Os 10 Melhores Smartwatches de 2024: Apple, Xiaomi, Samsung e mais!

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, são um tipo de acessório essencial para quem gosta de estar sempre modernizado e manter a sua vida bem mais organizada. São aparelhos que priorizam flexibilidade acima de tudo, são leves, wearables (que significa que o dispositivo é vestível) e possuem um grande leque de funções.

Esses relógios inteligentes são capazes de fazer muito mais do que só te mostrar as horas; eles podem também mostrar temperatura do dia, te mandar lembretes, fazer ligações, medir seus batimentos cardíacos e até mesmo controlar funções do seu smartphone a distância, como tirar uma foto.

Mas com tantos benefícios, surgem também diversas dúvidas sobre como escolher um smartwatch, quais são os fatores a se levar em conta na hora da compra? Como saber qual é, dentre tantos, o melhor para sua rotina? Pensando nessas e outras dúvidas, preparamos este artigo com dicas sobre esses relógios inteligentes, além das nossas indicações com o ranking de 10 melhores smartwatches de 2024. Confira!

Os 10 melhores smartwatches de 2024

Sistema Op.
Bateria
Peso
Conexões
Tela
Armazenamento
1
Apple Watch Series 8



Veja na Amazon
WatchOS
18 horas
42.3 gramas
GPS, Wi-Fi, NFC e Bluetooth
LTPO OLED
32GB
2
SAMSUNG Relógio inteligente Project X

Veja na Amazon
Wear OS
3 Dias
46.5 gramas
‎Bluetooth, GPS e Wi-Fi
1.4″ Super AMOLED – 450 x 450 px
Não especificado
3
Xiaomi Relogio Amazfit GTS 2 Mini A2018


Veja na Amazon
Android 11 Go Edition
14 dias
31.75 gramas
Bluetooth e GPS
1.55″
Não tem
4
Apple Watch SE (2a geração)



Veja na Amazon
WatchOS
18 horas
36.20 gramas
Wi-Fi, GPS e Bluetooth
LTPO OLED
Não especificado
5
Smartwatch IWO W28pro



Veja na Amazon
Não especificado
5 dias
Não especificado
Bluetooth e ‎NFC
1.90″
Não tem
6
Henniu TD-45 Kids Smart Phone Watch


Veja na Amazon
Não especificado
2 dias
43 gramas
LBS e 2G
1.3″
1GB
7
Xiaomi Maimo Watch Flow



Veja na Amazon
Não especificado
10 dias
154 gramas
Bluetooth e GPS
1.6″ AMOLED – 320 x 360 px
Não tem
8
Samsung Galaxy Watch 5 LTE



Veja na Amazon
Google Wear OS
Não especificado
28.7 gramas

Wi-Fi, Bluetooth, NFC e LTE
1,4″ Super AMOLED – 450 x 450 px
Não especificado
9
SmartWatch IWO 16 Ultra Watch 8


Veja na Amazon
Não especificado
‎4 Dias
‎60 gramas
Bluetooth, NFC e GPS
2.2″ LED IPS – 320 x 384 px
Não tem
10
Galaxy Watch Active 2



Veja na Amazon
Tizen
16 horas
319.6 gramas
Bluetooth 5.0, Wi-Fi, NFC, GPS e LTE
1.4″ AMOLED – ‎854 x 480 px
4GB

1

Apple Watch Series 8

Melhor opção do mercado: estiloso e amigo da saúde
Prós
  • Diversa variedade de cores
  • Resistente contra água, rachaduras e poeira
  • Alta resolução de ponta a ponta
  • Alta resolução de ponta a ponta
  • Mais recursos de saúde
Contras
  • Tela um pouco frágil

Para quem busca o melhor do mundo dos smartwatches, que te auxilie na vida saudável e está acostumado com a empresa Apple, vai adorar o Watch Series 8. Além de possuir uma alta qualidade nas conectividades, ele não depende do celular para continuar utilizando todas as funções.

Ele vem com sensores avançados de temperatura, ECG, gerenciamento de sono, sistema SOS com ligação de emergência, aplicativo fitness com métricas avançadas, aplicativo de monitoramento de O2, acompanhamento de ciclo menstrual e ovulação, detecção de queda, retraçar, giroscópio e um altímetro sempre ativo.

Com tantas funções ele parece ser complicado, mas ele possui um processador dual-core potente e sua interface é fácil de usar e amigável para quem não está muito acostumado, além de ser customizável junto a sua pulseira. Por fim, sua boa memória lhe dá o direito de baixar diversas músicas, podcasts e vários aplicativos compatíveis.

Sistema Op.WatchOS
Bateria18 horas
Peso42.3 gramas
ConexõesGPS, Wi-Fi, NFC e Bluetooth
TelaLTPO OLED
Conexões32GB

2

SAMSUNG Relógio inteligente Project X

Equilíbrio entre custo e desempenho: ótimo para atividades ao ar livre
Prós
  • Ideal pra trilhas
  • Detecta até 90 exercícios
  • Tela de alta qualidade
  • Corpo resistente
Contras
  • Não é à prova d’água

O smartwatch da Samsung chamado Galaxy Project X é uma excelente escolha para quem adora fazer viagens longas como andarilho ou de bicicleta, se exercitar ao ar livre e fazer trilhas. Ele possui uma caixa redonda e resistente, com um belo design robusto se assemelhando aos relógios clássicos de pulso.

Sua pulseira é trocável e sua tela de alta qualidade permite que você consiga ver as informações que deseja mesmo com um sol forte sobre você. ‎Ele também vem equipado com a tecnologia BioActive da Samsung feita especialmente para que todas as funções de saúde sejam reconhecidas pelo mesmo chip, facilitando a transação de informações entre elas e memorizando certos dados sobre sua rotina.

O Project X possui funções como rastreador de atividade capaz de reconhecer mais de 90 tipos de atividades físicas, monitor de pressão arterial, monitor de sono, memória de treino diário, rastreador no GPS e rota de exercícios para você saber quantas calorias você perdeu na sua última corrida.

Sistema Op.Wear OS
Bateria3 Dias
Peso46.5 gramas
Conexões‎Bluetooth, GPS e Wi-Fi
Tela1.4″ Super AMOLED – 450 x 450 px
ConexõesNão especificado

3

Xiaomi Relogio Amazfit GTS 2 Mini A2018

Melhor custo-benefício: confortável e eficaz
Prós
  • Mais de 70 modos de esportes
  • Alexa built-in
  • Pulseira removível
  • Design confortável
Contras
  • Alguns recursos não estão em português
  • Sensores de qualidade mediana

O smartwatch com o melhor custo-benefício da nossa lista é o Amazfit GTS 2 Mini da Xiaomi. Com a IA Alexa integrada, tornou-se mais fácil acessar todos os seus recursos sem atraso, perfeito para quem busca um aparelho de bom custo para uso fitness e para quem viaja com frequência.

Ele vem com mais de 70 modos esportivos, incluindo ciclismo, maratona, musculação, yoga e natação. Ele vem com sensores de saúde, leitor de oxigênio, monitorador de sono, monitorador de ciclo menstrual e avaliador de exercícios, tudo isso com uma bateria de grande autonomia, sendo capaz de durar até 14 dias em uso.

Este smartwatch é seguro para entrar na água e possui uma com uma tela de alta qualidade e visibilidade mesmo nos lugares mais iluminados, com pulseiras trocáveis e sua caixa tem um design novo prezando o conforto e a adaptabilidade independente do tamanho do pulso.

Sistema Op.Não especificado
Bateria14 dias
Peso31.75 gramas
Conexões‎Bluetooth e GPS
Tela1.55″
ConexõesNão tem

4

Apple Watch SE (2a geração)

Ótimo para quem tem uma vida fitness e para idosos
Prós
  • Caixa de alumínio 100% reciclado
  • Ideal para natação
  • GPS de alta qualidade com retraçar
Contras
  • Não tem sensor de temperatura
  • Não têm 3G

O Apple Watch SE de segunda geração é uma ótima escolha para quem busca ter a vida mais saudável possível ou quer ter uma atenção redobrada com sua saúde e segurança. Com diversos sensores para a saúde, incluindo notificação de BPM irregular, acompanhamento de ciclo menstrual e um GPS que retraça seu caminho antigo.

Este Apple Watch possui o sistema de SOS e detecção de queda e acidente, enviando uma mensagem perguntando se deve ligar para uma ambulância ou se você está bem, em casos que o dispositivo  não receba uma resposta após 1 minuto, ele irá automaticamente ligar para a emergência e alertar seus contatos marcados para esses casos. 

Por fim, ele tem lembretes, faz ligações, vem com monitoramento de sono e círculos de atividade com métricas personalizadas para você sempre saber quando bateu sua meta, seja de ciclismo, natação, malhação ou caminhada com seu animal de estimação.

Sistema Op.Não especificado
Bateria14 dias
Peso31.75 gramas
Conexões‎Bluetooth e GPS
Tela1.55″
ConexõesNão tem

5

Smartwatch IWO W28pro

Smartwatch de uso cotidiano com várias cores
Prós
  • Sensores de precisão realista
  • Permite trocar as pulseiras
  • Papel de parede personalizável
Contras
  • Não é à prova d’água
  • A tela poderia ser melhor

O smartwatch W28pro da IWO é um aparelho capaz de se encaixar em variados estilos. Ele tem uma grande gama de cores, seus papéis de parede são personalizáveis e suas pulseiras podem ser trocadas, tornando assim mais fácil de combiná-lo com seu estilo.

Esse dispositivo contém um monitoramento de esportes e sono, pedômetro para corrida e ciclismo, cronômetro, leitor de BPM, O2 e temperatura, acesso ao clima, relógio e músicas via bluetooth.

Ele vem com uma bateria excelente capaz de durar até 5 dias, para que assim você possa usá-lo sem interrupções de seus exercícios ou no monitoramento do seu sono. Seus sensores são de alta qualidade com precisão mais aproximada, eles se localizam abaixo da caixa do aparelho e consiste em quatro grupos de luz LEDs vermelha e infra-vermelha e dois fotodiodos para identificação de luz ambiente e calor.

Sistema Op.Não especificado
Bateria5 dias
PesoNão especificado
ConexõesBluetooth e ‎NFC
Tela1.90″
ConexõesNão tem

6

Henniu TD-45 Kids Smart Phone Watch

Bom presente para crianças e à prova d’água
Prós
  • Ligação SOS
  • Localização do LBS
  • Câmera HD de ângulo aberto
Contras
  • Não suporta natação
  • Apenas para cartão Nano-SIM padrão

Para quem gostaria de presentear uma criança de 9 até 14 anos ou precisa manter cuidado extra com a localização do seu filho, esse TD-45 Kids Smart Phone Watch da marca Henniu será ótimo para o serviço. Este dispositivo é bom para pequenos que precisam de uma atenção redobrada em caso de acidentes e para quando as crianças irão fazer uma excursão escolar para longe.

Ele é um smartwatch leve e à prova d’água, nele vem diversas funções de saúde como leitor de BPM e pedômetro, além de espaço para baixar jogos educativos, tirar fotos e fazer vídeos com a câmera HD de alta qualidade. Você também consegue trocar mensagens e fazer video-chamadas com eles.

Quanto a parte de segurança, você pode baixar um aplicativo lendo o QR code do smartwatch para acessar o LBS e estar atento à localização do dispositivo. E você também pode registrar contatos no aparelho, e em caso de emergência a criança pode segurar o botão de ligar/desligar por 5 segundos que o smartwatch automaticamente ligará para os contatos marcados como família e enviar mensagem de SOS para os responsáveis.

Sistema Op.Não especificado
Bateria2 dias
Peso43 gramas
ConexõesLBS e 2G
Tela1.3″
Conexões1GB

7

Xiaomi Maimo Watch Flow

Smartwatch para pessoas ativas e atletas
Prós
  • Atalhos personalizados
  • AI assistente eficiente
  • Mais de 110 modos de esporte
Contras
  • Pulseira não trocável
  • Não têm NFC

O Maimo Watch Flow da marca Xiaomi é um aparelho excelente para quem busca um Smartwatch focado em exercícios e prático de se usar. Ele tem Bluetooth 5.0 de alta qualidade e é compatível com o sistema Android 6.0 e iOS 10.0 ou Superior.

Ele é um aparelho customizável ao seu estilo de vida, com o aplicativo Maimo Fit App você pode personalizar sua interface com atalhos e widgets, assim você terá mais flexibilidade na hora de checar aquilo que você considera mais importante, podendo ter tudo o que precisa saber apenas num olhar. Além de seus recursos esportivos e de saúde, ele também tem controle remoto de música e câmera para o smartphone.

Por fim, este smartwatch vem com uma IA própria privada chamada de MaiDay, capaz de gerenciar seus resultados de atividades físicas e testes de saúde, te ajudar com os lembretes diários e aprender seus hábitos para que ele mantenha configurações e objetivos mais claros para você sem precisar fazer isso manualmente. Esse dispositivo é resistente à água e com uma bateria de até 10 dias.

Sistema Op.Não especificado
Bateria10 dias
Peso154 gramas
ConexõesBluetooth e GPS
Tela1.6″ AMOLED – 320 x 360 px
ConexõesNão tem

8

Samsung Galaxy Watch 5 LTE

Design minimalista com foco na saúde
Prós
  • Tela em vidro de Cristal Safira
  • Caixa de alumínio reforçado
  • Carregamento super rápido
Contras
  • O Bluetooth poderia ser melhor
  • LTE apenas com pré-pago

Para quem busca um aparelho com monitoramento de saúde que combine perfeitamente com seu estilo, o Galaxy Watch 5 da Samsung será ótimo para esse papel. Seu design atemporal de tela redonda é agradável aos olhos, além de ter várias opções de cores para combinar com você do jeito que quiser.

Ele usa a tecnologia Sensor BioActive, que utiliza um único chip para todos os sensores de saúde, assim todos funcionam em harmonia. Ele é um aparelho mais focado na saúde, por isso possui sensor de batimento cardíaco óptico, eletrocardiograma, análise de impedância bioelétrica, oxímetro com monitoramento, detecção de queda, chamada de emergência e coaching do sono que detecta ronco e estágio de sono.

É um aparelho ótimo para quem gosta de sair muito, como andar de bicicleta, fazer caminhadas e afins. Sua caixa é feita de alumínio reforçado e seu vidro resistente a água é feito de cristais de safira, que faz com que seu visor seja mais resistente contra arranhões e quedas.

Sistema Op.Google Wear OS
BateriaNão especificado
Peso28.7 gramas
ConexõesWi-Fi, Bluetooth, NFC e LTE
Tela1,4″ Super AMOLED – 450 x 450 px
ConexõesNão especificado

9

SmartWatch IWO 16 Ultra Watch 8

Sistema anti-perda e design de tela infinita
Prós
  • Mede a pressão
  • Mais de 25 recursos
  • Tela grande IPS
  • Display personalizável com foto
Contras
  • Não tem memória interna
  • NFC apenas para cartão TAG
  • Não é aprova d’água

O smartwatch IWO 16 Ultra Watch 8 é uma boa opção para quem busca ter uma vida mais regrada e maior eficiência nas tarefas diárias. A IWO tem conseguido seu espaço nos últimos anos, buscando uma alta durabilidade em seus relógios inteligentes para diminuir a dificuldade de um dia corrido.

O Watch 8 tem um consumo de energia até 5% menor do que seus antecessores, podendo durar até mais que o previsto se bem cuidado. Ele é compatível com os sistemas Android 5.0, IOS 10.0 e superiores.

Este aparelho tem consigo mais de 25 recursos instalados, incluindo alguns como anti-perda inteligente, modo de Lâmpada de Cabeceira, localizador GPS rastreamento de outros smartwatches e tela dividida. Extremamente útil, com alto desempenho, resistente à chuva e com um bom custo.

Sistema Op.Não especificado
Bateria‎4 Dias
Peso‎60 gramas
ConexõesBluetooth, NFC e GPS
Tela2.2″ LED IPS – 320 x 384 px
ConexõesNão tem

10

Galaxy Watch Active 2

Relógio inteligente leve e confortável
Prós
  • Compatível com diversos smartphones
  • Ideal para executivos
  • Bordas finas
  • Design mais próximo do relógio digital
Contras
  • Só vem na cor preto
  • As notificações em sistemas iOS podem travar
  • Bateria fácil consumível

O Galaxy Watch Active 2 é para quem busca um smartwatch com recursos mais escritório pra fitness, mas não está acostumado com seus designs diferentes ou seus formatos retangulares. Sua caixa tem 44mm feita em alumínio é confortável e leve, e sua pulseira de borracha fluorelastômero com uma aparência parecida a de um relógio digital.

Seu display vem com bordas finas para melhor visualização dos recursos. Seu processador dual-core dá uma boa base a suas funções como sensor de BPM, acelerômetro, giroscópio, sensor de luz ambiente, reconhecimento automático de exercícios e assistente de tradução de idiomas. Além de possuir alto-falante e microfone para poder ouvir músicas e receber chamadas.

Por fim, esse Galaxy Watch pode acessar as redes sociais, mostrar notificações do celular e controle da câmera do smartphone. Ele possui compatibilidade com o sistema Android 5.0, sistema iOS 9.0 e iPhones 5 ou superior a qualquer um desses.

Sistema Op.Tizen
Bateria16 horas
Peso319.6 gramas
ConexõesBluetooth 5.0, Wi-Fi, NFC, GPS e LTE
Tela1.4″ AMOLED – ‎854 x 480 px
Conexões4GB

Como escolher melhor smartwatch

Para saber se você está escolhendo o melhor smartwatch para seu estilo de vida, é preciso saber algumas informações e detalhes sobre esses dispositivos. Aprendendo mais sobre seus detalhes e quais cabem melhor para cada rotina, ficará mais fácil para você na hora de escolher seu relógio inteligente. Veja quais são esses detalhes logo abaixo!

Conheça os tipos de smartwatches disponíveis

Todo mundo tem um estilo de vida diferente, logo vão preferir aparelhos diferentes. Para ter certeza que está comprando o melhor smartwatch para você, é bom saber se você busca um dispositivo para um cotidiano simples, para uma vida fitness ou que precisa de acompanhamento de saúde, ou para uma rotina mais complexa.

Cotidiano

Smartwatch mostrando as horas

Os smartwatches cotidianos, ou básicos, são para iniciantes. Para quem ainda não teve nenhum aparelho semelhante e prefira um aparelho mais simples e fácil de usar, ou para quem gostaria de tentar algo mais em conta antes de investir num relógio inteligente de alto custo.

Esses costumam ter o custo mais baixo, mas também feito com materiais mais simples e comumente resistentes a suor, mas não aprova d’água. Suas funções aparecem em todos os smartwatches: capazes de ver as horas, marcar alarmes, cronômetro, mostrar o clima, vem com GPS, calculam o seu BPM (batimento cardíaco por minuto), Bluetooth para ouvir músicas e fazer chamadas.

Fitness

Mulher arrumando o Smartwatch para correr

Já os smartwatches fitness são feitos especialmente para quem quer manter uma boa regulamentação de suas atividades físicas, para quem mantém uma vida de exercícios mais completa e frequente, ou para quem precisa estar sempre de olho em diversos fatores ligados à sua saúde.

Além de possuir tudo que um relógio inteligente cotidiano possui, esses aparelhos costumam ser aprova d’água e com pulseiras de silicone, além de calcular zonas de treinamento, níveis de estresse e ansiedade, controle de respiração, monitoramento de sono, poder programar rotas com o GPS, melhor acesso a lembretes e e-mails, medir pressão, temperatura corporal, indicador de saúde pessoal e Pedômetro (contador de passos).

Avançado

Pessoa vendo a quantidade de passos no Smartwatch

Por fim, os smartwatches avançados são para quem já tirou bom proveito das versões mais simples desses dispositivos e busca um mais completo ou apenas quer ter o máximo da modernidade desses aparelhos wearable. Contendo tudo que os outros dois tipos de smartwatches tem e muito mais.

São mais protegidos com resistência também a poeira e muitos deles feitos de titânio. Mais recursos com os smartphones como controle maior de mídias e tirar fotos a distância, acessar redes sociais, detecção de acidentes, controle de ciclos menstruais e gestacionais, giroscópio, sensor de luz ambiente, câmera, alto-falante, acompanhamento em tempo real de rotas, assistente de tradução de idiomas e pagar compras por aproximação.

Verifique se o sistema operacional do smartwatch é compatível com seu smartphone

Mulher mexendo no Smartwatch

Os relógios inteligentes podem se conectar com seus celulares para maior uso de recursos, mas para isso é preciso ver se o sistema operacional do seu aparelho é compatível com seu celular. Há três tipos de sistemas que você pode encontrar, eles são os watchOS, os Tizen e os WearOS

O sistema watchOS é feito especialmente para os iPhones e seu sistema operacional iOS, eles não são capazes de conectar com nenhum outro aparelho, mas são os com mais poder de processamento. Agora os Tizen, também que são exclusivos, feitos para os smartphones da Samsung e especialmente para os modelos Galaxy, trazendo assim recursos mais bem atualizados.

Por último, temos o sistema WearOS que é um coringa entre os relógios inteligentes, pois é capaz de conectar tanto com sistemas iOS quanto Androids. Além disso, sua IA assistente possui a melhor qualidade dentre os três. Por isso, na compra do seu melhor smartwatch, fique atento se o sistema é compatível com seu celular atual.

Avalie a qualidade e resolução da tela do smartwatch

Mulher vendo a quantidade de calorias no Smartwatch

As telas são uma das partes mais importantes a se levar em conta se você busca o melhor smartwatch para sua rotina. Começando pelo fato de que existem relógios inteligentes com telas retangulares, de visual mais moderno, e outros com telas redondas, para quem está acostumado com o visual dos relógios de pulso.

Devemos também verificar as polegadas e a resolução de sua tela. Elas podem variar de 1.3″ a 2.2″ e sua resolução pode ir de 240 x 240 pixels a 854 x 480 pixels. Se seu intuito é usar o smartwatch para lembretes e rápida verificação, uma tela menor será o suficiente, mas caso você queira ter melhor visualização dos recursos e verificar notificações com mais frequência, então aposte numa tela maior de alta resolução.

É importante verificar também a qualidade da tela. Existem os tipos de tela TFT, que são telas mais baratas usadas para relógios digitais e o tipo IPS, que são telas sem distorção de imagem por movimento e com bom contraste. Junto a isso também surgem as opções LED, que são telas mais baratas; OLED, telas orgânicas, e AMOLED que são telas com mais contraste e autonomia de bateria.

Busque por uma boa autonomia de bateria para seu smartwatch

Pessoa mexendo no Smartwatch

Dependendo do seu dia-a-dia, a bateria pode se tornar um fator muito importante. Se você viaja com frequência, passa muito tempo fora de casa ou precisa estar usando o smartwatch o tempo inteiro, então apostar numa boa bateria é essencial.

A autonomia das baterias pode variar entre 12 horas, 16 horas e 18 horas, mas para quem precisa do relógio inteligente por mais tempo, seja por conta de uma longa viagem a trabalho ou para monitorar seu sono, também há smartwatches que duram de 4 dias até 14 dias de uso. Basta apenas estar atento às descrições para ter o melhor smartwatch sem se preocupar com ele te deixando na mão.

Considere o quanto de memória seu smartwatch terá

Mulher vendo o batimento cardíaco no Smartwatch

Caso você esteja pensando em usar o smartwatch como um substituto temporário do smartphone na ideia de ouvir música, podcasts e audiobooks, guardar contatos, anotações e acessar redes sociais; então é necessário ver se seu aparelho possui armazenamento interno.

Não são todos que possuem, mas os que possuem variam entre 4GB a 32GB de memória. Se você deseja ter seus contatos, aplicativos sociais, anotações e aplicativos de streaming de música, 4GB será o suficiente.

Para casos em que você quer manter tudo mencionado acima, mais alguns arquivos de leitura e outras mídias mais pesadas como arquivos MP3 e MP4, podcasts e audiobooks baixados, e mais aplicativos pesados; então busque por uma memória de 16GB até 32GB. Assim você irá garantir que estará com o melhor smartwatch para cumprir seus desejos.

Veja quais conexões seu smartwatch pode fazer

Aplicativos do Smartwatch

Sempre é bom verificar que tipo de conexões seu aparelho pode fazer, sejam elas físicas, como entradas USB-C e microSD ou não físicas, como Bluetooth e Wi-Fi.

É necessário verificar se seu dispositivo possui conectividade Bluetooth de boa qualidade para garantir conexão com seu celular e fones Bluetooth. Você também pode buscar por smartwatches que possuem conexão Wi-Fi e NFC, que é a tecnologia que te ajuda a pagar por aproximação.

Agora, normalmente um smartwatch não terá uma entrada USB-C, pois eles geralmente são carregados de maneira wireless, ou seja, sem fio com um carregador magnético, logo não há tanta necessidade desta entrada. E não são todos os relógios inteligentes que terão entrada para memória expansível, ou seja, microSD.

Mas você pode achar alguns poucos aparelhos com esses recursos caso seja isso que você está procurando no melhor smartwatch.

Confira a qualidade e resistência dos materiais do smartwatch

Smartwatch envolto em água

Dependendo para onde você vai com seu smartwatch em pulso é bom saber quais são os materiais externos que os compõem, pois existem casos que precisamos que o melhor smartwatch seja mais resistente ou mais leve, e para saber disso é preciso olhar seus materiais e proteções.

A maioria das caixas dos relógios inteligentes são feitas de alumínio e alumínio reciclado. Alumínio é um metal pouco resistente, mas é bem mais leve, sendo assim uma boa pedida para quem faz academia, caminhada, natação ou pode se incomodar com um peso extra no seu dia-a-dia por utilizar muito o pulso, como artistas e gamers.

Já as caixas feitas de aço e aço inoxidável, são mais pesadas, porém mais resistentes contra impactos. É o tipo de material recomendado para quem faz trilha, seja a pé ou de bicicleta, para quem pratica algum esporte ou uma atividade que traz riscos aos smartwatch como dança, teatro e musculação.

E por fim, suas pulseiras também merecem atenção, pulseiras de borracha são as mais baratas e com mais aderência, as de silicone são as mais resistentes e flexíveis, e as de tecido ou couro são as mais caras e confortáveis.

Cogite comprar alguns acessórios para smartwatches

Smartwatch tirando da caixa

Assim como diversos eletrônicos, podemos encontrar alguns acessórios para protegê-los ou deixar seu melhor smartwatch combinando ainda mais com você.

Veja se ele permite trocar as pulseiras em caso de desgaste, em alguns aparelhos você pode até mudar o material da pulseira, basta achar o modelo correto. Existem também capinhas protetoras, tanto para a tela como películas protetoras encaixáveis de diversos estilos, quanto para a caixa, com capas de borracha ou silicone.

Existem pequenas bolsas tipo chaveiro que cabem na palma da mão para seu relógio inteligente ficar sempre próximo e protegido mesmo sem usá-lo. Verifique se é possível personalizar seu smartwatch ao seu estilo e garanta uma combinação não só com sua rotina, mas também com o seu jeito.

Outras informações sobre o smartwatch

Essas não são as únicas dicas e recomendações que temos sobre smartwatch. Veja logo abaixo mais algumas informações que podem ser úteis para você na hora da compra de seu novo dispositivo!

Para quem são indicados os smartwatches

Três pessoas com Smartwatch

A praticidade do relógio inteligente combina com qualquer rotina. Você não precisa estar segurando o dispositivo para usar o melhor de seus recursos, ele não vai te parar se você estiver atrasado para o trabalho e é um acessório útil durante a prática de um esporte ou em longas viagens.

Com sua tecnologia você pode rapidamente pagar uma compra, verificar e-mails e fazer seu smartphone tirar uma foto a distância sem estresse ou demora. Além de serem de grande auxílio para saber como está a sua saúde, facilmente verificando sua qualidade de sono, sua pressão arterial e se você já se hidratou naquela hora.

É definitivamente um aparelho flexível para quem está sempre apressado ou com as mãos ocupadas e para quem quer ter um extra cuidado com sua saúde e acompanhamento de exercícios.

Como os smartwatches acompanham nossa saúde?

Casal de corredores com Smartwatch

Os smartwatches em sua maioria vêm equipados com diversos tipos de tecnologias que ajudam a acompanharmos nossa saúde, criados a base de estudos e dados registrados no aparelho.

Existem sensores de movimento como o acelerômetro que gira a tela toda vez que viramos, podendo assim calcular se tivemos um sono profundo ou não. Sensores como pedômetro, que calcula passos com base no balanço natural que fazemos no braço quando andamos ou corremos. E os sensores de queda que, utilizando dados registrados pela empresa, identificam a falta súbita de movimentos.

Existem os LEDs vermelhos e infravermelhos em baixo da caixa ou na tela para o uso do oxímetro que verifica a saturação de oxigênio no sangue, e LEDs verdes também em baixo da caixa para calcular seu batimento cardíaco. Algumas pulseiras também possuem a tecnologia de se inflarem para medir sua pressão arterial.

Como zelar pelo seu smartwatch?

Mulher mexendo no Smartwatch

Com todo dispositivo novo que compramos, é necessário tomar alguns cuidados para evitar danificá-lo e poder aproveitar ao máximo seu tempo de vida útil.

Mas antes de tomar qualquer atitude, sempre exija e leia o manual do aparelho. A própria fabricante coloca algumas dicas e instruções de como cuidar do seu smartwatch da melhor forma possível. Dito isso, temos também algumas dicas de reforço para você.

  • Leia com atenção sobre as proteções do aparelho: nem sempre os smartwatches terão as mesmas proteções. Alguns podem ser resistentes a respingos e suor, mas não à prova d’água, alguns podem ter resistência à poeira, outros podem resistir bem ao calor do sol, mas não ao calor da sauna. Portanto, busque por esses detalhes com atenção para não acabar danificando seu smartwatch sem querer.
  • Adicione suas próprias proteções: recomendamos no início do texto alguns acessórios para o relógio inteligente como capinhas e pulseiras extras, mas gostaríamos de reforçar a necessidade de comprar uma película ou tela protetora, afinal a tela é a parte mais importante do aparelho logo precisa de extra cuidado caso você pretende usá-lo em locais perigosos como em trilhas ou durante as aulas de natação.
  • Cuidados de limpeza: a limpeza desses aparelhos é simples, basta um pano seco de microfibras ou feito de algodão e passe pelo dispositivo. São tecidos que não soltam pelo, tiram muito bem a poeira e não riscam a tela ou a caixa do seu aparelho. Pode umedecê-lo um pouco com água para limpar a pulseira se necessário.
  • Cuidados com a bateria: para um bom proveito da bateria, evite deixá-la acabar. Assim que seu visor mostrar 15% ou 10% de bateria, coloque seu smartwatch para carregar, também evite deixar ligado recursos que você não utiliza ou não está utilizando no momento para que assim não ocorra o superaquecimento da bateria, mantendo ela sempre saudável.

Seguindo essas simples dicas e lendo com atenção o manual, seu relógio inteligente irá durar bastante tempo em seu pulso sem preocupações extras ou necessidade de levar a uma assistência técnica.

Veja outros artigos sobre smartwatchs

Se você gostou das nossas indicações de melhores smartwatches de 2024, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Invista num smartwatch e aumente a flexibilidade da sua rotina!

Homem pagando a conta usando NFC do Smartwatch

Agora que você sabe tudo que é necessário para comprar o melhor smartwatch, ficará muito mais fácil escolher qual o relógio inteligente que vai te trazer mais benefício. Lembre-se de sempre verificar as especificações do aparelho como o sistema operacional e suas conexões, veja se o tamanho e o formato é do seu agrado, e se os materiais combinam com seu estilo de vida.

Invista num smartwatch com as funções que você precisa no dia-a-dia, como medidor de calorias, pagamento por aproximação e espaço para ouvir podcasts e audiobooks. Mantenha seu aparelho sempre limpo e cuide bem de sua bateria para que você possa aproveitar o máximo dos recursos oferecidos.

Junto a todas essas dicas e o amplo conhecimento sobre o seu estilo de vida, temos certeza que agora será mais simples ter um smartwatch que vai te dar o poder de ter uma rotina mais moderna, prática, organizada e saudável. Então boas compras!

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

1 Comentário
  1. […] Por outro lado, smartwatches de 2,5 polegadas ou mais são considerados grandes, e por isso, recomendados para quem quer aproveitar ao máximo seus recursos “smart”, como acesso a aplicativos e mensagens, players de vídeo e uma melhor visualização dos medidores do acessório. Para mais informações, confira aqui quais são Os Melhores Smartwatches. […]

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo