As 10 Melhores Impressoras Térmicas de 2024: da Epson, Zebra e mais!

As impressoras térmicas são impressoras que usam o calor para imprimir textos e imagens em papéis específicos. Em virtude de seu baixo custo e dimensões menores, esses produtos são os mais indicados para imprimir notas e etiquetas, além de outros impressos, o que as torna especialmente úteis para comerciantes. 

Além do baixo custo e versatilidade, os modelos são bem rápidos e contam com conexões variadas. Com isso, as impressoras térmicas são as mais adequadas para negócios com uma rotina corrida e que dependem de praticidade. Afinal, você pode usar o acessório de onde quiser e, inclusive, transportá-lo quando precisar. 

Contudo, para aproveitar ao máximo essas vantagens, é preciso entender qual impressora é a mais adequada para as suas demandas. Por isso, preparamos um artigo completo com dicas de como escolher o seu modelo, além de um ranking com as melhores opções. Continue lendo e descubra quais são as melhores impressoras térmicas de 2024!

As 10 melhores impressoras térmicas de 2024

Tipo
Largura do papel
Resolução
Velocidade
Conexões
Dimensões
1
Impressora Térmica Elgin L42 Pro


Veja na Amazon
Térmica
108 mm
300 dpi
102 mm/s
USB
33 x 25 x 20 cm; 3 Kg
2
Impressora Térmica Brother QL-800


Veja na Amazon
Térmica
62 mm
300 dpi
93 etiquetas por minuto
USB
‎21,34 x 12,45 x 14,22 cm; 1,13 Kg
3
Impressora Térmica Epson TM-T20X


Veja na Amazon
Térmica
108 mm
300 dpi
200 mm/s
USB, Ethernet
19,2 x 14 x 13,7 cm; 1,5 Kg
4
Impressora Térmica Elgin L42DT


Veja na Amazon
Térmica
70 mm
203 dpi
5 pol./seg
USB, Serial
20 x 22 x 30 cm; 2,5 Kg
5
Impressora Térmica Zebra ZD220


Veja na Amazon
Térmica
39 mm
300 dpi
4 ppm
USB
18 x 20 x 25 cm; 2 Kg
6
Impressora Térmica Argox OS-214 Plus


Veja na Amazon
Térmica de decalque
05 mm
203 DPI
102 mm/s
USB
28 x 19 x 16 cm; 3 Kg
7
Impressora Térmica Elgin i9



Veja na Amazon
Térmica
80 mm
203 Dpi
20 mm/s
USB, Ethernet, Serial
19,8 x 32,6 x 23,2 cm; 1.6 Kg
8
Impressora Térmica Zebra ZT230


Veja na Amazon
Térmica
114 mm
300 dpi
20 mm/s
USB, Serial, Ethernet
‎5 x 5 x 5 cm; 10 Kg
9
Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH

Veja na Amazon
Térmica
82,5 mm
203 dpi
250 mm/s
USB
20 x 30 x 20; 3 Kg
10
Impressora Térmica Argox OS-2140


Veja na Amazon
Térmica e Térmica direta
105 mm
203 dpi
76 mm/s
USB
47 x 28 x 27 cm; 3,4Kg

1

Impressora Térmica Elgin L42 Pro

A melhor impressora térmica para comprar em 2024!
Prós
  • Prática e rápida para qualquer negócio
  • Dimensões compactas para facilitar o transporte
  • Sensor de etiquetas móvel e reconhecimento de diversas linguagens
  • Acompanha software gratuito para etiquetas: Bartender Ultralite
  • LEDs com descrição em português
Contras
  • Preço um pouco mais alto

A impressora térmica da Elgin é, sem dúvida, a proposta da marca para quem deseja o melhor em qualidade, potência e recursos. Afinal, com uma resolução acima da média e ótima compatibilidade, o modelo é perfeito para imprimir etiquetas e notas em qualquer situação, graças a compatibilidade com Windows e Mac.

Ademais, a impressora é poderosa, graças a velocidade razoável e compatibilidade com diversos softwares de impressão, inclusive o Bartender Ultralite, que é totalmente gratuito. Essa compatibilidade em conjunto com a impressão térmica direta, por outro lado, torna a economia com tintas uma outra vantagem do modelo.

Por fim, o modelo tem dimensões razoáveis, o que facilita a portabilidade sem abrir mão da durabilidade. Sua conexão USB, por outro lado, garante um acesso rápido à impressora via computadores ou mesmo outros dispositivos, como balanças. Além disso, os comandos são traduzidos para facilitar o uso dos brasileiros.

TipoTérmica
Largura do papel108 mm
Resolução300 dpi
Velocidade102 mm/s
ConexõesUSB
Dimensões33 x 25 x 20 cm; 3 Kg

2

Impressora Térmica Brother QL-800

Impressora com boa compatibilidade e equilíbrio entre valor e desempenho
Prós
  • Ideal para etiquetas, notas e código de barras
  • Software gratuito P-Touch Editor
  • Compatível com Windows e Mac
  • Possui corte automático
Contras
  • Não é sem fio

Contando com ótimos recursos e a melhor compatibilidade, o modelo QL-800 da Brother é ideal para quem deseja o melhor resultado na impressão de etiquetas. Por ser compatível com Windows e Mac, por exemplo, você pode aproveitar o desempenho e os recursos da Brother em praticamente qualquer computador. 

E se tratando de qualidade e recursos, aliás, a impressora térmica está pronta para demandas de qualquer tipo ou tamanho. Para isso, ela aposta em uma velocidade altíssima, de até 93 etiquetas por minuto, o que é uma vantagem para negócios que imprimem em grande quantidade. Além disso, a resolução acima da média do modelo não decepciona na qualidade.

E para torná-la ainda mais completa, a Brother QL-800 já vem com um software de impressão de etiquetas instalado e gratuito, o que é uma vantagem não apenas para quem deseja praticidade em seu dia a dia como também para quem quer economizar com programas pagos em seu negócio.

TipoTérmica
Largura do papel62 mm
Resolução300 dpi
Velocidade93 etiquetas por minuto
ConexõesUSB
Dimensões‎21,34 x 12,45 x 14,22 cm; 1,13 Kg

3

Impressora Térmica Epson TM-T20X

Impressora térmica com o melhor custo-benefício
Prós
  • Alta capacidade e durabilidade
  • Carga rápida de papel e cortador automático
  • Excelente custo para o que oferece
Contras
  • Não é de transferência

Ideal para quem deseja uma impressora poderosa com a melhor economia possível, a impressora térmica TM-T20X da Epson é a campeã em custo-benefício. Em primeiro lugar, a boa velocidade é ideal para quem tem uma demanda maior, tanto em caixas imprimindo notas ou em outros setores para a impressão de etiquetas. 

Além disso, a tecnologia do modelo é a térmica direta, ou seja, o modelo não depende de tintas ou insumos, pois imprime diretamente via temperatura, isso é simplesmente a melhor opção para quem valoriza a economia acima de tudo, afinal, a impressão térmica direta oferece o menor custo por impressão que existe. 

E as vantagens da Epson TM-T20X não terminam em seu rendimento e economia, já que o modelo é prático e altamente resistente. Para isso, a impressora aposta na conexão USB e Ethernet, para o uso pessoal ou de uma equipe inteira. Além disso, a capacidade para até 60 milhões de linhas por mês é uma vantagem para quem imprime muito e precisa de durabilidade.

TipoTérmica
Largura do papel108 mm
Resolução300 dpi
Velocidade200 mm/s
ConexõesUSB, Ethernet
Dimensões19,2 x 14 x 13,7 cm; 1,5 Kg

4

Impressora Térmica Elgin L42DT

Impressora prática e resistente
Prós
  • Compatível com diversas linguagens (EPL,ZPL,TSPL)
  • Capaz de identificar produtos e automatizar processos
  • Leve sem perder a resistência
  • Pode ser usada em conjunto com balanças
Contras
  • Difícil de configurar no primeiro uso
  • Não tem corte automático

Se o que você deseja é uma impressora térmica resistente e, principalmente, de alto desempenho para lidar com demandas mais altas, o modelo L42DT da Elgin é a mais recomendada. Afinal, sua velocidade acima da média e tecnologia direta, por exemplo, são uma vantagem imensa para quem precisa imprimir muito com o menor custo possível.

Além disso, a resolução mediana do modelo conta pontos em favor da economia, já que não exige demais da impressora para produzir boas notas e etiquetas. Além disso, o modelo é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais, tanto para notas quanto para etiquetas, o que é uma vantagem para quem quer poder escolher o melhor sistema para o seu negócio.

Por fim, o modelo conta com dimensões impressionantes. Afinal, mesmo sendo bastante compacto, o modelo aposta nos melhores materiais para manter sua vida útil. Para torná-la mais versátil, o modelo pode ser integrado com balanças e outros dispositivos via USB ou serial, e também conta com um recurso de reconhecimento de produtos.

TipoTérmica
Largura do papel70 mm
Resolução203 dpi
Velocidade5 pol./seg
ConexõesUSB, Serial
Dimensões20 x 22 x 30 cm; 2,5 Kg

5

Impressora Térmica Zebra ZD220

Impressora rápida e fácil de usar
Prós
  • Rápida e prática para negócios
  • Dimensões menores para facilitar o transporte
  • Ideal para etiquetas e códigos de barras
Contras
  • Não imprime em cores

A impressora Zebra ZD220 é, antes de mais nada, a escolha certeira para quem deseja um modelo prático e fácil de usar. Para isso, o modelo aposta na impressão térmica direta, por exemplo, que é mais rápida e econômica que outras tecnologias, já que não depende de tintas ou papéis Ribbon.

Além disso, o modelo conta com dimensões menores e até com um papel de menor largura, o que o torna interessante para a impressão de etiquetas. Além disso, o baixo peso complementa o design compacto, tornando a Zebra ZD220 ideal para caixas de pequenos e grandes negócios.

Por fim, a resolução do modelo é alta para evitar falhas e cortes na impressão. E se tratando de conectividade, o modelo oferece o USB para uma conexão rápida e sem necessidade de outras redes para funcionar. Assim sendo, o modelo é ideal para quem deseja uma boa funcionalidade sem abrir mão da economia.

TipoTérmica
Largura do papel39 mm
Resolução300 dpi
Velocidade4 ppm
ConexõesUSB
Dimensões18 x 20 x 25 cm; 2 Kg

6

Impressora Térmica Argox OS-214 Plus

Impressora de decalque fácil de usar
Prós
  • Vem com cortador e empilhador
  • Fácil de usar
  • Boa velocidade para demandas maiores
Contras
  • Sem muitos recursos extras

A impressora térmica OS-214 Plus da Argox é, sem dúvida, a proposta da marca para quem deseja um excelente desempenho, mas não abre mão de alguns recursos extras. Afinal, com um papel de largura um pouco menor e uma velocidade acima da média, o modelo é perfeito para quem pretende imprimir muitas notas e etiquetas ao longo de seu dia. 

Além disso, a resolução razoável com tecnologia de decalque é uma vantagem para quem valoriza a economia e a durabilidade. Isso porque os 203 DPI do modelo aceleram as impressões sem perder qualidade, enquanto a tecnologia que não depende apenas da temperatura para imprimir garante uma vida útil bem maior para o acessório.

Além disso, o modelo tem uma interface fácil de usar para facilitar ainda mais a rotina em seu negócio. Para isso, sua interface é simples e intuitiva, além da boa compatibilidade com diversos sistemas e softwares de impressão. Assim sendo, o modelo pode se adaptar a diversos tipos de negócios e de demandas.

TipoTérmica de decalque
Largura do papel05 mm
Resolução203 DPI
Velocidade102 mm/s
ConexõesUSB
Dimensões28 x 19 x 16 cm; 3 Kg

7

Impressora Térmica Elgin i9

Impressora versátil e econômica
Prós
  • Leve sem perder a resistência
  • Conexões variadas
  • Vem com guilhotina
Contras
  • Sem muitos recursos extras
  • Não imprime em cores

Contando com dimensões modestas, mas sem abrir mão de um desempenho robusto, o modelo i9 da Elgin é indicado para quem deseja praticidade e versatilidade. Isso é porque o modelo tem um tamanho bem reduzido e baixo peso, o que facilita a mobilidade, além de ser mais fácil de manusear, sobretudo em caixas para emissão de notas.

Além disso, sua resolução é razoável, e a tecnologia de impressão térmica direta dispensa o uso de tintas ou de papel Ribbon. Em outras palavras, o modelo é extremamente econômico e durável, e vai te garantir o menor custo por impressão pelo maior tempo possível, o que é ideal para negócios e demandas maiores.

Por fim, as conexões do modelo são versáteis. Com o USB ou Serial, por exemplo, você pode conectar a impressora a um computador de forma econômica e com ótima estabilidade. Além disso, o Ethernet é uma vantagem para equipes que pretendem usar uma impressora ligada a mais de um PC.

TipoTérmica
Largura do papel80 mm
Resolução203 Dpi
Velocidade20 mm/s
ConexõesUSB, Ethernet, Serial
Dimensões19,8 x 32,6 x 23,2 cm; 1.6 Kg

8

Impressora Térmica Zebra ZT230

Impressora robusta com conexões versáteis
Prós
  • Pode se conectar a diversos aparelhos
  • Ideal para etiquetas e notas
  • Possui cortador e bandeja
  • Boa velocidade e tamanho de impressão
Contras
  • Valor mais alto
  • É mais pesada
  • Não é sem fio

Ideal para quem deseja uma impressora térmica poderosa e com recursos extras, o modelo Zebra ZT230 oferece excelentes tecnologias. Com suas conexões variadas, por exemplo, você pode conectar seu aparelho através de portas seriais para reduzir os custos sem perder a velocidade, ou mesmo via USB, ou Ethernet para o uso de equipes maiores.

Além disso, sua velocidade é razoável e as dimensões do papel usado são medianas. Em outras palavras, o modelo é versátil e está preparado para demandas maiores ou menores, tanto para imprimir notas quanto para etiquetas de produtos ou de preços.

Por fim, o modelo conta com alguns extras que prometem facilitar a vida de quem tem uma rotina mais corrida. Em primeiro lugar, a bandeja de alimentação automática promete reduzir muito o tempo com abastecimentos de papel. Além disso, o cortador automático é perfeito para agilizar a impressão de notas e etiquetas.

TipoTérmica
Largura do papel114 mm
Resolução300 dpi
Velocidade20 mm/s
ConexõesUSB, Serial, Ethernet
Dimensões33 x 25 x 20 cm; 3 Kg

9

Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH

Velocidade acima da média e ótimos recursos
Prós
  • Com alimentador de folhas
  • Bom tamanho de folha
  • Easy Recovery System para evitar o atolamento de papel
Contras
  • Não tem cortador automático
  • Não é sem fio

Se o que você deseja é, acima de tudo, uma impressora térmica prática e com um valor razoável, o modelo MP-4200 TH da Bematech é um dos mais recomendados. Com a boa capacidade e velocidade acima da média, por exemplo, o modelo está pronto para lidar com demandas variadas, o que o torna viável para diferentes tipos de negócios.

Contudo, a MP-4200 TH não abre mão da qualidade em função de seu alto desempenho. Afinal, sua resolução razoável e tecnologia térmica direta são uma vantagem não apenas para quem deseja impressões de boa qualidade como também para quem deseja economizar com tintas e outros insumos.

Além disso, suas dimensões menores em conjunto com alguns recursos extras tornam o modelo especialmente prático. Com apenas 30 centímetros de comprimento, por exemplo, o modelo é versátil para balcões e caixas no geral. Além disso, o alimentador de folhas é uma vantagem para quem lida com demandas maiores e não pode perder tempo abastecendo.

TipoTérmica
Largura do papel82,5 mm
Resolução203 dpi
Velocidade250 mm/s
ConexõesUSB
Dimensões20 x 30 x 20; 3 Kg

10

Impressora Térmica Argox OS-2140

Impressora versátil e com boa compatibilidade
Prós
  • Design elegante e resistente
  • Acesso ao ArgoBar/Printer Utility
  • Compatível com Windows e Mac
Contras
  • Um pouco mais pesada
  • Difícil de configurar no primeiro uso

A impressora térmica OS-2140 da Argox é, sem dúvida, a escolha certeira para quem deseja uma impressora versátil e resistente. Em primeiro lugar, isso é devido a sua tecnologia de impressão direta e por transferência, que permite ao usuário optar por uma impressão mais econômica ou que melhore a vida útil do modelo. 

Em segundo lugar, o modelo é rápido e poderoso. Afinal, com mais de 76 mm/s em folhas de largura razoável, o modelo está pronto para demandas maiores e impressões de variados tipos. Em complemento a essa potência, o modelo vem com acesso a dois softwares de impressão de etiquetas: ArgoBar e Printer Utility.

E as vantagens do modelo não param em sua versatilidade e potência, já que o modelo não decepciona na compatibilidade. Isso porque, com o acesso aos dois sistemas operacionais mais usados no mundo, você pode usar o modelo da Argox em praticamente qualquer computador.

TipoTérmica
Largura do papel105 mm
Resolução203 dpi
Velocidade76mm/s
ConexõesUSB
Dimensões7 x 28 x 27 cm; 3,4Kg

Como escolher a melhor impressora térmica?

Por se tratar de um acessório muito usado em negócios, vale a pena considerar a potência e os recursos da sua nova impressora térmica. Por isso, confira a seguir os principais componentes desses produtos e qual é o melhor para a sua loja.

Se atente com o tamanho e peso da impressora térmica

impressora Térmica co metiqueta

Se tratando de dimensões, a maioria das impressoras térmicas têm um tamanho bem menor do que as impressoras comuns para escritórios. Ainda assim, as opções menores, de até 20 centímetros, por exemplo, são as mais indicadas para o uso em caixas para emissão de notas.

Por outro lado, se o que você procura é um modelo para emissão de etiquetas de preços, marcas ou mesmo para envio de correspondências, a escolha certa são as opções um pouco maiores, de até 40 centímetros. Afinal, elas têm a vantagem de poderem ser integradas a balanças e outros dispositivos para facilitar ainda mais a vida dos comerciantes.

Confira qual é o tipo de software que a impressora é compatível

impressora térmica portátil e computador

Assim como em outros dispositivos eletrônicos, o software das impressoras térmicas é um programa que gerencia o funcionamento do acessório, como a leitura de dados e a impressão das páginas em si. Além disso, há softwares específicos para a impressão de notas e para a de etiquetas.

Em primeiro lugar, deve-se notar que muitas linguagens de impressão foram feitas para funcionar apenas com as impressoras da marca que a desenvolveu. Só para exemplificar, os softwares DPL, EPL e ZPL, imprimem notas e etiquetas em impressoras Datamax, Eiiron e Zebra, respectivamente. 

Contudo, outros sistemas como o PPLA e PPLB são mais versáteis, e por isso, são os mais indicados para quem não quer se limitar a impressoras de uma única marca. Além disso, há softwares que além de versáteis não tem custo para o usuário, como o Bartender Ultralite, um dos mais indicados para imprimir etiquetas.

Procure uma impressora térmica com tecnologia moderna

impressora térmica imprimindo em um escritório

Existem dois tipos de impressoras térmicas: as térmicas diretas e as de transferência. As impressoras térmicas diretas, por exemplo, formam as imagens e texto por meio do aquecimento de um papel termo sensível, que é a forma mais barata de impressão que existe. Assim sendo, esses modelos são indicados para quem deseja economia, podendo ser consideradas como Impressoras Custo-Benefício.

Por outro lado, se você deseja uma impressora mais rápida e com ótima vida útil, os modelos de transferência são os melhores. Isso ocorre pois eles trabalham com um papel específico, que usa a tinta Ribbon para responder melhor ao calor da impressora. Com isso você tem ótimas impressões sem exigir demais do acessório, o que prolonga a sua vida útil.

Veja se o tamanho da impressão é o ideal para seu uso

rolos de papel em impressora térmica

Logo após escolher o tipo de impressora térmica ideal para o seu negócio, é importante que você fique atento ao tamanho do papel com o qual a sua impressora vai trabalhar. Afinal, as opções de largura variam de 80 milímetros (mm) até mais de 120 mm, e o ideal é optar por um tamanho maior para notas e menor para etiquetas.

Além disso, esteja atento à resolução máxima da sua impressora. Isso porque, boa parte dos modelos alcança os 300 dpi (pontos por polegada), e são bem versáteis. Contudo, alguma sociedade mais simples tem uma resolução menor, e são mais indicados para notas e etiquetas mais simples. Para quem busca algo para sua empresa, não deixe de conferir quais são As Melhores Impressoras para Escritório.

Se atente com as conexões da impressora térmica

conexões da melhor impressora térmica

De fato, as conexões das impressoras térmicas vão fazer uma diferença incrível para quem valoriza a praticidade. Afinal, com as opções com fio e Wireless, você tem bastante liberdade para escolher entre um modelo mais portátil ou econômico.

Com conexão Serial ou USB, por exemplo, você tem uma transferência de dados rápida e com excelente versatilidade, o que é ideal para quem deseja economizar, mas sem abrir mão do desempenho. Se o que você procura é portabilidade, o ideal é apostar em uma Impressora Wi-Fi, que permite a conexão com diversos dispositivos sem o uso de fios.

Confira se a impressora térmica é fiscal ou não

impressora térmica em escritório

As impressoras fiscais, como o nome indica, são a escolha certa para quem deseja uma impressora térmica para notas fiscais. Isso ocorre porque, em contraste com os modelos comuns, as opções fiscais contam com uma série de recursos para codificar e proteger dados sensíveis dos seus clientes, como números de CPF ou do cartão.

As impressoras comuns, contudo, não possuem esses recursos, mas ainda assim são perfeitas para emitir recibos ou imprimir etiquetas que não incluam dados pessoais. Por isso, são as mais adequadas para quem pretende usar o acessório em tarefas simples e dá valor à economia.

Outras informações sobre impressoras

Uma vez que você já saiba tudo sobre como escolher uma impressora térmica incrível, considere algumas informações extras. Com elas, você não apenas vai entender mais sobre o funcionamento dessas impressoras, como também vai receber mais dicas de como aproveitar seu novo modelo, confira!

Como é feita a instalação e manutenção de uma impressora térmica?

impressora térmica preta

Tendo em vista a variedade de modelos de marcas consolidadas, pode haver uma dúvida sobre qual é a melhor fabricante ou mesmo quais são as diferenças entre as impressoras de cada marca. No caso das Impressoras HP, por exemplo, seu diferencial fica com a variedade e tecnologias e principalmente com a conectividade de seus modelos.

Afinal, as impressoras da marca prezam pela facilidade no uso e manutenção, o que é uma vantagem para os usuários comuns, mas também para negócios que valorizam a facilidade ao trocar as tintas e fazer ajustes no geral.

Uma outra vantagem da marca é o maior investimento em impressoras com conexões sem fio. Isso é ideal para quem tem menos espaço para instalar a impressora, e principalmente para quem deseja controlar o modelo via celular, algo possível até com alguns modelos mais simples da marca.

Conheça outros artigos sobre impressoras

Se você gostou das nossas indicações de melhores impressoras térmicas de 2024, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Imprima o que precisar na melhor impressora térmica!

impressora térmica branca em um escritório

Nada melhor do que atender os seus clientes e realizar as suas tarefas com qualidade e segurança, não é mesmo? Por isso, você descobriu nesse artigo um pouco mais sobre como escolher uma impressora térmica incrível para o seu negócio, sobre quais são os componentes mais adequados e até os recursos mais úteis para os comerciantes. 

Além disso, você foi apresentado a uma lista atualizada com as melhores opções para este ano, por isso, não perca tempo. Confira as nossas dicas e o ranking o quanto precisar, então decida qual é a sua favorita e compre hoje mesmo a melhor impressora térmica para 2024!

Weslley Andrade
Mostrar o perfil completo

Weslley Andrade

Sou um redator fascinado por eletrônicos e tecnologia, e por isso dou o meu melhor para passar informações completas e acessíveis sobre o tema. O conhecimento técnico na área de elétrica e reparo de equipamentos me deu uma boa base para entender como diferentes produtos funcionam, e aqui, eu vou te ajudar a escolher os melhores eletrônicos para sua casa ou trabalho, mesmo que você não tenha familiaridade com o assunto.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo