida para os gamers, pelos mesmos motivos.
  • M.2: Essa interface tem se tornado bastante popular, pois seu formato é compacto, consistindo em várias pequenas placas que se conectam direto na placa mãe. São ideais para quem é fã de tecnologia e adora novidades, permitindo a fabricação de notebooks ultrafinos e leves, sendo mais práticos para o dia a dia, mas sem perda de capacidade de armazenamento ou velocidade de leitura. SATA: A conexão com a placa se dá por um cabo.
  • SATA: É a interface mais comum, estando disponível a mais tempo no mercado e possuindo as versões I, II, e III. É conhecida por ser bem mais rápida que os HDs convencionais, chegando aos 500 Mb/s e sendo indicada para armazenamento de arquivos, como jogos ou imagens de alta qualidade, além de deixar seu PC mais rápido.

Veja a velocidade de leitura e gravação do SSD

Pessoa conectando o SSD no PC

Tenha em mente que o SSD sempre será mais rápido do que um HD comum, mas dependendo do tipo de uso que você pretende com seu disco, há modelos mais ou menos indicados.

Caso você já tenha um notebook ou desktop moderno, ou queira deixar o seu antigo um pouco mais rápido, o ideal são os discos SATA ou M.2 com armazenamento médio, pois eles contam com a velocidade de leitura de até 500 Mb/s, que dará conta da maioria dos usos cotidianos ou mesmo para jogos.

Por outro lado, se o que você deseja é uma velocidade absurda de leitura, para a máxima eficiência na edição de imagens ou para aliviar o disco principal do seu console para os jogos de última geração, o ideal é um modelo NVME, pois sua velocidade de leitura ultrapassa os 3000 Mb/s e dará conta de arquivos de qualquer tamanho.

Confira se o SSD tem ferramentas de migração

Pessoa conectando o SSD no PC

Caso você esteja considerando mudar do seu velho HD para um modelo SSD, entenda que será preciso um software específico para a migração dos seus dados para o novo disco, mas não se preocupe, porque o SSD conta com as melhores ferramentas de migração, independente do seu sistema operacional.

Caso você use computadores com o sistema Windows, o ideal é usar a ferramenta de migração do próprio sistema, como o Minitool Partition Wizard do Windows 10. Se você não é usuário de Windows, ou simplesmente queira usar outro software, o recomendado é usar o programa que as próprias empresas de SSD disponibilizam, como o SSD Toolkit da Adata, que irá migrar os seus dados do HD para o SSD independente do seu sistema operacional.

Veja o tamanho do SSD antes de escolher

SSD em cima de um notebook

O tamanho do SSD deve ser compatível com o tamanho da placa mãe do seu dispositivo, e para isso, é recomendado verificar os números ao lado do nome do modelo ou na embalagem do seu novo disco. Eles indicam as dimensões do produto em milímetros, deixando fácil avaliar qual deles vai se encaixar melhor direto na placa ou na gaveta específica para o seu disco.

De forma geral, a maioria dos SSDs do tipo SATA ou NVMe tem cerca de 2,5 polegadas de comprimento, o que é indicado para a maioria dos notebooks ou desktops, pois bate com as dimensões dos HDs mais usados. Já os SSDs do tipo M.2, são bem menores, formados por placas de até 8 ou 10 com, e podem ser usados em conjunto com o HD, mas primeiro é preciso verificar se o seu computador contém as portas para esse tipo de disco.

Outras informações sobre SSDs

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher o melhor SSD para 2024 e já conferiu o nosso ranking atualizado com as melhores opções para esse ano, confira a seguir algumas dicas a mais, indicadas para um proveito ainda maior do SSD.

Qual é o melhor: SSD ou HD?

Pessoa segurando um SSD e um HD

Ambos os formatos possuem suas vantagens e são indicados para tipos diferentes de públicos. Mas, de modo geral, se você puder investir um pouco mais em um sistema de armazenamento, os SSDs se encaixam perfeitamente em demandas que apenas os melhores HDs suportariam.

A primeira diferença tem a ver com a capacidade de armazenamento dos dois sistemas, já que os HDs levam vantagem na quantidade de espaço, enquanto os SSDs ganham em velocidade e eficiência. É comum encontrar HDs com capacidade até 500 GB com preços relativamente baixos, ideais para criação de bancos de dados ou backups de informações de empresas, o que seria mais custoso de fazer com SSDs.

Por outro lado, os SSDs mais simples, com a interface SATA, alcançam os incríveis 500 Mb/s em velocidade de transferência, superando a maioria dos melhores HDs, fazendo da eficiência o grande destaque desses discos. Na mesma faixa de preço dos HDs, encontramos SSDs até 10 vezes mais rápidos, o que os torna indicados para transferência de arquivos em alta qualidade ou para armazenamento de jogos eletrônicos.

Como instalar um SSD em um computador

Pessoa segurando um SSD

Para instalar o SSD no seu computador, o ideal é usar um kit que pode vir junto com o próprio disco ou comprado à parte, além de um software para instalação, que pode ser do próprio sistema ou oferecido pela fabricante.

Para substituir o seu HD por um SSD, o kit de instalação virá com um cabo SATA, caso o seu modelo use essa interface, além de um suporte para disco de 2,5 polegadas e um conector para a fonte de energia do disco. Será necessário abrir a carcaça do seu notebook ou PC para fazer isso, portanto, se não se sentir seguro para fazê-lo, peça pela instalação em uma assistência técnica.

Para substituir os dados do seu disco antigo para o novo SSD, basta que você use a ferramenta de migração do próprio sistema, caso você use Windows, ou o software oferecido pela fabricante. Com ele é possível fazer um backup de todos os seus dados, incluindo o sistema operacional e preparar o PC para receber o novo disco.

Como transferir seus dados de um disco rígido para um SSD

SSD em cima do notebook

Para transferir os dados de um disco rígido para o SSD você pode usar a ferramenta de migração disponível no próprio sistema ou a oferecida pela fabricante do disco comprado. A migração irá copiar todos os seus dados, incluindo o sistema operacional para o SSD e preparar o computador para a transferência de disco.

Caso você use Windows, pode usar programas como o Minitool Partition Wizard que é gratuito e pode fazer uma cópia perfeita dos seus dados e sistema para o SSD. Por outro lado, você pode simplesmente criar uma imagem do seu sistema operacional no SSD e instalar o seu sistema do zero, caso queira.

Se o que você deseja é uma transição de disco otimizada para um SSD específico, o recomendado são os softwares fornecidos pelas próprias empresas, como o SSD Toolkit da Adata ou a Toolbox da Kingston, que cumprirão funções semelhantes com a vantagem de auxiliar no monitoramento do seu SSD.

Dicas para maximizar a vida útil de um SSD

Três SSD conectados no PC

O ato de gravar, apagar dados em um disco SSD ou HD é chamado de ciclo de gravação, e o que determina a vida útil do SSD é a quantidade de ciclos de gravação pelas quais ele passa ao longo do tempo. Em média, a vida útil de um SSD varia entre 3 mil ciclos e 10 mil ciclos, e algumas atitudes simples podem te ajudar a aumentar a vida útil do seu disco.

Em primeiro lugar é indicado evitar o excesso de gravações no seu SSD, pois isso afeta diretamente sua vida útil. Deixe gravado no disco apenas arquivos pesados ou que você queira acessar facilmente, como jogos ou programas usados no trabalho, e deixe os arquivos simples ou menos usados na nuvem.

Além disso, lembre-se de deixar ao menos 25% do espaço do seu disco livre, pois isso evita a sobrecarga e a lentidão do disco, que farão com que ele renda menos do que devia. Também não é recomendado desfragmentar o seu SSD, algo bem comum para os usuários de HDs. A desfragmentação realoca os dados do disco para otimizar a memória, mas não é necessário para SSDs e pode inclusive danificar o hardware desses discos.

SSDs externos: uma solução portátil para armazenamento de dados

Mulher conectando o SSD portátil no notebook

Já pensou em poder guardar fotos e vídeos em alta qualidade com rapidez e sem sobrecarregar o disco rígido ou SSD do seu computador? O SSD externo pode guardar uma enorme quantidade de dados com uma velocidade superior a dos HDs mais modernos, e são uma alternativa ideal levar nas viagens com a família e guardar todas as suas fotos.

Além disso, são uma boa opção para os fanáticos por jogos eletrônicos, pois armazenar seus jogos num disco externo evita a sobrecarga do principal e melhora e melhora o desempenho do seu console. Para quem trabalha com design, o SSD externo é indicado para armazenar arquivos ou programas pesados, auxiliando o desempenho do processador e do disco principal.

Veja outros artigos sobre periféricos e componentes

Se você gostou das nossas indicações de melhores SSDs de 2024, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Escolha o melhor SSD e tenha seus arquivos armazenados com segurança

Três SSD diferentes na mesa

Neste artigo, nós te apresentamos um guia completo de como escolher o melhor SSD de 2024. Nele, você viu qual é a diferença entre os HDs e SSDs e qual tipo é o mais recomendado para cada tipo de uso, e também como escolher o melhor SSD pela quantidade de armazenamento ou pela velocidade do disco, além de muitos outros detalhes.

Em nosso artigo você também conferiu uma lista atualizada com as melhores opções de SSDs para 2024, e por isso terá boas referências na hora de fazer sua escolha. Aproveite as nossas dicas e confira o nosso ranking o quanto quiser, mas não perca tempo. Escolha já o seu favorito e compre o melhor SSD para 2024!

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo