As 10 Melhores Câmeras de Segurança de 2024: Intelbras, Hikvision e muito mais!

Quando se trata de segurança e cuidados com nossa residência, uma das tecnologias que surgem na nossa mente são as câmeras de segurança. Graças a elas podemos garantir visões e perspectivas de lugares que antes não podíamos estar o tempo todo vigiando. Com elas podemos tomar conta da frente da nossa garagem, da sala de espera do prédio ou até da entrada do sítio sem exatamente estarmos fisicamente ali.

As câmeras de segurança são capazes de cuidar dos nossos pontos cegos por meses a fio, são capazes de gravar as imagens com registro de data e hora, podem mover-se em ângulos programados por você para manter-se atento aos seus redores, algumas até podem gravar áudios e reproduzir sua voz por um microfone dentro de casa.

Mas no meio de tantas funções e também tantas opções, é bem comum que fiquemos perdidos na hora de comprar a melhor câmera de segurança para nosso ambiente. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas e detalhes importantes sobre esses dispositivos e um ranking das 10 melhores câmeras de segurança de 2024. Confira!

As 10 melhores câmeras de segurança de 2024

Tipo
Ambiente
campo de visão
Resolução
Tamanho
Armazenamento
1
Intelbras Câmera Externa Inteligente iM7


Veja na Amazon
Speed Dome
Externo
105°
Full HD
13.62 x 11.04 x 18.34 cm
Não especificado
2
Câmera de segurança ALOBY PTZ


Veja na Amazon
Bullet
Externo
72°
Full HD
21 x 17 x 14 cm
Cartão MicroSD 64GB
3
Câmera Hikvision Bullet



Veja na Amazon
Bullet
Externo
90°
Full HD
16.11 x 7 x 7 cm
Não especificado
4
Câmera de Segurança TP-Link Tapo C200


Veja na Amazon
Dome
Interno
360°
Full HD
‎19 x 16 x 11 cm
Cartão MicroSD 128GB
5
Câmera Intelbras VHL 1120 B


Veja na Amazon
Bullet
Interno
90°
HD
15 x 10 x 10 cm
Não especificado
6
Câmera de segurança WYZE Cam V3


Veja na Amazon
Bullet
Interno e externo
Não especificado
Full HD
6.38 x 5.69 x 9.98 cm
Cartão MicroSD 32GB
7
Câmera IP Lâmpada



Veja na Amazon
Varifocal
Interno e externo
355°
Full HD
14 x 16 x 15 cm
Cartão MicroSD 128GB
8
Câmera de Segurança Hikvision Turret Colorvu

Veja na Amazon
Dome
Externo
106°
Full HD
14 x 13.7 x 11 cm
Não especificado
9
Câmera de Segurança Intelbras iM3 C


Veja na Amazon
Bullet
Interno
131°
Full HD
17.4 x 9.4 x 8 cm
Mibo Cloud e Cartão MicroSD 256GB
10
Mini Câmera Segurança Mingzhe sem fio


Veja na Amazon
Pinhole
Interno e externo
90°
Full HD
‎10 x 9 x 6 cm
Cartão MicroSD 64GB

1

Intelbras Câmera Externa Inteligente iM7

Melhor opção do mercado: aplicativo Mibo Cam de alta qualidade e microfone embutido
Prós
  • Sem fio
  • Ângulo de visão de 105°
  • Visão noturna colorida
  • Áudio bidirecional
  • Sensor de movimento e pessoas
Contras
  • Possui apenas uma cor

A câmera de segurança Intelbras Inteligente iM7 é a melhor câmera para ambientes externos, modernos e que temos dificuldade de evitar pontos cegos com câmeras convencionais. Ela é sem fio, utilizando o Wi-Fi para se conectar pelo seu smartphone com o aplicativo Mibo Cam.

Este aparelho possui imagens Full HD de alta qualidade e belas cores, seja de dia ou de noite. Seu grandioso ângulo de visão consegue monitorar 105° diagonal, 86° horizontal e 45° vertical, evitando diversos pontos cegos em ambientes grandes como estacionamentos, garagens, quintais, portões de entrada, áreas abertas e quiosques. Ele também é resistente contra água, sol e ventania.

Com seu aplicativo Mibo Cam, você consegue monitorar e mover a visão da câmera sempre que precisar. Ele também possui áudio bidirecional com microfone interno, sensor de movimento com notificação no celular e detecção facial, para garantir que quem está próximo a câmera é um conhecido e não alguém que você deveria se preocupar.

TipoSpeed Dome
AmbienteExterno
Campo de Visão105°
ResoluçãoFull HD
Tamanho‎13.62 x 11.04 x 18.34 cm
ArmazenamentoNão especificado

2

Câmera de segurança ALOBY PTZ

Equilíbrio entre custo e desempenho: perfeita para residências com muitas pessoas e colegas de quarto
Prós
  • Conexão com 3G/4G e Wi-Fi
  • Três modos de visão noturna
  • Sensor e alarme de movimentação
  • Intercomunicador HiFi com filtro anti-ruído
Contras
  • Campo de visão poderia ser maior

A câmera de segurança PTZ da marca ALOBY é uma excelente opção que traz o equilíbrio entre custo e desempenho, perfeito para condomínios ou repúblicas. Esta câmera e seu aplicativo possuem conexões 3G / 4G e Wi-Fi, além de ser possível conectar a câmera a diversas contas ao mesmo tempo, assim todos os residentes ficam sabendo se algo de errado está acontecendo.

Esta câmera possui LED infravermelho com três modos de visão noturna: normal, em cores e visão noturna inteligente que é capaz de fornecer até 10m de distância de visualização sem manchas. Graças ao mesmo LED, ela possui um grande sensor de imagem com detecção de movimento e alarme. Assim que o movimento for detectado, a câmera irá enviar notificações e alertas para o seu celular.

Por fim, este aparelho é à prova de intempéries, extremamente resistente contra sol e chuva, podendo tomar conta da entrada da sua residência sem problemas. Ele também possui Intercomunicador HiFi e filtro anti-ruído embutido, para que você possa se comunicar claramente com o áudio bidirecional. 

TipoBullet
AmbienteExterno
Campo de Visão72°
ResoluçãoFull HD
Tamanho‎21 x 17 x 14 cm
ArmazenamentoCartão MicroSD 64GB

3

Câmera Hikvision Bullet

Melhor custo-benefício: grande proteção IP67 e formato bullet intimidador
Prós
  • Tecnologia WDR
  • Tecnologia DNR
  • Filmagem de alta qualidade
  • Grava o áudio
Contras
  • Não é IP

A câmera de segurança Hikvision DS-2CE10DF0T-PF é uma excelente oferta de custo-benefício em pró da segurança do lado externo da sua residência. Ela possui proteção IP67 contra pancadas de chuva e ventos fortes, além do formato bullet, que com certeza é uma aparência intimidante.

Está câmera possui WDR, ou Wide Dynamic Range, que garante produzir imagens nítidas de alto contraste em locais que apresentam excesso de sombra e/ou alta luminosidade, perfeito para varandas, portas de entrada e portões, pois sua imagem não é afetada pela mudança de clima ou de luz do ambiente externo.

Além disso, esta câmera grava sons de qualidade também, ela vem com a função DNR ou Digital Noise Reduction, um recurso que traz uma ótima redução de ruído digitalmente. Sua área de filmagem de 90° pode cobrir um grande espaço, podendo até diminuir o número de câmeras que seriam necessárias, aumentando mais o custo-benefício da sua compra.

TipoBullet
AmbienteExterno
Campo de Visão90°
ResoluçãoFull HD
Tamanho16.11 x 7 x 7 cm
ArmazenamentoNão especificado

4

Câmera de Segurança TP-Link Tapo C200

Câmera prática com babá eletrônica e Smart Home
Prós
  • Boa quantidade de memória
  • Alarme de som e de luz
  • Personalização de monitoramento
Contras
  • Não é aprova d’água

A câmera de segurança TP-Link Tapo C200 é uma câmera prática e eficiente para vigiar os cômodos mais importantes da sua casa. Seu corpo é elegante e moderno, trazendo consigo a praticidade do aplicativo TAPO para Android e iPhone.

Entre seus recursos ele possui monitoramento doméstico, babá eletrônica e Smart Home, ótimo para monitorar crianças, idosos e animais de estimação, ele também possui sensor de movimento, áudio bidirecional, alarme de som, alarme de Luz e uma visão noturna de até 9 metros. Esta câmera evita pontos cegos, capaz de cobrir uma área horizontal de 360° e vertical de 114°.

Por fim, com o aplicativo você irá receber notificações em seu celular, em tempo real, sempre que sua câmera detectar movimento. Além disso, você pode personalizar as áreas ou ângulos que deseja monitorar, visualizando assim apenas o que acontece nos espaços pré-definidos. Ela é capaz de armazenar até 384 horas de gravação sem travamentos.

TipoDome
AmbienteInterno
Campo de Visão360°
ResoluçãoFull HD
Tamanho‎19 x 16 x 11 cm
ArmazenamentoCartão MicroSD 128GB

5

Câmera Intelbras VHL 1120 B

Câmera com Menu OSD e imagens nítidas HD
Prós
  • Proteção contra surtos de tensão
  • Tecnologia HDCVI
  • Ajuste de luz de fundo
Contras
  • Precisa de um cabo coaxial

A câmera de segurança Intelbras VHL 1120 B é um ótimo aparelho para ambientes de trabalho, galpões e estacionamentos. Ele produz imagens mais nítidas graças à tecnologia HDCVI da linha Multi HD e possui proteção contra surtos de tensão elétrica.

Sua lente possui o fator infravermelho, podendo assim alcançar uma distância de até 20 metros no escuro, isso junto a sua grande abertura de imagem com uma lente de 2.6mm torna a câmera perfeita para ambientes amplos que precisamos ver não só tudo, mas cada detalhe.

Por fim, está câmera possui o Menu OSD pelo DVR conectado por um cabo coaxial, ele te permite configurar e ajustar as imagens sendo gravadas. Ele possui ajuste de sensibilidade da câmera no modo colorido, possibilitando optar pela exibição de cores por mais ou menos tempo e é possível ajustar o modo de luz de fundo para que ela se adapte aos cenários de instalação.

TipoBullet
AmbienteInterno
Campo de Visão90°
ResoluçãoHD
Tamanho15 x 10 x 10 cm
ArmazenamentoNão especificado

6

Câmera de segurança WYZE Cam V3

Câmera com certificação IFTTT e compatibilidade com Alexa e Google Assistant
Prós
  • Detecção de movimento e som
  • Áudio bidirecional
  • Starlight Sensor
Contras
  • Não possui opção de salvar gravações na nuvem
  • Vem apenas em uma cor

A câmera de segurança WYZE Cam V3 é pequena, prática e muito moderna, seu design traz a sensação de conforto e segurança, além de ser um aparelho que reproduz com clareza as imagens e sons gravados. É uma câmera híbrida, podendo ser bem-vinda tanto interna quanto externamente, além de também possuir entrada adaptador de energia Wyze Outdoor caso necessário.

Ela é uma câmera IP, ou seja, compatível com Wi-Fi e possui conectividade com aplicativo, sem contar que ele funciona com IA e possui áudio bidirecional para você poder conversar com o entregador na sua porta ou falar com seus filhos mesmo distante.

Seu visor é infravermelho e possui o Starlight Sensor, que te permite ver em ambientes 25x mais escuros e possui uma captura 2x maior de luz, trazendo vídeos noturnos de ótima qualidade e coloridos. Você é capaz de monitorar as imagens pelo aplicativo assim como controlar os alarmes, ele possui sensor de movimento e sensor de incêndio, você pode ajustar a sensibilidade dos sensores e até desligá-los pelo app se desejar.

TipoBullet
AmbienteInterno e externo
Campo de VisãoNão especificado
ResoluçãoFull HD
Tamanho6.38 x 5.69 x 9.98 cm
ArmazenamentoCartão MicroSD 32GB

7

Câmera IP Lâmpada

Câmera de monitoramento sem ponto cego resistente contra água
Prós
  • Visão noturna infravermelha e colorida
  • Sem necessidade de fiação
  • Luzes LED
Contras
  • Corpo de plástico
  • Não é compatível com IAs

A câmera IP lâmpada da Yoosee é um dispositivo feito para pessoas práticas que gostariam de uma câmera capaz de monitorar todo um grande espaço sem precisar procurar muito por um bom ponto para ela ficar. Esta câmera possui uma conexão como de uma lâmpada de LED comum, basta rosquear e pronto, sem necessidade de fios.

Este aparelho possui um campo de visão gigantesco sem pontos cegos, tendo um ângulo de visão de 355° no nível e 90° na vertical. Ela possui uma iluminação de luz branca com seus LEDs, neles também há sensor de movimento e LEDs infravermelhas capazes de trazer imagens nítidas e coloridas até mesmo no escuro.

Por fim, se conectando ao aplicativo YIIOT, compatível com Android e iOS, você poderá receber alarmes e notificações quando o detector de movimento notar alguém novo na tela ou perceber um movimento incomum numa área monitorada. Além disso, esta câmera possui áudio bidirecional de qualidade.

TipoVarifocal
AmbienteInterno e externo
Campo de Visão355°
ResoluçãoFull HD
Tamanho14 x 16 x 15 cm
ArmazenamentoCartão MicroSD 128GB

8

Câmera de Segurança Hikvision Turret Colorvu

Câmera resistente à água e poeira com luz branca com alcance de até 40m
Prós
  • Imagens noturnas brilhantes
  • WDR real de 130 dB
  • Máscara de privacidade
Contras
  • Não possui alarme de movimento
  • Sem aplicativo

A câmera de segurança Hikvision Turret Colorvu é ideal para ambientes externos de sítios e chácaras, como quiosques, corredores de entrada e salões abertos. Além de ser uma câmera resistente a poeira, ela possui uma ampla visão com alta resolução.

Ela produz imagens nítidas até mesmo durante a noite graças a sua tecnologia Wide Dynamic Range (WDR) que possibilita cenas de alto contraste em locais que apresentam simultaneamente excesso de sombra e/ou extrema luminosidade. E em casos de necessidade de iluminação, nem que seja para espantar um animal ou um intruso, a câmera possui uma luz branca potente com um alcance de até 40 metros.

Por fim, ela possui configurações de imagem como brilho, contraste, espelho, nitidez, anti-banding, AGC e a função máscara de privacidade que ao detectarem uma pessoa, borram seu rosto. Esta câmara possui portas comutáveis com TVI, AHD, CVI e CVBS.

TipoDome
AmbienteExterno
Campo de Visão106°
ResoluçãoFull HD
Tamanho14 x 13.7 x 11 cm
ArmazenamentoNão especificado

9

Câmera de Segurança Intelbras iM3 C

Câmera com interação por voz e função Babá Eletrônica
Prós
  • Compatível com Alexa e OK Google
  • Base magnética
  • Visão noturna
  • Áudio bidirecional
Contras
  • Não possui zoom
  • Apenas nas cores branco e preto
  • Material de plástico

A câmera de segurança Intelbras iM3 C é um grande achado para segurança pessoal sua e da sua família. Graças a sua base magnética e seu tamanho compacto, ela se torna fácil de instalar e de se fazer manutenções.

Esta é muito eficiente quando se trata de tecnologia, além dela possuir a Etiqueta Nacional de Eficiência Energética (ENCE) A+, ela possui um amplo campo de visão com um ângulo de 131°, sensores de movimento, uma visão noturna de alta qualidade e compatível com inteligência artificial, tornando sua vida super prática.

Por fim, fique atento ao seu filho ou pet com a função Babá Eletrônica, ela vem conectada ao aplicativo próprio da câmara, o Mibo Cam, garantindo que você possa manter sempre um segundo olhar sob seus dependentes. Ela te dá a liberdade de escolher onde serão guardadas suas gravações, podendo ser salvas no micro cartãoSD, na nuvem do aplicativo a Mibo Cloud e em gravadores de vídeo com tecnologia Onvif.

TipoBullet
AmbienteInterno
Campo de Visão131°
ResoluçãoFull HD
Tamanho17.4 x 9.4 x 8 cm
ArmazenamentoMibo Cloud e Cartão MicroSD 256GB

10

Mini Câmera Segurança Mingzhe sem fio

Câmera com visualização pelo smartphone com loop recording
Prós
  • Detecção de movimento com alarme
  • Câmera conectada pelo celular via roteador Wi-Fi
  • Luz LED infravermelha de visão noturna
  • Áudio bidirecional
Contras
  • Não possui alerta por e-mail
  • A câmera e o smartphone precisam estar conectados ao mesmo roteador
  • Bateria com fio

A mini câmera de segurança da Mingzhe é excelente para quem precisa de um aparelho pequeno para se manter atento a pets, bebês, idosos e pessoas com deficiência que precisam de cuidados especiais.

Sua angulação e resolução são ótimas para captar um ótimo espaço, além de ser uma câmera extremamente fácil de instalar e ela é válida para qualquer ambiente, seja ele externo ou interno. Ela possui alarme de movimento e detecção de movimento inteligente, te avisando sempre pelo celular quando alguém está passando pela câmera, isso além de possuir visão noturna.

É uma câmera que se conecta via Wi-Fi pelo seu roteador até o seu celular, não só lhe dando todos os avisos e alarmes necessários, mas também compartilhando as gravações para seu smartphone. Você também tem a opção de áudio bidirecional, que te permite conversar com quem está do outro lado da câmera.

TipoPinhole
AmbienteInterno e externo
Campo de Visão90°
ResoluçãoFull HD
Tamanho10 x 9 x 6 cm
ArmazenamentoCartão MicroSD 64GB

Como escolher a melhor câmera de segurança

Para começarmos a busca sobre qual é a melhor câmera de segurança para seu tipo de ambiente e necessidade, precisamos que você saiba sobre alguns aspectos sobre esses aparelhos e como identificar qual deles se encaixa melhor a você. Dê uma olhada nesses aspectos logo abaixo!

Conheça bem os tipos de câmera de segurança

Várias câmeras de segurança juntas

Para compreendermos qual é a melhor câmera de segurança para nosso ambiente e necessidade, precisamos aprender sobre os tipos de câmeras disponíveis no mercado, para que no fim ela incorpore de maneira correta os deveres que você deseja que ela cumpra dentro do seu sistema de segurança. Hoje em dia possuímos seis tipos de câmeras de segurança elas são:

  • Bullet: este tipo de câmera é chamada assim por ter o formato de uma bala de uma arma de fogo, ela é mais indicada para ambientes externos como são fixas em postes e paredes de muros. Geralmente são maiores, mais firmes e uma boa pedida se você deseja intimidar possíveis invasores e assaltantes.
  • Dome: este tipo de câmera, que se assemelha a uma doma, é indicada para ambientes internos como em colunas de quiosque ou fixada no teto, alguns de seus modelos podem ser metálicos, ideais para lugares movimentados. Ela possui uma aparência mais moderna e compacta, muito vista em corredores ou em salas.
  • Speed Dome: já este tipo de câmera é como um Dome mais potente, ela tem um zoom óptico capaz de se movimentar em 360º e é comumente mais resistente. Ela é ideal para identificar situações de risco em vias públicas, áreas externas de alto fluxo ou locais internos mais perigosos como armazéns e galpões.
  • Varifocal: este tipo de câmera possui foco ajustável com alta resolução, o que torna este tipo de aparelho uma boa escolha para o monitoramento em ambientes amplos. Ideal para ser instalada em portões de acesso, estacionamentos e áreas abertas de condomínios.
  • Fisheye: este tipo de câmera é chamada assim, pois o formato do seu vídeo é como se fosse de um olho de peixe, dessa forma ela consegue cobrir 360º sem precisar mover-se muito. Ideal para ser instalada em tetos e paredes de aeroportos, shopping e mercados, ou seja, lugares que precisam de uma imagem com visão ampla, panorâmica e rápida.
  • Pinhole: por fim, este tipo, também chamada de câmera espiã, é a de menor tamanho e não é item de segurança tão fácil de se encontrar no mercado, mas elas podem ser um bom achado para observar a segurança no quarto dos seus bebês, dos seus animais ou da sua caixa de joias pessoais. Também é muito usada para investigar algum tipo de comportamento estranho que vem percebendo em sua residência ou veículo.

É importante levar em conta esses aspectos para garantir que seu aparelho seja o ideal para com a função que você deseja impor nessa câmera. Então fique atento aos tipos dela.

Defina o ambiente em que irá utilizar a câmera

Para ter certeza de que você está comprando a melhor câmera de segurança, é preciso observar se o ambiente em que ela será instalado é interno ou externo. Isso faz uma grande diferença na câmera, pois dependendo do ambiente suas exigências com ela podem ser maiores e as especificações serão diferentes.

Ambientes Internos

Câmera dentro de casa

Se você busca instalar uma câmera de segurança num ambiente interno, ou seja, um local geralmente fechado e protegido, busque por câmeras com corpos menores e que seu design e cor se encaixe melhor ao lugar onde será instalado.

É interessante buscar por câmeras também com sistemas de áudio, seja para gravar ou reproduzir algum som, visto que estando num ambiente interno a propagação dele será maior. Também verifique se a visão dessas câmaras está de acordo com o lugar em que ela irá monitorar, comprar uma câmera com um campo de visão maior que o necessário pode ser um gasto de dinheiro atoa.

Além disso, câmeras internas são geralmente mais baratas, o que te permite buscar uma gama maior delas para seu sistema de segurança, se você buscar por mais câmeras, garanta sempre que elas possuem sistemas e/ou cabos compatíveis.

Ambientes Externos

Câmera fora de casa

Agora se você busca comprar uma câmera de segurança para instalá-la em um ambiente externo, ou seja, ao lado de fora da sua residência geralmente exposta ao céu, então é necessário verificar acima de tudo as proteções que essa câmera possui.

Busque saber se o aparelho é resistente à chuva, sol e poeira, se tanto suas lentes quanto seu corpo possuem essas proteções para que o dispositivo não tenha falhas por conta do clima à sua volta. Veja também se seu corpo é forte contra golpes e quedas, afinal, a câmera externa está sujeita a ataques, sejam eles proferidos por animais ou por vândalos.

Por fim, verifique se o campo de visão e a qualidade de imagem da câmera é maior, pois ela naturalmente terá que monitorar um espaço maior que uma câmera interna, então fique de olho nesse detalhe também.

Avalie o campo de visão e resolução da câmera

Na hora de comprar a melhor câmera de segurança, não podemos esquecer que o fator maior dela é sua visão. Para garantir o máximo de seu proveito e que ela cumpra exatamente o que você precisa, é necessário manter-se atento sobre seu campo de visão e sua resolução, geralmente encontradas na ficha técnica do aparelho.

Campo de Visão

Câmera presa na parede

O campo de visão de uma câmera é a extensão da área em que ela consegue enquadrar, ou seja, o quanto do ambiente ela conseguirá reproduzir para você.

Para sabermos o campo de visão, podemos olhar as lentes também. Geralmente nas câmeras mais simples e mais comuns no mercado, podemos encontrar lentes com 3.6 milímetros, que significam que a câmera possui um ângulo de visão de até 72°.

As lentes mais recomendadas, no entanto, para melhor enquadramento e mais segurança são as de 2.8 milímetros, elas possuem um ângulo de visão de até 90°, ou seja, sua visão é mais amplificada e aumenta a prevenção de pontos cegos.

Resolução

Homem conferindo as imagens da câmera em um tablet

A resolução da câmera se trata da qualidade de imagem por pixels. Quanto maior os números, melhor será a qualidade de imagem, lhe proporcionando mais detalhes e zooms mais potentes.

Geralmente vemos a resolução da câmera pela quantidade de MP (Megapixels), um aparelho de qualidade mínima para ajudar na sua segurança deve ter pelo menos 1 MP, ou seja, uma resolução HD de 1280 x 720 pixels.

Porém, existem opções de maior qualidade de imagem, como as câmeras de 2 MP, que possuem uma resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels e as de e 3 MP, com uma resolução Ultra HD de 3840 x 2160 pixels.

Defina o nível de discrição da câmera de segurança

Câmera ao ar livre

Em casos quando queremos garantir nossa segurança, mas não gostaríamos de levantar suspeitas ou chamar atenção, podemos buscar por câmeras discretas.

Uma câmera de segurança pode se tornar discreta por meio de variados aspectos como uma camuflagem por pintura da mesma cor que o ambiente em que ela está instalada ou tendo um corpo que se disfarça como um objeto mundano, como um relógio, um chaveiro ou até um vaso de plantas.

Outra forma de buscar por câmeras discretas é ficar atento ao seu tamanho, existem tipos de câmeras que possuem versões de tamanho reduzido, capazes de terem o tamanho de um bombom ou até de um parafuso. Isso é claro que pode influenciar na qualidade de imagem e quantidade de armazenamento do aparelho, então fique atento a esses detalhes na hora de buscar uma câmera de segurança discreta.

Confira se a câmera não possui funções extras

Câmera de segurança

Algo sempre bom e importante de se conferir são os recursos extras que seu aparelho de segurança pode oferecer, ou que você talvez prefira que ele tenha para casos específicos. Pense sobre não só o ambiente em que a câmera será usada, mas também quais são seus intuitos com ela, além de, claro, aumentar sua segurança.

Observe se a sua câmera não possui alertas como notificações por e-mail ou aplicativo, alarmes sonoros com base em sensores, quem sabe até detecção facial para abrir a porta automaticamente ou evitar que alguém procurado se aproxime da sua residência.

Veja se ela também pode possuir visão noturna, detecção de movimentos para detectar intrusos, comandos de voz pela praticidade ou até um áudio bidirecional para que o usuário se comunique com quem está no mesmo ambiente que a câmera; como falar com um vizinho que está na sua porta, dar um comando a distância ao seu cachorro ou evitar um assalto assustado o indivíduo pela câmera.

Prefira câmeras de segurança com sensor infravermelho

Três câmeras de segurança

Além dos recursos extras que mencionamos acima, você também pode ficar interessado em buscar uma câmera ainda mais potente, sendo esse o caso, busque com aparelhos com sensores infravermelhos.

Essas câmeras também são conhecidas como câmeras térmicas, elas utilizam uma tecnologia capaz de captar imagens de radiações infravermelhas e convertê-las em formas para entendermos o que ou quem estamos vendo. O sistema parte do princípio de que corpos aquecidos emitem ondas eletromagnéticas que aquecem, o sensor identifica esse calor e o transforma em imagem.

Esses sensores especiais nos permitem observar movimentos mesmo em ambientes com pouca luz, ou seja, eles poderão identificar quem está na sua casa sem precisar da visão noturna e detecção de movimentos. E se você tiver ambos esses recursos, o sensor infravermelho não é desperdiçado, pois ele é capaz de melhorar ainda mais esses recursos por ser um sensor de alta qualidade.

Veja as opções de armazenamento da câmera

Câmera de segurança na mesa

O último aspecto a ser levado em consideração é a memória da sua câmera de segurança, afinal, grande parte do trabalho de monitoramento também envolve gravar eventos e possíveis provas importantes. Veja sempre onde, como e quanto de memória disponível sua câmera possui.

Câmeras mais robustas ou de ambientes maiores podem possuir um HD, mas garanta que ele tenha pelo menos 128GB de memória, também existem algumas câmeras que podem possuir HDs de até 1TB de memória também. Agora, caso a câmera possua uma entrada de cartão SD, geralmente mais vista em câmeras menores ou de curto monitoramento, busque um cartão que tenha espaço de 32GB e 64GB.

Existem também algumas câmeras com conectividade Wi-Fi que transmitem e enviam suas gravações direto para uma nuvem que você pode acessar com uma conta ou aplicativo. Achadas em câmeras mais modernas e hoje em dia é a forma de segurança de dados mais segura, pois é difícil você perder alguma gravação na nuvem.

Outras informações sobre as câmeras de segurança

Estas não são as únicas informações que podemos oferecer sobre as engenhosas câmeras de segurança, ainda temos algumas dicas e detalhes para te dar maior segurança na hora de comprar o novo aparelho. Veja logo abaixo!

Qual a legislação acerca do uso de câmeras de segurança?

Técnico segurando várias câmeras de segurança

Quando falamos de legislação de câmeras, falamos do conjunto de leis que envolvem pode instalar uma câmera de segurança e sobre os cuidados a se tomar com suas gravações. A constituição federal no artigo 5° determina que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de um cidadão, assegurando a ele o direito a indenização pelo dano material ou moral.

Esta legislação é a razão pela qual toda empresa com câmeras instaladas em suas áreas devem conter um aviso ou um quadro próximo dizendo que “você está sendo filmado”, pois é obrigatório que seus funcionários e clientes saibam sobre suas câmeras. Também é proibido a instalação de câmeras em banheiros, vestiários e locais de convivência de funcionários como refeitórios.

Agora, quando falamos de câmeras de residência e comunitárias, não há a necessidade de um cartaz avisando sobre o aparelho (com exceção a elevadores de condomínio e afins), mas a lei prevalece sobre a privacidade de outra forma.

As gravações dessas câmeras viradas para ruas, calçadas e corredores somente poderão ser fornecidas a terceiros (como um advogado) por meio de ordem judicial, já no caso de câmaras comunitárias em áreas de circulação como estacionamentos e portarias, os moradores do prédio ou condomínio possuem direito a essas gravações.

Qual a diferença entre câmera Wi-Fi e com fio?

Câmera de segurança Wi-Fi

As câmeras são aparelhos que focam especialmente na sua segurança, mas algumas também buscam ser práticas dependendo do uso delas.

Câmeras com fio são geralmente mais potentes quando se trata de conexão e memória, feitas mais para ambientes externos em que não há problema em ter os fios à vista ou o ponto da câmera é distante demais para apenas uma conexão Wi-Fi.

Já as câmeras Wi-Fi, são mais recomendadas para senão ambientes internos, frentes de portões e campainhas, o contato com o Wi-Fi pode garantir que você tenha total controle da câmera mesmo a distância utilizando um aplicativo, além de poder ter a utilidade de guardar suas gravações na nuvem.

Quanto de energia uma câmera de segurança consome?

Câmera de segurança na mesa

A câmera de segurança, por ser um aparelho que fica ligado o tempo todo e com tantos recursos, aparenta ser um dispositivo capaz de consumir muito da nossa energia, mas esse não é o caso. Vamos te apresentar como fazer o cálculo de energia desse equipamento para que você tenha certeza sobre seu gasto.

Primeiro calculamos quanto Kwh seu aparelho gasta por mês, para isso vamos pegar os watts de uma câmera eficiente e comum, que são de 2,7watts a hora. A fórmula é: 2,7W x 24 horas x 30 dias = 1944, agora pegamos esse número e dividimos por 1000, o resultado é o quanto o aparelho gasta por mês, neste caso 1,9kWh.

Agora para descobrir isso em dinheiro basta saber o valor das Kwh onde você vive, pois pode variar de região para região e se a sua tarifa é residencial ou comercial. Vamos usar o reajuste da CPFL Paulista para a tarifa residencial, que são R$ 1,04 por kWh, agora basta fazer 1,9kWh x 1,04 =l R$ 1,97 por mês. É realmente um gasto pequeno pela sua segurança.

Como fazer a manutenção de uma câmera de segurança?

Homem instalando a câmera de segurança

Para garantir o tempo de vida útil de sua câmera de segurança, é necessário cuidar bem dela. Para isso é necessário que você esteja sempre observando ela, principalmente após algum evento que pode ter lhe causado algum dano, como alguma pancada, ventanias ou chuva forte.

Se na sua observação você percebeu um fio mal encapado, alguma rachadura no corpo ou na tela, algum corrompimento dos arquivos ou borrões na imagem, sugerimos que você busque contato com uma assistência técnica para uma manutenção corretiva. Neste caso o funcionário irá analisar se o aparelho necessita de consertos, troca de peças ou em casos mais graves, a troca completa do dispositivo.

Também recomendamos que busque fazer manutenção preventiva uma vez a cada 4 meses para que você acompanhe o desempenho do aparelho e evite gastos extras mais cedo se possível.

Conheça outros artigos e produtos

Se você gostou das nossas indicações de melhores câmeras de segurança de 2024, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Escolha a melhor câmera de segurança e proteja sua propriedade!

Pessoa vendo a imagem da câmera de segurança pelo celular

Agora temos certeza que você não precisa estar mais em dúvida sobre qual é a melhor câmera de segurança para seu tipo de necessidade. Lembre-se sempre de checar o tipo do aparelho para ter certeza que está comprando o que vai mais cumprir os deveres que você precisa que cumpra.

Analise bem quais recursos você vai precisar que sua câmera possua, se o ambiente que você vai instalar o aparelho é interno ou externo, confira a qualidade de imagem e o campo de visão da câmera e busque por um aparelho com o tipo de armazenamento que mais se enquadra com você. Escolha bem entre uma câmera com fio ou Wi-Fi e mantenha-se atento ao consumo de energia do aparelho.

Por fim, fique sempre por dentro das leis e dos cuidados na hora de se ter uma câmera, mantendo isso mente junto a todo o conhecimento neste artigo, ficará mais fácil comprar esse mais novo dispositivo para incrementar seu sistema de segurança. Então, te desejamos boas compras!

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo