Os 5 Melhores Leitores Digitais de 2024: Oasis, Paperwhite e mais!

Os leitores digitais são produtos que provam como a tecnologia está cada dia mais avançada e prática. Com um leitor digital você é capaz de manter uma estante de livros na palma da sua mão e a todo momento em que você desejar por uma boa leitura.

Os leitores digitais são excelentes para estudantes, jornalistas, escritores e amantes da leitura que estão sempre em movimento. Muitos desses dispositivos são capazes de melhorar cada vez mais sua experiência de leitura digital com diversos recursos como áudio books, espaço para anotações e telas sem luz capazes de dar a sensação de estar lendo no papel.

Mas os leitores digitais ainda estão lentamente se infiltrando no mercado comum e isso pode tornar sua busca pelo aparelho perfeito para você muito complexa e tediosa. Pensando nisso, preparamos este artigo com conselhos e dicas de como garantir o melhor leitor digital para você e com um ranking dos 5 melhores leitores digitais como recomendação. Confira!

Os 5 melhores leitores digital de 2024

Capaz de ler
Tamanhos
Memória
Bateria
Tela
Extras
1
Kindle Oasis 32GB



Veja na Amazon
AZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI sem proteção e PRC nativo
7 polegadas
32GB
6 semanas
E-Ink
Luz ajustável, à prova d’água e antirreflexo
2
Kindle Paperwhite Signature Edition 32GB

Veja na Amazon
AZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI e PRC nativo
6,8 polegadas – 174 x 125 x 8,1 mm
32GB
10 semanas
LED Paperwhite
Luz frontal adaptável, carregamento sem fio e antirreflexo
3
Kindle 11ª Geração



Veja na Amazon
AZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI e PRC nativo
6 polegadas – 157,8 x 108,6 x 8,0 mm
16GB
6 semanas
LED
Iluminação embutida e antirreflexo
4
Kindle Paperwhite 16GB



Veja na Amazon
AZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI e PRC nativo
6,8 polegadas – 174 x 125 x 8,1 mm
16GB
10 semanas
LED Paperwhite
Luz ajustável, antirreflexo, Iluminação embutida e aprova d’água
5
E-Reader, BK-6025L



Veja na Amazon
TXT, HTML, PDF, DPUB, DJVU, EPUB, TIFF, RTF, CBZ e CB
6 polegadas – 16.5 x 11 x 1 cm
8GB
2500mAh
E-Ink
Assistente de leitura e à prova d’água

1

Kindle Oasis 32GB

Melhor opção do mercado: companheiro de viagens e possível usa-lo em qualquer lugar
Prós
  • Ótima quantidade de armazenamento
  • Tecnologia Whispersync
  • Design ergonômico
  • Tela com tecnologia E-Ink de alta qualidade
  • Luz frontal adaptável
Contras
  • Audibles disponíveis apenas com o Amazon Prime

O leitor digital Kindle Oasis é o melhor amigo de quem precisa viajar a negócios, estudos ou quem simplesmente ama conhecer novos lugares, mas queria poder levar sua biblioteca pessoal consigo. Este aparelho se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, ele possui uma grande tela de 7 polegadas E-Ink, que garante o conforto aos nossos olhos independente da iluminação.

Ele é um aparelho com tela antirreflexo e com temperatura de luz ajustável, que te permite escolher entre um tom mais branco ou âmbar para sua tela de forma gradiente, isso sem contar da sua luz frontal adaptável, que ajusta o brilho da tela automaticamente. Ele também possui a tecnologia Whispersync, capaz de sincronizar seus E-Books a outros aparelhos como smartphones e tablets.

Por fim, este aparelho vai te acompanhar fácil em qualquer lugar com sua bateria de 6 semanas. Ele é um aparelho confortável com design ergonômico e botões para facilitar a passagem de tela rapidamente, além de ser à prova d’água testado para suportar imersão acidental.

Capaz de lerAZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI sem proteção e PRC nativo
Tamanhos7 polegadas
Memória32GB
Bateria6 semanas
TelaE-Ink
ExtrasLuz ajustável, à prova d’água e antirreflexo

2

Kindle Paperwhite Signature Edition 32GB

Equilíbrio entre custo e desempenho: para quem tem um dia-a-dia corrido e cheio
Prós
  • Resistência à prova d’água de alta qualidade
  • Alta autonomia de bateria
  • Tela de alta qualidade
  • Carregamento sem fio
Contras
  • Nuvem disponível apenas para conteúdos da Amazon

O leitor digital Kindle Paperwhite Signature Edition é o perfeito equilíbrio entre custo e desempenho para pessoas com rotinas cheias que precisam do máximo de praticidade. Este aparelho possui compatibilidade com um carregador sem fio extremamente flexível, basta colocar seu leitor digital em cima do carregador e pronto, sem necessidade de encaixá-lo a algum fio.

Sua bateria de grande autonomia é capaz de durar até 10 semanas de uso contínuo sem precisar recarregar. E seus olhos também não ficam exaustos graças a sua tela lisa com 17 LEDs, antirreflexo com temperatura de luz ajustável e luz frontal autoadaptável, para que você possa apenas mudar de ambiente e continuar lendo sem configurar o aparelho novamente.

Por fim, este Kindle além de ser fino, leve e à prova d’água, ele possui 32GB para você usufruir a vontade, seja para baixar arquivos ao seu gosto ou aproveitar dos exclusivos do aparelho, além de possuir armazenamento gratuito na nuvem para todo conteúdo da Amazon.

Capaz de lerAZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI e PRC nativo
Tamanhos6,8 polegadas – 174 x 125 x 8,1 mm
Memória32GB
Bateria10 semanas
TelaLED Paperwhite
ExtrasLuz frontal adaptável, carregamento sem fio e antirreflexo

3

Kindle 11ª Geração

Melhor custo-benefício: sustentável e flexível para noite e dia
Prós
  • Modo noturno
  • Eco-friendly
  • Disponível em cores preto e azul
  • Compacto e leve
Contras
  • Não é à prova d’água

O leitor digital Kindle 11ª Geração é o aparelho mais flexível e por isso ele possui um alto custo-benefício. Este aparelho possui além de uma tela antirreflexo com 300 ppi de alta resolução, ele também vem com iluminação embutida e modo noturno, esses fatores te permitem ler seus livros favoritos a qualquer iluminação ou hora do dia.

Este Kindle foi construído usando 30% a 75% de plásticos reciclados e 90% de magnésio reciclado, tornando ele não só um aparelho de qualidade, mas eco-friendly também. É um aparelho focado no conforto e baixo custo, com uma bateria de longa duração sem interromper momentos de imersão na leitura, além de vir nas cores preto e azul.

O Kindle ainda beneficia seus leitores com livros exclusivos no Kindle Unlimited e na Amazon Prime, trazendo diversas opções de E-Books para você aproveitar. Ele é completamente customizável em sua tela, além de possuir diversas opções de capas confortáveis e modernas.

Capaz de lerAZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI e PRC nativo
Tamanhos6 polegadas – 157,8 x 108,6 x 8,0 mm
Memória16GB
Bateria6 semanas
TelaLED
ExtrasIluminação embutida e antirreflexo

4

Kindle Paperwhite 16GB

Compacto para te acompanhar nas horas de tédio
Prós
  • Testado para suportar imersão acidental na água
  • Ótima bateria
  • 20% mais rápido para virar as páginas
Contras
  • Disponível apenas em uma cor

O leitor digital Kindle Paperwhite é ótimo para quem gosta de ler e possui uma vida cheia de espaços tediosos, além de ser uma ótima escolha para quem nunca teve um leitor digital. É um aparelho com uma bateria de longa duração capaz de durar semanas sem a necessidade de recarregá-lo.

O aparelho possui uma ótima quantidade de memória, te dando a disponibilidade de possuir até 16GB em livros e arquivos. Ele é 20% mais rápido para virar as páginas, isso em conjunto a sua tela lisa antirreflexo de 300 ppi e temperatura de luz ajustável torna sua leitura muito mais suave independente da luz ambiente.

Ele também é resistente a água e testado para suportar imersão acidental na água, então você pode levar o aparelho para ler na banheira tranquilamente. Sua tela inicial é extremamente intuitiva e amigável, além de você poder ter toda a liberdade para torná-la mais a sua cara nas configurações do aparelho.

Capaz de lerAZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI e PRC nativo
Tamanhos6,8 polegadas – 174 x 125 x 8,1 mm
Memória16GB
Bateria10 semanas
TelaLED Paperwhite
ExtrasLuz ajustável, antirreflexo, Iluminação embutida e aprova d’água

5

E-Reader, BK-6025L

Ótimo para estudantes jovens e adultos
Prós
  • Possui mais de 9 idiomas
  • Corpo resistente
  • Assistente de leitura
Contras
  • Não possui dicionário
  • Não possui iluminação embutida

O leitor digital BK-6025L da Focket é um aparelho compacto com qualidade de tela HD, tecnologia E-Ink e botões de auxílio. É um aparelho conveniente para estudantes de todas as idades, pois ele possui recursos como botão independente flip-book, leitura de quadrinhos, assistente de leitura, marcador de páginas e com vários idiomas adicionais.

Este aparelho possui um corpo resistente e à prova d’água, para que você possa carregá-lo pela escola ou campus sem preocupações. Sua tela é feita para consumir pouco da sua bateria, mantendo a autonomia, junto aos ajustes de brilho e fonte para evitar a fadiga durante a leitura

Por fim, por ser uma tela E-Ink, ele tem um belo contraste mesmo sob a luz solar, junto a isso ele possui compatibilidade com áudio e entrada para fones de ouvido tipo 3,5 mm. Você também pode expandir sua memória com um cartão TF de até 32GB.

Capaz de lerTXT, HTML, PDF, DPUB, DJVU, EPUB, TIFF, RTF, CBZ e CB
Tamanhos6 polegadas – 16.5 x 11 x 1 cm
Memória8GB
Bateria2500mAh
TelaE-Ink
ExtrasAssistente de leitura e à prova d’água

Como escolher o melhor leitor digital?

Para ter certeza de que você está comprando o leitor digital correto para seu estilo de rotina e leitura, é necessário levar em conta alguns aspectos sobre os dispositivos. Dê uma olhada sobre eles logo abaixo!

Confira o tipo de arquivo que o leitor digital consegue ler

Pessoa lendo um livro no leitor digital

A primeira coisa importante a se conferir são os formatos de arquivos que seu leitor digital é capaz de ler. Existem atualmente quatro tipos de formatos de texto, os mais comuns são os PDFs, criados pela Adobe e hoje é usado para diversos tipos de documentos e o EPUB, que é o formato padrão para livros digitais desenvolvido pelo IDPF.

Também existe o formato AZW, que é especialmente feito para os eBooks da Amazon Kindle e o MOBI, outro formato padrão utilizando XHTML, mas este está sendo deixado de usar pelos aparelhos Kindles. Fique sempre atento a quais arquivos seu leitor digital é capaz de ler.

Analise as especificações de tamanho e tecnologia da tela do leitor digital

Obviamente que uma das partes mais importantes que devemos observar na hora de comprar o melhor leitor digital é sobre sua tela. Mais especificamente devemos observar seus tamanhos, junto a sua qualidade e tecnologia visual.

Tamanho da Tela

Pessoa lendo um livro no leitor digital

Devemos pensar se sua preferência é um leitor digital menor e mais prático, ou um leitor digital maior e mais potente visualmente e para vermos isso devemos verificar o tamanho da sua tela.

O mínimo de tamanho para uma tela confortável é de pelo menos 6 a 7 polegadas, este tamanho recomendado para quem precisa de maior espaço na bolsa ou na mesa na hora de utilizar o dispositivo.

Também é possível encontrar no mercado telas maiores de 8 a 10 polegadas, para quem procura uma experiência mais próxima de um livro ou se sente mais confortável com telas maiores, seja por problemas de visão ou apenas por gosto e costume.

Tecnologia da Tela

Leitor digital mostrando um texto

Outro fato sobre a tela para levarmos em conta é seu tipo e tecnologias inclusas. Algumas dessas opções para se buscar são:

  • LCD: este é o tipo padrão de tela, ele utiliza cristais líquidos no seu display para produzir suas imagens em um fundo chamado backlight. É o mínimo que sua tela seja LCD, pois é dela que surgem as melhores variações.
  • IPS: este tipo de tela utiliza a tecnologia LCD de maneira que os cristais fiquem na horizontal, aumentando o ângulo de visão da imagem, impedindo que ela seja distorcida, independente da onde olhemos. Tipos IPS também costumam ter cores mais nítidas e vivas.
  • TFT: este tipo de tela utiliza os cristais mais finos que o comum LCD, por conta disso são capazes de dar mais brilho e alto contraste às suas imagens. Sem contar que este tipo de tela não deixa rastros e sombras quando trocamos rapidamente de imagens.
  • LED: este tipo de tela é considerado a evolução do LCD mais econômica. Ele utiliza a mesma técnica de cristais, porém o backlight é feito diferente, utilizando micro lâmpadas LED para dar base aos cristais.
  • E-Ink: por fim, este tipo de tela costuma ser o mais desejado por amantes de E-books, pois ele utiliza de microesferas magnéticas para criar sua imagem. Esta tecnologia permite que a imagem seja capaz de imitar a aparência de um papel, sem mudar o contraste mesmo sob a luz do sol, ou seja, é uma tela que não traz fadiga ocular.

Observe na hora da compra quais desses tipos de tela seu leitor digital possui e escolha qual deles vai caber melhor com seu gosto e rotina.

Quantifique o armazenamento do leitor digital com base no uso

Leitor digital na mesa com biscoitos e um chá

Para que o leitor digital seja capaz de suportar seus livros necessários e favoritos, ele precisa de uma memória interna, logo é mais que necessário que você esteja atento a este aspecto quando for buscar esse novo dispositivo.

Se seu maior foco com o aparelho é apenas ler livretes, peças, jornais e alguns arquivos simples de leitura, 8GB será o suficiente.

Agora se você pretende ler grandes livros, textos de arquivos mais pesados e mais complexos ou se você pretende ter basicamente uma biblioteca pessoal em seu leitor digital, seja para estudo, trabalho ou entretenimento; então recomendamos que busque por dispositivos com 16GB e 32GB de memória.

Veja a duração da bateria do leitor digital

Leitor digital em cima de uma pilha de livros

Outro fator importante a se levar em conta na hora de comprar o melhor leitor digital para você, é a sua bateria. Os leitores digitais já são conhecidos por sua grandiosa autonomia, podendo durar semanas de uso sem necessitar carregá-lo durante as leituras.

Mas se seu intuito com o aparelho é levá-lo para longas viagens e aproveitá-lo antes, durante e depois, ou então se pretende manter grande parte das suas pesquisas e referências nele para tê-las sempre em mãos, então buscar por baterias capazes de durar 6 semanas ou até 3 meses podem caber mais com seu estilo.

Identifique o nível de resistência do leitor digital

Mulher lendo no leitor digital

Devemos observar na hora da compra qual o nível de resistência do aparelho, quais suas proteções e a qualidade do corpo, tudo isso levando em conta sua rotina.

Muitos de nós apenas desejamos o aparelho para levar para o café ou para faculdade, mas outros gostariam de carregar seu leitor digital em viagens longas e para as pausa de caminhadas. Então para garantir a segurança do aparelho é interessante ficarmos atentos à suas resistência e proteções.

Veja se seu leitor digital possui um corpo mais firme a quedas, se sua tela possui alguma especificação de proteção ou se o leitor digital é resistente a água e poeira.

Por fim, recomendamos que em caso de dúvidas sobre a resistência do aparelho, busque por algumas capas de silicone ou tecido e por películas protetoras de vidro para garantir a proteção do dispositivo.

Busque leitores digitais com funções extras

Leitor digital e vários livros

E por último, como mencionado na introdução, existem leitores digitais capazes de melhorar ainda mais sua leitura com alguns recursos extras e funções diferentes inclusas no aparelho. Apresentaremos alguns logo abaixo.

  • Audiobook: este recurso é quando o livro pode ser escutado como uma mídia ou podcasts, utilizando a voz de um robô, de um ator ou até do próprio escritor do livro. Observe se seu leitor digital possui a opção de audiobook ou se ele é compatível com esses tipos de livros.
  • Iluminação embutida: este recurso se trata de uma iluminação traseira que alguns leitores digitais podem incluir, ela te ajuda a ler no escuro sem perder a sensação de estar lendo papel.
  • Dicionário: para quem está estudando, está função pode ser interessante. Alguns dispositivos possuem dicionários instalados em seu sistema onde basta você selecionar a palavra, que ele irá dissertar-lá para você.
  • Notas: por fim, outro recurso muito útil para quem está estudando ou trabalhando é as opções de notas nos livros, às vezes em conjunto também pode vir a opção de marcadores digitais. 

É importante manter-se atento a esses possíveis recursos extras para, assim, garantir que você compre o melhor leitor digital para seu estilo de leitura e rotina.

Outras informações sobre leitores digitais

Estas não são as únicas dicas que temos para te dar sobre leitores digitais, há mais dúvidas que podemos tirar e mais dicas para dar. Dê uma olhada!

Como converter arquivos para o seu leitor digital

Pessoa lendo um livro no leitor digital

Às vezes, precisamos ou queremos muito aquele livro em específico, mas ele só está disponível em um tipo de arquivo no qual seu leitor digital pode não suportar. Bom, há uma solução para isso usando ferramentas de conversão.

Existem ferramentas de conversão online, basta você pesquisar, por exemplo: conversor online de MOBI para PDF, que você irá encontrar diversas opções gratuitas disponíveis para fazer sua conversão. Existem também opções pagas para quando queremos arquivos de alta qualidade ou converter uma grande quantidade de livros.

Como cuidar do leitor digital

Leitor digital em cima de um livro

Para garantir o melhor uso do seu leitor digital e o melhor aproveitamento de sua qualidade de vida, é necessário tomar alguns cuidados extras na hora de cuidar do seu aparelho.

Além das proteções compráveis que sugerimos no início do artigo, é necessário manter bons costumes com o aparelho. Evite deixá-lo no sol ou exposto a grandes quantidades de calor, como colocá-lo em cima do computador. Também mantenha um bom costume de limpeza, utilizando com cuidado um pano microfibra seco para limpar sua tela.

Quais são os principais acessórios para leitores digitais?

Leitor digital no sofá

Os leitores digitais já são aparelhos muito práticos e eficientes, mas podemos tornar isso ainda melhor com alguns acessórios feitos para facilitar nossa vida.

Um bom exemplo disso são os suportes para leitores digitais, para quando queremos manter o aparelho numa posição confortável sem ocupar nossas mãos, ou as luzes de leitura, que são pequenas lanternas que se acoplam ao seu leitor digital, garantindo uma iluminação no escuro.

Acessórios muito comuns também são os fones de ouvido para aproveitar um audiobook tranquilamente na biblioteca e as canetas stylus para grifar manualmente um texto.

Conheça também outros modelos de tablets

Se você gostou das nossas indicações de melhores leitores digitais de 2024, que tal conferir também alguns rankings com modelos de tablets? Veja abaixo!

Compre um leitor digital e deixe suas leituras mais práticas!

Pessoa lendo um livro no leitor digital

Agora temos certeza que você sabe tudo o que precisava saber sobre leitores digitais e seus diversos aspectos. Procure observar ao tamanho da tela e o tipo que ela possui para garantir uma leitura confortável para você.

Lembre-se sempre de observar bem quais arquivos seu leitor digital consegue ler, quantos arquivos ele consegue guardar e por quantos dias a fio você poderá aproveitar do seu aparelho. Combine todas essas questões com seu estilo de leitura e com sua rotina para ter melhor proveito do aparelho e não acabar pagando por recursos desnecessários.

Por fim, fique de olho nas proteções e nos cuidados que se deve tomar com o aparelho. Cogite por alguns recursos extras e acessório para aumentar mais a qualidade da leitura, com tudo isso em mente temos certeza de que agora ficará fácil saber como escolher o melhor leitor digital para você. Boas compras e boa leitura!

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo