Os 10 Melhores Pen Drives de 2024: SanDisk, Kingston e mais!

Pen drives são dispositivos práticos de armazenamento de dados e foram feitos para que você possa transportar suas informações para onde você for. Com eles, você pode guardar arquivos de trabalho ou fotos e vídeos de suas viagens com a família, e movê-los para diferentes dispositivos com rapidez e segurança, graças aos seus recursos de criptografia e alta compatibilidade com outros dispositivos.

Além disso, a possibilidade de fazer transferências de dados em alta velocidade os torna uma boa opção para fazer backups de segurança para o seu PC, ou mesmo para quem deseja um pouco mais de espaço para instalar seus aplicativos e jogos preferidos.

No entanto, para tirar o melhor proveito desse periférico, é necessário entender o que realmente faz um pen drive ser melhor e como escolher o modelo ideal para você.

Pensando nessas necessidades, preparamos um artigo completo para você. Com ele, você vai descobrir tudo sobre como escolher o melhor pen drive de 2024, além de ver uma lista atualizada com as melhores opções disponíveis. Continue lendo para saber mais.

Os 10 melhores pen drives de 2024

Memória
Formato
Padrão
Velocidade
Proteção
Segurança
1
Pen Drive Kingston DataTraveler Micro 128GB

Veja na Amazon
128GB
USB-A
3.2
200Mbps (leitura), 115Mbps (escrita)
Resistência a quedas
Pode ser criptografado
2
Pen Drive SanDisk Ultra Dual Drive 256GB


Veja na Amazon
256GB
Micro-USB
3.0
130Mbps
Design retrátil
Aplicativo de gerenciamento da fabricante
3
Pen Drive Multilaser Titan 32GB


Veja na Amazon
32GB
USB-A
2.0
10Mbps (leitura), 3Mbps (escrita)
Garantia de 10 anos
Pode ser criptografado
4
Pen Drive Mini HP 32GB



Veja na Amazon
32GB
USB-A
2.0
4Mbps (leitura), 7Mbps (escrita)
Design reduzido
Pode ser criptografado
5
Pen Drive Samsung Flash Drive 256GB


Veja na Amazon
256GB
USB-A
3.1
400Mbps (leitura), 110Mbps (escrita)
Resistência a choque, à prova d’água
Pode ser criptografado
6
Pen Drive SanDisk Cruzer Spark 32GB


Veja na Amazon
32GB
USB-A
2.0
100Mbps (leitura), 70Mbps (escrita)
Não contém
Pode ser criptografado
7
Pen Drive TCELL Push 128GB 



Veja na Amazon
128GB
USB-A
3.2
100Mbps
Tampa para o conector
Pode ser criptografado
8
Pen Drive Kingston Datatraveler Exo 64GB 

Veja na Amazon
64GB
USB-A
3.2
100Mbps (leitura), 70Mbps (escrita)
Tampa para o conector
Pode ser criptografado
9
Pen Drive Ultra Flair SanDisk 64GB


Veja na Amazon
64GB
USB-A
3.0
150Mbps (leitura), 70Mbps (escrita)
Acabamento com material metálico
Pode ser criptografado
10
Pen Drive Multilaser 16GB



Veja na Amazon
16GB
USB-A
2.0
10Mbps (leitura), 3Mbps (escrita)
Tampa para o conector
Pode ser criptografado

1

Pen Drive Kingston DataTraveler Micro 128GB

O melhor pen drive para comprar em 2024
Prós
  • Resistência maior a quedas e impactos
  • Pode ser criptografado, para maior segurança
  • Ideal para jogos eletrônicos
  • Mantém a compatibilidade com USB 2.0 e 3.0
  • Design leve e fácil de guardar ou transportar
Contras
  • Preço um pouco mais alto

O Datatraveler Micro da Kingston conta com uma alta velocidade para leitura e gravação de dados, e por isso, o modelo ideal para quem deseja usar o acessório para armazenar jogos ou arquivos pesados, e também para os designers ou outros profissionais que precisem lidar com imagens em alta qualidade e vídeos em 4K. Além disso, seu formato é o USB-A, ideal para transferir arquivos entre a maioria dos dispositivos.

Seu potencial de armazenamento é generoso, e vai permitir backups dos seus dados mais importantes em casa ou no trabalho. Os 128GB que oferece também serão úteis para aliviar o disco principal dos seus computadores e consoles, além de poderem ser usados para aumentar um pouco a RAM do seu PC, usando uma ferramenta disponível no próprio sistema operacional.

Para quem dá valor a proteção e não quer correr o risco de perder os seus dados, o modelo tem um design metálico que é mais resistente a quedas e impactos que outros materiais, e unindo essa resistência com a possibilidade de criptografar os seus dados por meio dos principais aplicativos de segurança, o modelo entrega uma boa opção para quem deseja ter o máximo controle dos seus dados.

Memória128GB
FormatoUSB-A
Padrão3.2
Velocidade200Mbps (leitura), 115Mbps (escrita)
ProteçãoResistência a quedas
SegurançaPode ser criptografado

2

Pen Drive SanDisk Ultra Dual Drive 256GB

Pen drive compacto e com bom equilíbrio entre custo e desempenho
Prós
  • Compatível com Mac, Windows e Android
  • Suporte do aplicativo da empresa para gerenciamento dos seus dados
  • Design retrátil para maior praticidade e proteção
  • Alta velocidade com design leve, ideal para levar onde você for
Contras
  • Não é à prova d’água

Contando com alto desempenho e compatibilidade com diversos dispositivos, o modelo Dual Drive da SanDisk é o mais recomendado para quem deseja um acessório prático sem abrir mão da capacidade. Com um vasto potencial de armazenamento, de 256GB, é possível armazenar uma quantidade massiva de dados, sendo perfeito para fazer backups de documentos pessoais ou de arquivos de trabalho, ou do seu negócio.

Com sua velocidade de leitura acima da média, os designers e outros profissionais que lidam com imagens poderão editar fotos em alta qualidade e arquivos em 4K sem preocupações com o armazenamento do seu disco principal. Para quem deseja trocar arquivos entre dispositivos de diferentes sistemas, suas entradas tipo A e micro-USB são compatíveis com Windows, Mac e até com smartphones Android.

Para garantir a melhor segurança, o pen drive conta com um design retrátil que dá mais praticidade e evita o contato com superfícies ou líquidos. Caso você esteja procurando um modelo que te dê o máximo controle sobre os seus dados, o Dual Drive conta com o suporte do aplicativo da empresa, ideal para gerenciar os arquivos armazenados no acessório e programar backups periódicos para evitar a perda de dados.

Memória256GB
FormatoMicro-USB
Padrão3.0
Velocidade130Mbps
ProteçãoDesign retrátil
SegurançaAplicativo de gerenciamento da fabricante

3

Pen Drive Multilaser Titan 32GB

Pen drive para o cotidiano com melhor custo-benefício
Prós
  • Excelente custo-benefício
  • Bom armazenamento e velocidade razoável
  • A marca oferece 10 anos de garantia contra defeitos
Contras
  • Não é resistente a quedas ou à água

Com uma capacidade de armazenamento razoável e um custo bem abaixo de modelos semelhantes, o pen drive Titan da Multilaser é ideal para quem deseja um acessório versátil para o dia a dia sem gastar muito. Com ele você poderá gravar até 2000 músicas, para tocar em seus dispositivos de preferência, e dezenas de vídeos, tudo em questão de poucos minutos, pois o modelo entrega uma boa velocidade para tarefas básicas.

Para maior compatibilidade, o Titan vem com um conector do tipo A que permite a troca de arquivos entre a maioria dos computadores e a leitura por qualquer aparelho de som ou de vídeo com uma entrada do tipo. Seu protocolo de transferência é o 2.0, também compatível com a maioria dos computadores e sistemas de som, ideal para quem quer liberdade de usar o pen drive em qualquer dispositivo.

Além disso, o modelo tem um design leve e compacto, o que é uma vantagem para quem precisa passar por lugares movimentados durante seus deslocamentos, como estações de trem ou metrô, ou para quem deseja usá-lo no carro ou em caixas de som, pois evita que as pessoas esbarrem nele e provoquem danos. Para ainda mais proteção, a marca oferece uma garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação, tornando-o um investimento seguro.

Memória32GB
FormatoUSB-A
Padrão2.0
Velocidade10Mbps (leitura), 3Mbps (escrita)
ProteçãoGarantia de 10 anos
SegurançaPode ser criptografado

4

Pen Drive Mini HP 32GB

Pen drive com design reduzido e prático
Prós
  • Design ultra leve e pequeno, ideal para lugares movimentados
  • Bom armazenamento para guardar músicas e vídeos
  • Compatível com a maioria dos computadores e outros eletrônicos
Contras
  • Pode ser fácil de perder
  • Não é indicado para backups ou arquivos muito pesados

O modelo mini da HP é recomendado para quem tem uma rotina corrida e precisa acessar os seus dados em lugares movimentados ou com pouco espaço. Com medidas de cerca de 2 cm em comprimento, e com apenas 3g de peso, o modelo é perfeito para quem deseja evitar os danos causados por esbarrões e batidas que possam acontecer ao pen drive em lugares cheios, ou mesmo dentro do carro enquanto você reproduz músicas ou vídeos.

Para que as suas horas de lazer não tenham limites, seu armazenamento de 32GB é perfeito para guardar milhares de músicas e alguns vídeos, e o seu formato é do tipo A para ser compatível com a maioria dos computadores, e, além disso, permitir a passagem dos seus arquivos entre diversos eletrônicos, como caixas de som, e equipamentos de áudio e vídeo automotivos.

Além disso, o modelo vem com um chaveiro que, além de auxiliar na hora de remover o pen drive do seu computador, torna o modelo mais fácil de guardar e difícil de perder, uma vez que seu tamanho seja muito reduzido. Apesar das dimensões menores, o HP conta com todos os recursos disponíveis para pen drives padrão, inclusive podendo ser criptografado para aumentar a segurança dos seus dados.

Memória32GB
FormatoUSB-A
Padrão2.0
Velocidade4Mbps (leitura), 7Mbps (escrita)
ProteçãoDesign reduzido
SegurançaPode ser criptografado

5

Pen Drive Samsung Flash Drive 256GB

Alta velocidade de gravação e à prova d’água
Prós
  • Alta velocidade de leitura e gravação
  • Ideal para jogos
  • À prova d’água e resistente a quedas, choques e poeira
  • Compatibilidade com os padrões USB anteriores ao 3.1
Contras
  • Preço um pouco mais elevado

O pen drive da Samsung é indicado para quem deseja um desempenho realmente acima da média para transferências massivas de arquivos, além de contar com recursos extras de proteção, o que é ideal para quem está sempre em movimento e não pode colocar seus dados em risco. Com o USB BAR da Samsung você poderá fazer backups completos do sistema e dos arquivos de seu computador pessoal ou do seu trabalho.

Para os fanáticos por jogos, o modelo conta com uma velocidade de leitura surreal, com 400mbps que tornarão fáceis a leitura dos seus jogos favoritos e darão conta dos melhores vídeos e filmes em 4K. A boa velocidade é também um aliado para profissionais que trabalham com imagens, pois permite a edição rápida de arquivos pesados. Além disso, o formato 3.1 também é compatível com 2.0 e 3.0, para que você não perca praticidade.

Ideal para quem deseja levar o pen drive em seus deslocamentos diários ou durante as suas viagens com amigos e família, o modelo conta com um material resistente a quedas, choques, poeira e é à prova d’água, perfeito para a prevenção de danos por praticamente qualquer imprevisto ou acidente cotidiano. E para garantir que só você possa acessar seus dados mais importantes, o modelo pode ser criptografado com os principais programas de segurança.

Memória256GB
FormatoUSB-A
Padrão3.1
Velocidade400Mbps (leitura), 110Mbps (escrita)
ProteçãoResistência a choque, à prova d’água
SegurançaPode ser criptografado

6

Pen Drive SanDisk Cruzer Spark 32GB

Pen drive para o dia a dia ou para o trabalho
Prós
  • Pode ser criptografado
  • Design leve e ideal para quem está sempre em movimento
  • Boa velocidade de leitura para uso doméstico ou profissional
Contras
  • Não vem com uma tampa para o conector USB

O Cruzer Spark da SanDisk é um modelo recomendado para quem procura versatilidade para guardar seus dados pessoais ou transferir arquivos e documentos de trabalho entre diversos dispositivos diferentes. O modelo conta com um bom armazenamento, de 32GB capaz de guardar milhares de músicas, livros em PDF e outros arquivos de texto, que poderão ser acessados quando você desejar.

Para reproduzir suas músicas e vídeos favoritos, o Cruzer conta com uma velocidade de leitura que alcança os 100Mbps, e promete máxima fluidez mesmo na reprodução de alguns arquivos pesados, como vídeos em alta qualidade. Por ter um conector do tipo USB-A 2.0, o pen drive é compatível com a maioria dos dispositivos, podendo ser usado até em computadores mais antigos, além de caixas de som domésticas ou de automóveis.

Seu design é leve e prático para ser transportado, e combina com quem tem uma rotina corrida e precisa ter uma boa unidade de armazenamento sempre em mãos. Para garantir maior controle sobre os seus dados, o modelo pode ser criptografado com programas nativos do seu sistema operacional, ou aplicativos específicos para a função disponíveis para qualquer PC.

Memória32GB
FormatoUSB-A
Padrão2.0
Velocidade100Mbps (leitura), 70mbps (escrita)
ProteçãoNão contém
SegurançaPode ser criptografado

7

Pen Drive TCELL Push 128GB 

Pen drive com boa velocidade e versátil para casa ou trabalho
Prós
  • Design retrátil para praticidade e proteção
  • Compatível com qualquer dispositivo que tenha entradas tipo
  • A Alta velocidade com o padrão 3.2
  • Ideal para guardar jogos ou fazer backups
Contras
  • Não é resistente a quedas ou água
  • Não possui entradas de outros tipos

O modelo da TCELL surpreende pela alta capacidade de armazenamento e velocidade de transferência que se adapta aos mais diversos usos, sendo um modelo indicado para quem usa o acessório tanto para o trabalho quanto para o dia a dia. Com ele, você poderá fazer backups completos de seu sistema ou arquivos mais importantes, guardar fotos e vídeos em alta qualidade, e muito mais.

O pen drive vem com o formato mais popular para acessórios do tipo, o USB-A. Graças a isso, é possível transferir arquivos entre diversos computadores diferentes sem precisar de adaptadores ou outros recursos. Além disso, o seu padrão 3.2 é ideal para fazer transferências em alta velocidade, e o modelo alcança cerca de 100Mbps para leitura, e mantém a compatibilidade com as versões 2.0 e 3.0.

Caso você esteja procurando pela máxima praticidade, o pen drive da TCELL não precisa de drivers ou configurações para ser usado, basta plugar e usar. Para maior facilidade na hora de guardar e evitar a perda da tampa, o seu design é retrátil e o conector pode ser puxado ou guardado sempre que for preciso.

Memória128GB
FormatoUSB-A
Padrão3.2
Velocidade100Mbps
ProteçãoTampa para o conector
SegurançaPode ser criptografado

8

Pen Drive Kingston Datatraveler Exo 64GB

Pen drive com gravação rápida e custo acessível
Prós
  • Bom armazenamento para o uso cotidiano
  • Velocidade para transferir arquivos mais pesados com facilidade
  • Possui uma tampa para evitar contato com outras superfícies e materiais
  • Pode ser criptografado
Contras
  • Não é resistente à água
  • Não é o mais indicado para backups completos de empresas
  • Pode esquentar um pouco durante o uso

O modelo EXO da Kingston é uma opção recomendada para quem deseja trocar informações entre diversos dispositivos sem precisar investir em um modelo muito caro. Sua entrada é do tipo USB-A, compatível com a maioria dos computadores e dispositivos de som ou vídeo. Além disso, sua capacidade de armazenamento é razoável, ideal para aproveitar músicas e vídeos em alta qualidade, e para transferir alguns arquivos mais pesados.

Para a maior eficiência ao transferir arquivos pesados, o USB 3.2 garante velocidades altas de leitura e gravação, e por isso, o modelo é perfeito para quem deseja armazenar arquivos em qualidade maior com um gasto mínimo e tempo. Além disso, o acessório não perde a compatibilidade com entradas USB 2.0 e 3.0, e pode ser usado em dispositivos mais antigos. Seu formato tipo A também ajuda na hora de passar arquivos para diversos dispositivos.

O pen drive da Kingston também possui uma tampa protetora para evitar contato com líquidos e proteger o conector de alguns impactos. Com ele você terá um bom recurso de armazenamento para levar a qualquer lugar, pois seu formato é leve e de fácil transporte. Para evitar prejuízos por conta de defeitos ou falhas, a marca oferece uma garantia contra problemas na fabricação dos pen drives.

Memória64GB
FormatoUSB-A
Padrão3.2
Velocidade100Mbps (leitura), 70Mbps (escrita)
ProteçãoTampa para o conector
SegurançaPode ser criptografado

9

Pen Drive Ultra Flair SanDisk 64GB

Pen drive com USB 3.0 para transferências rápidas
Prós
  • Material resistente contra quedas e impactos
  • Excelente capacidade de leitura e boa gravação de dados
  • Formato USB-A tem alta compatibilidade com a maioria dos eletrônicos
Contras
  • Não conta com conectores extras
  • Não vem com uma tampa para o conector USB

Contando com um padrão rápido para leitura e gravação de dados, e um armazenamento razoável para diversos tipos de arquivos, o Ultra Flair da SanDisk é ideal para quem deseja mais dinamismo para o seu dia com a possibilidade de gravar e ler arquivos pesados em questão de segundos.

O pen drive entrega até 150Mbps para leitura de arquivos, o que o torna uma boa opção para os fanáticos por jogos eletrônicos que desejam aliviar o armazenamento de seus computadores ou consoles, além de ser um aliado razoável para profissionais que precisam lidar com arquivos pesados, como fotos em alta qualidade e vídeos em 4K, pois sua capacidade de gravação é satisfatória.

Além da eficiência, o periférico alcança uma boa durabilidade para evitar que os seus dados sejam perdidos por conta de algum acidente. Seu acabamento é em material metálico, mais resistente contra quedas e impactos do que outros materiais, e por isso, é uma boa opção para quem se move por lugares movimentados ou com pouco espaço.

Memória64GB
FormatoUSB-A
Padrão3.0
Velocidade150Mbps (leitura), 70Mbps (escrita)
ProteçãoAcabamento com material metálico
SegurançaPode ser criptografado

10

Pen Drive Multilaser 16GB

Pen drive prático para o dia a dia
Prós
  • Ideal para o uso doméstico
  • Custo mais baixo do que modelos semelhantes
  • Possui uma tampa embutida para evitar a perda da proteção
Contras
  • Não é resistente a quedas

Se o que você está procurando é um pen drive para o uso doméstico e para pequenas transferências de arquivos no trabalho, o Multilaser Twist é uma opção ideal, pois oferece boa funcionalidade por um preço bem abaixo que outras opções. Com seu armazenamento de 16GB você poderá salvar os seus arquivos e documentos principais, além de poder baixar músicas e vídeos para reproduzir no seu carro ou caixas de som portáteis.

Sua velocidade de armazenamento é básica, mas eficiente para o dia a dia, e o seu formato USB-A com a tecnologia 2.0 é perfeito para quem procura a melhor compatibilidade, pois torna possível a transferência entre qualquer computador atual e a grande maioria dos mais antigos. Além disso, esse pen drive pode ser lido por qualquer outro eletrônico com portas do tipo A.

Além disso, para dar alguma proteção para o conector do twist, sua tampa irá bloquear o contato de outros objetos com o pen drive, e por ser embutida no acessório, será bem mais difícil de perder. Caso você deseja mais segurança para o seu pen drive, o modelo pode ser criptografado pela maioria dos recursos disponíveis na web.

Memória16GB
FormatoUSB-A
Padrão2.0
Velocidade10Mbps (leitura), 3Mbps (escrita)
ProteçãoTampa para o conector
SegurançaPode ser criptografado

Como escolher o melhor pen drive

Nem sempre é fácil entender a quantidade de nomes e detalhes técnicos que vemos em anúncios do melhor pen drive de 2024, por isso, apresentaremos a seguir a definição das principais características para se levar em conta na hora de escolher um pen drive. Confira as nossas dicas e saiba mais sobre armazenamento, padrões USB, velocidade e muitos outros detalhes.

Avalie a capacidade de armazenamento do pen drive

Pen drive branco

As opções de armazenamento para o pen drive variam de 16GB até 256GB, e terão mais utilidade para diferentes formas de uso. Opções econômicas, de 16GB a 32GB, por exemplo, são ideais para quem pretende transferir documentos e imagens entre dispositivos, além de serem baratos se você quiser um pen drive apenas para instalar ou reinstalar o sistema operacional do seu PC. Costumam custar de R$20 a R$60

As opções de 64GB contam com um armazenamento versátil para diferentes usos, como guardar arquivos mais pesados e vídeos, mantendo um custo entre R$40 e R$100. Caso você trabalhe com imagens e precise de ainda mais espaço para fotos e vídeos em alta qualidade, as opções de 128GB serão as mais indicadas, custando, em geral, um pouco mais de R$100.

Os modelos com 256GB de armazenamento ou mais, são comparáveis a alguns HDs ou SSDs externos básicos, e unindo essa capacidade às altas velocidades de transferência, são os modelos recomendados para armazenamento massivo de dados. São ideais para jogos e edição de imagens, além de serem boas opções para backups de sistema. Podem custar de R$100 a R$600.

Escolha bem o formato do pen drive

Mini pen drive

Conhecer os formatos disponíveis para o pen drive irá te ajudar a escolher a mais compatível com os seus dispositivos e com as suas expectativas de desempenho. Confira os principais tipos de entrada e faça a melhor escolha.

  • USB-A: É o tradicional USB retangular, e por ser o tipo mais comum disponível, ele é o formato mais recomendado para quem deseja compatibilidade com o máximo de dispositivos diferentes.
  • USB-B: É um formato recomendado para a conexão de periféricos, como impressoras ou scanners, pois sua forma quadrada com dimensões reduzidas o torna prático para o dia a dia.
  • USB-C: É um formato bem recente, que promete melhor desempenho e resistência. É formado por duas hastes retangulares, porém menores do que o USB-A, e é recomendado para o uso em dispositivos modernos, para transferências em alta velocidade.
  • Micro USB: São versões menores dos diferentes formatos de USB, possuindo menos pinos para transferência de dados. São indicados para a conexão de periféricos, como mouses ou scanners. Além disso, são o formato usado para os conectores de smartphones.
  • Lightning: São ideais para os usuários de produtos Apple, pois o formato foi desenvolvido exclusivamente para os eletrônicos da empresa. Seu conector possui uma forma retangular ultra fina, e seu desempenho é comparável com os formatos mais modernos de USB.

Verifique o padrão USB do pen drive

Pen drive conectado no notebook

O padrão do pen drive é o que define o quão rápido ele será capaz de ler e transferir arquivos, e para ter o melhor proveito desse potencial, você deve estar atento à compatibilidade do seu computador. Confira os principais padrões a seguir, e descubra o que combina mais com as suas demandas.

  • USB 1.1: É o padrão mais antigo, e se encontra praticamente em desuso. Sua velocidade máxima de transmissão é de cerca de 12Mbps, e é recomendado para o uso em PCs mais antigos.
  • USB 2.0: É a versão aprimorada do 1.1, e também o padrão mais comum disponível. Sua velocidade máxima é razoável, de 480Mbps, e por conta da alta compatibilidade, é o mais recomendado para transferências entre diferentes máquinas, novas ou antigas.
  • USB 3.0: É um dos padrões mais modernos e conta com alta velocidade de transmissão, de 5Gbps, e é recomendado para o uso em PCs e notebooks mais recentes, para transferência massiva de dados e criação de Backups.
  • 3.1 e 3.2: São indicados para quem precisa transferir arquivos pesados de forma ainda mais ágil. Alcançam a velocidade de 10Gbps e 20Gbps, e mantêm a compatibilidade com as entradas 2.0 e 3.0.

Veja a velocidade de escrita e leitura do pen drive

Pen drive cinza

A velocidade do melhor pen drive tem tudo a ver com o seu formato e padrão. Padrões mais antigos ou formatos micro e mini, por exemplo, não irão conseguir fazer transferências massivas de dados em questão de segundos, mas serão perfeitos para o uso doméstico.

Sendo assim, as opções de 10Mbps a 100Mbps, são indicadas para transferências de documentos ou armazenamento de músicas e vídeos para tocar em caixas de som ou no carro.

Os pen drives com velocidade de 110Mbps até 500Mbps são os mais rápidos disponíveis, e uma excelente escolha para transferência de arquivos pesados, como vídeos e filmes em 4K ou jogos de última geração.

Eles são também uma boa opção para o trabalho, pois permitem o armazenamento de backups de dados importantes com maior velocidade ou a otimização do disco principal, evitando que fique muito cheio.

Avalie o tamanho e portabilidade do pen drive

Vários pen drives

De modo geral, o pen drive será portátil independente do tamanho escolhido, mas há dois padrões diferentes em que podemos encontrar o periférico, o “padrão” e o “mini”, ou nano.

O formato padrão costuma pesar menos de 50g, para os modelos com materiais mais pesados, e menos de 20g para os mais leves, e medir de 4cm a 8cm de comprimento, o que já é bastante portátil, e torna os modelos ideais para usar em computadores e laptops.

Já os pen drives mini pesam menos de 10g e seu comprimento total não passa muito da extensão da própria entrada USB, o que torna os modelos ainda mais práticos.

Já que contam com bom desempenho para o dia a dia e trabalho, eles podem ser usados como qualquer outro pen drive, porém, são especialmente indicados para reproduzir músicas ou vídeos em caixas de som, ou no carro sem correr o risco de alguém esbarrar no pen drive e desconectá-lo.

Considere um pen drive com boa proteção

Pen drive conectado no notebook

Quem nunca deixou algum eletrônico cair ou esbarrar em alguma coisa, não é mesmo? No caso do pen drive, pequenas quedas ou contato com a água podem causar danos e perdas severas aos seus dados, e por isso, poder contar com alguma segurança contra danos físicos é uma vantagem para a sua casa e para o seu negócio.

Modelos com revestimento de borracha são mais resistentes a quedas e a temperaturas elevadas, e por isso, são recomendados para quem precisa se deslocar por lugares movimentados, como estações de trem e metrô, e não quer correr o risco de danificar seus dados.

Pen drives resistentes à água são perfeitos para levar em viagens, pois a umidade ou pequenas gotas de água do mar, ou da chuva podem comprometer todas as suas fotos e vídeos guardados. Normalmente, esses modelos são feitos com alumínio anodizado ou outro material impermeável, e entregam resistência em até 200m de profundidade.

Prefira um pen drive com maior segurança

Pen drive com tampa

Programas maliciosos e incidentes imprevistos colocam em risco a segurança dos seus dados, e por isso, o pen drive deve contar com bons recursos de segurança e privacidade, para apenas você tenha acesso aos seus dados pessoais ou de trabalho.

Para evitar que programas maliciosos sejam instalados no pen drive sem o seu conhecimento, é recomendado acessar as propriedades do acessório, e nas opções de segurança optar por comandos como “controle total” ou afins, pois eles garantem que apenas você poderá autorizar as transferências de arquivos ou instalações de programas no pen drive.

Em caso de perda ou furto do seu pen drive, uma excelente opção de segurança é a criptografia dos seus dados, que irá impedir que pessoas não autorizadas acessem as suas informações. Para recorrer ao recurso, basta usar um software disponível pelo próprio sistema, como o Bitlocker, para Windows, e configurar uma senha de acesso em poucos minutos.

Outras informações sobre pen drives

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher um bom pen drive, e já conferiu o nosso ranking atualizado com as melhores opções disponíveis, melhore ainda mais a experiência com o seu novo pen drive com estas dicas extras. Aqui você vai entender um pouco mais sobre esse periférico.

Qual a melhor marca de pen drive?

Pessoa colocando o pen drive no notebook

Na hora de escolher o melhor pen drive de 2024, poder contar com marcas reconhecidas pela qualidade e segurança vai te prevenir de passar por problemas com os seus dados.

Para isso, você pode contar com modelos da marca Kingston, uma das líderes no mercado de acessórios para expansão de memória, além de possuir pen drives compatíveis com todos os sistemas de segurança possíveis e contar com recursos de proteção contra corrupção de dados.

Contando com alguns modelos que inovam na tecnologia, mas sem perder a qualidade, a SanDisk é a marca ideal para quem deseja versatilidade. Ela conta com modelos de alta velocidade para os mais diversos formatos, além de opções com mais de um conector, o que a torna ideal para usuários de MacOS, por exemplo.

Como fazer backup de seus arquivos do pen drive na nuvem?

Pessoa inserindo o pen drive no notebook

Fazer um backup dos dados do melhor pen drive na nuvem é uma boa escolha para quem não quer correr o risco de perder o acessório por algum descuido ou devido à corrupção de seus dados. Para fazer essa transferência, basta logar em seu aplicativo ou programa de armazenamento online, como o Google drive, Dropbox, etc. e fazer o seguinte:

Com o pen drive conectado no seu computador acesse sua conta na nuvem e clique na opção “novo” ou afins, e em seguida, escolha “fazer upload” e escolha os arquivos ou pastas do seu pen drive que você deseja transferir para a nuvem. Além disso, também é possível configurar o Windows para fazer backup de seus certos dados e aplicativos para que você possa transferir os arquivos direto do PC.

Como recuperar arquivos perdidos ou corrompidos?

Pen drive preto

A corrupção dos dados pode ocorrer por exposição a líquidos, quedas ou softwares maliciosos, e para não perder definitivamente os dados danificados, o pen drive conta com alguns recursos de recuperação.

Caso você tenha perdido documentos simples, você pode contar com recursos do próprio sistema, como o “abrir e restaurar”, acessado com o botão direito do mouse, para recuperá-lo.

Para casos mais complicados, como perda de arquivos maiores ou programas, você deve contar com algum software específico para tentar a recuperação. Um dos mais comuns e fáceis de usar é o data recovery wizard, disponível para Windows e Mac, e com ele você pode fazer recuperações gratuitas até uma certa quantidade de dados.

Como colocar uma senha no seu pen drive?

Pen drive branco

Para criar uma senha no pen drive, basta acessar as opções de segurança do seu acessório através do menu “propriedades” ou diretamente em “ativar opções do Bitlocker” clicando com o botão direito do mouse, que permitirá a criação de uma senha. Caso o seu dispositivo não conte com esse recurso, alguns programas gratuitos ou pagos poderão dar conta da tarefa.

Caso você precise usar um programa específico de criptografia, como o VeraCrypt Portable, basta executar o programa e criar uma nova pasta, para que a pasta do pen drive seja travada por uma senha, basta que você selecione a opção de encriptar um drive de fora do sistema (externo), e selecionar o ícone do pen drive, e está feito.

Escolha o melhor pen drive e armazene seus arquivos com segurança e praticidade!

Pessoa com o pen drive na palma da mão

Neste artigo, você viu um guia completo de como escolher o melhor pen drive para comprar em 2024, com as melhores dicas e recomendações para fazer a escolha perfeita para a sua casa. Com ele você entendeu um pouco mais sobre armazenamento e formatos de entrada para pen drives, sobre seus padrões e velocidade, além de muitos outros detalhes.

Além disso, também foi apresentada uma lista atualizada com as 10 melhores opções disponíveis, ideal para que você baseie a sua escolha nas melhores referências, e por isso, não perca tempo.

O pen drive ideal para usar na sua casa ou no trabalho está a sua espera, então aproveite nossas dicas e o ranking, escolha o seu favorito e compre já o melhor pen drive de 2024!

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo