As 10 Melhores Câmeras de Ação de 2024: Sony, GoPro e mais!

As câmeras de ação são um acessório perfeito para praticantes de esportes radicais, pois foram feitas para gravar boas imagens mesmo nos ambientes mais desafiadores. Graças a uma forte resistência à água, poeira e impacto, esses modelos podem ser usados durante o ciclismo, escalada ou outros esportes que envolvam risco de impactos ou mobilidade por locais de difícil acesso.

Além disso, esses modelos são compactos e leves, e há opções que podem ser encaixadas em capacetes ou mochilas, dando ainda mais mobilidade para a exploração de ambientes hostis.

E como uma boa câmera não está completa sem a melhor captação de imagens, as câmeras de ação entregam alta qualidade para fotos e vídeos, além de recursos de estabilidade superiores a qualquer câmera digital.

Para aproveitar esses benefícios ao máximo, é necessário entender como os diferentes recursos de cada modelo se encaixam nas suas necessidades de uso. Pensando nisso, nós preparamos esse artigo completo com tudo que você precisa saber sobre como escolher uma câmera de ação, além de uma lista com as melhores opções. Confira nossas dicas e descubra qual é a melhor câmera de ação para 2024!

As 10 melhores câmeras de ação de 2024

Resistência
Resolução
Estabilidade
Taxa FPS
Conexões
Bateria
Extras
1
Sony RX0 Mark II



Veja na Amazon
Água, impactos
4K
Digital
Até 30 FPS
USB
Não informado
Time lapse, câmera lenta
2
GoPro HERO 11 Mini


Veja na Amazon
Água, impactos
5.3K
Digital
Até 240 FPS
Wi-fi, Bluetooth, USB
1500mAh
Time lapse, câmera lenta, comando por voz
3
Atrio DC185



Veja na Amazon
Água
4K
Não contém
Não informado
Wi-fi
1150mAh
Time lapse, controle remoto Wi-fi
4
GoPro HERO 11



Veja na Amazon
Água, impactos
5.3K
Digital
Até 60 FPS (5.3k); Até 120 FPS (4K)
Wi-fi, Bluetooth, USB
1720mAh
Câmera lenta, Time lapse, Anti-vibração, GPS
5
AKASO Brave 4



Veja na Amazon
Água
4K
Óptica
Até 30 FPS
Wi-fi, HDMI, USB
1050mAh
Ajuste de ângulo de visão, controle remoto, baterias extras
6
GoPro MAX 360



Veja na Amazon
Água
6K
Digital
Até 30 FPS
Wi-fi, Bluetooth, USB
1600mAh
Time lapse, GPS
7
GoPro HERO9



Veja na Amazon
Água, impactos
5K
Digital
Até 30 FPS (5K); Até 60 FPS (4K)
Wi-fi, Bluetooth, USB
1720mAh
Time lapse, Estojo para a câmera
8
Yuai H9 4K



Veja na Amazon
Água
4K
Não informado
Até 30 FPS
Wi-fi
900mAh
Controle remoto
9
Eken H9R



Veja na Amazon
Água
4K
Não contém
Até 60 FPS
USB
1050mAh
Time lapse
10
Sjcam Sj4000 Air



Veja na Amazon
Água, impactos
4K
Não informado
Até 120 FPS
Wi-fi, USB, HDMI
900mAh
Time lapse

1

Sony RX0 Mark II

A melhor câmera de ação para comprar em 2024
Prós
  • Acabamento extremamente resistente a choques e à prova d’água
  • Função super câmera lenta de até 1000 FPS
  • Estabilização eletrônica imagens sem qualquer deformação
  • Ideal para criadores de conteúdo
  • Pode ser fixada em suportes, mochilas ou capacetes
Contras
  • Não aceita comandos por voz

A câmera de ação da Sony conta com os melhores recursos de captura e estabilização de imagem, e por isso, é indicada para profissionais que dependem de boa qualidade para filmagens em movimento, tanto os praticantes de esportes radicais quanto os criadores de conteúdo que façam filmagens ao ar livre ou em locais movimentados.

Sendo uma câmera de ação à prova d’água, é a opção perfeita para gravações subaquáticas, e fará gravações em 4K no fundo de piscinas ou em até 30 metros submerso em rios ou no mar. A resistência a choques é ideal para quem vai se aventurar por lugares hostis, ou praticar esportes em que haja o risco de quedas ou impactos.

Para compartilhar as suas imagens, você tem acesso à conexão USB para transferir arquivos facilmente mesmo quando não houver internet disponível. Quando houver, será possível transmitir as imagens fantásticas em tempo real graças a sua conectividade Wi-fi, ideal para fazer lives em redes sociais ou transmitir tudo que a câmera capta para outros dispositivos.

ResistênciaÁgua, impactos
Resolução4K
EstabilidadeDigital
Taxa FPSAté 30 FPS
ConexõesUSB
BateriaNão informado
ExtrasTime lapse, câmera lenta

2

GoPro HERO 11 Mini

Câmera versátil e com equilíbrio entre custo e desempenho
Prós
  • Compatível com comandos por voz em até 11 idiomas
  • Ideal para esportes intensos e de velocidade
  • Estrutura resistente sem perder a leveza
  • Conta com recursos de estabilização de imagem
Contras
  • Não possui GPS

A versão mini da GoPro herói 11 é uma das câmeras mais compactas disponíveis no mercado. Essa leveza, em conjunto com a resistência a quedas e a água, a torna a câmera de ação ideal para esportes em que haja risco de quedas e batidas, além de ser perfeita para mergulhos em baixas ou médias profundidades.

Para maior nitidez nas suas gravações, a Hero conta com estabilização digital para as suas imagens, e para quem quiser dar um toque profissional nas suas manobras ou imagens da natureza, a marca não economizou em recursos extras. Com a super câmera-lenta do modelo, por exemplo, é possível produzir imagens incríveis mesmo dos eventos mais cotidianos.

E falando em imagens incríveis, a resolução 5.3K da câmera de ação da GoPro é ideal para profissionais que desejam conteúdo de alta qualidade ou que precisem exibir as suas imagens em telas maiores, como em salas de projeção ou em telões. Além disso, a conectividade via Wi-fi possibilita a transmissão de imagens em tempo real.

ResistênciaÁgua, impactos
Resolução5.3K
EstabilidadeDigital
Taxa FPSAté 240 FPS
ConexõesWi-fi, Bluetooth, USB
Bateria1500mAh
ExtrasTime lapse, câmera lenta, comando por voz

3

Atrio DC185

Câmera de ação profissional com o melhor custo-benefício
Prós
  • Design leve e fácil de transportar
  • Controle remoto via Wi-fi
  • Ideal para redes sociais
Contras
  • Não aceita comandos por voz

A câmera de ação Atrio da Multilaser é compacta para ser pregada em pontos fixos ou capacetes, além de entregar excelente qualidade de resolução. Por conta disso, ela é recomendada para esportes que exijam maior mobilidade, como corridas ou escaladas, e também para profissionais que desejam transmitir suas imagens em telas grandes.

Contando com uma resistência a água poderosa, a Atrio é capaz de fazer filmagens fantásticas tanto em terra firme quanto em até 30 metros debaixo d’água, o que a torna perfeita para mergulhos em baixa profundidade e para natação. Além disso, a função time lapse permite efeitos interessantes para filmagens longas e competições.

Para quem deseja ainda mais liberdade para fazer atividades intensas ou percorrer trilhas de difícil acesso, a câmera de ação conta com a função de controle remoto por Wi-fi, e com ela, é possível conectar um celular ou tablet ao equipamento para controlar todas as suas funções com facilidade. O Wi-fi também é recomendado para quem deseja fazer transmissões online.

ResistênciaÁgua
Resolução4K
EstabilidadeNão contém
Taxa FPSNão informado
ConexõesWi-fi
Bateria1150mAh
ExtrasTime lapse, controle remoto Wi-fi

4

GoPro HERO 11

Câmera 5.3K de alto desempenho e autonomia
Prós
  • Ideal para esportes radicais e exploração em locais remotos
  • Configurações automáticas para se ajustar a diversos ambientes
  • Possibilidade de agendar a captura de fotos ou gravação de vídeos
Contras
  • O aplicativo da marca pode ser pouco intuitivo
  • Não tem ajuste de ângulo de visão

A GoPro Hero 11 é a câmera de ação ideal para quem deseja os melhores recursos de filmagem mesmo em lugares inóspitos ou praticando atividades intensas. Dispondo de recursos como time lapse e câmera lenta, é possível criar efeitos incríveis de movimento para manobras em esportes radicais ou capturar os mínimos detalhes de objetos pequenos e da movimentação de animais.

Com a conectividade USB e bluetooth, é possível transferir os seus arquivos para outros dispositivos mesmo quando não houver conexão com a internet, e quando houver, a conexão via wi-fi tornará possível transmissões em tempo real de tudo que você gravar com sua câmera, perfeito para criadores a de conteúdo que compartilham suas aventuras.

Para maior durabilidade, a Hero 11 conta com uma bateria potente, de 1720 mAh, e que promete maior resistência do que modelos anteriores, ideal para quem não pretende ir para locais com muitas tomadas por perto. Além disso, se a sua intenção for gravar vídeos longos, a memória da câmera é expansível por cartão SD, permitindo guardar arquivos mais pesados.

ResistênciaÁgua, impactos
Resolução5.3K
EstabilidadeDigital
Taxa FPSAté 60 FPS (5.3k); Até 120 FPS (4K)
ConexõesWi-fi, Bluetooth, USB
Bateria1720mAh
ExtrasCâmera lenta, Time lapse, Anti-vibração, GPS

5

AKASO Brave 4

Câmera com ângulo de visão adaptável e muitos recursos extras
Prós
  • Pode ser ajustada para diferentes ângulos de visão
  • Boa autonomia e baterias extras
  • Acompanha kits de acessórios compatíveis com vários tipos de câmeras
Contras
  • A interface de uso pode não ser intuitiva

A proposta da AKASO para esportes aquáticos vem com uma boa resistência contra ambientes extremos e funções adaptáveis, para o melhor resultado em usos cotidianos. Totalmente à prova d’água até os 30 metros de profundidade, a câmera é indicada para mergulhos a baixa e média profundidade, e o ajuste de ângulo evita distorções de imagem em ambientes menores.

Para quem pretende usar a câmera em locais de difícil acesso, o modelo vem com duas baterias de 1050 mAh que prometem até 90 minutos de gravação cada uma, perfeito para filmagens mais longas. Além disso, sua tela IPS de mínimas 2” é econômica em energia e facilita ainda mais o seu transporte.

Para aumentar ainda mais a praticidade da câmera de ação, a AKASO conta também com uma pulseira controle remoto, que é uma vantagem para quem pratica esportes que exigem toda a mobilidade do corpo. Com ela, você poderá iniciar ou pausar gravações mantendo as suas mãos livres. Além disso, a compatibilidade com Wi-fi vai permitir a transmissão em tempo real para suas redes.

ResistênciaÁgua
Resolução4K
EstabilidadeÓptica
Taxa FPSAté 30 FPS
ConexõesWi-fi, HDMI, USB
Bateria1050mAh
ExtrasAjuste de ângulo de visão, controle remoto, baterias extras

6

GoPro MAX 360

Alta resolução para imagem e som e GPS integrado
Prós
  • Compatível com todos os tipos de conexão
  • Design leve e fácil de transportar
  • Alta qualidade na captação de áudio
Contras
  • O aplicativo de edição da marca pode não ser intuitivo
  • Não é recomendada para mergulhos profundos

A Max 360 é recomendada para esportistas profissionais e amadores que desejam alta qualidade para as filmagens de suas atividades. Com bons recursos de estabilidade e uma resolução excelente, é também uma ótima escolha para os criadores de conteúdo que fazem filmagens ao ar livre ou em lugares movimentados.

Para quem pretende fazer transmissões em tempo real direto de sua câmera de ação, o modelo conta com a conexão Wi-fi para essa finalidade, além do acesso ao Bluetooth e compatibilidade com USB 2.0 para que você possa transferir suas imagens para outros dispositivos em qualquer situação.

Além disso, a câmera possui alguns recursos extras para quem gosta de compartilhar as suas imagens em redes sociais. Com a função time lapse, longas passagens de tempo se transformam em segundos, gerando imagens com efeitos fantásticos, e o GPS integrado ao equipamento é um bom recurso de segurança, além de poder mapear seu deslocamento para medir o seu progresso.

ResistênciaÁgua
Resolução6K
EstabilidadeDigital
Taxa FPSAté 30 FPS
ConexõesWi-fi, Bluetooth, USB
Bateria1600mAh
ExtrasTime lapse, GPS

7

GoPro HERO 9

Qualidade 5K para gravações e longas horas de autonomia
Prós
  • Filmagens em 5K, uma das melhores resoluções disponíveis
  • Ideal para filmagens ao ar livre ou em terrenos hostis
  • Bateria até 30% mais durável que outros modelos
Contras
  • Não é indicada para mergulhos muito profundos
  • Pode ser um pouco pesada para carregar

A Hero 9 é a proposta da GoPro para profissionais que criem conteúdo ligado a esportes ou que precisem fazer gravações em lugares movimentados. Ideal para gravações ao ar livre, a sua estabilização digital com o Hyper Smooth 3.0 irá compensar distorções causadas por movimentos bruscos com a câmera.

A qualidade 5K da GoPro garante filmagens incríveis para esportes radicais, com ela você pode mergulhar em até 10 metros de profundidade sem qualquer risco, e gravar vídeos dentro de piscinas, ou em mergulhos em curta profundidade no mar. Além disso, a conectividade via Wi-fi torna possível a transmissão em tempo real para outros dispositivos.

Se o que você procura é uma câmera de ação que possa gravar horas de imagens em alta qualidade, em ambientes onde não haverá nenhuma tomada disponível, a bateria potente da Hero 9 promete autonomia até 30% maior que a maioria dos outros modelos, e sua memória expansível por cartão SD é perfeita para gravar vídeos longos ou em maior quantidade.

ResistênciaÁgua, impactos
Resolução5K
EstabilidadeDigital
Taxa FPSAté 30 FPS (5K); Até 60 FPS (4K)
ConexõesWi-fi, Bluetooth, USB
Bateria1720mAh
ExtrasTime lapse, Estojo para a câmera

8

Yuai H9 4K

Câmera esportiva resistente e com controle remoto
Prós
  • Formato fácil de transportar
  • Compatível com transmissão via Wi-fi
  • Ideal para mergulhos em até 30 metros
  • Memória expansível até 128GB
Contras
  • Não conta com conexão USB ou Bluetooth
  • Não é compatível com carregamento rápido
  • Não é indicada para esportes que envolvam alta velocidade

Se a sua prática esportiva requer muita mobilidade, como é o caso de nadadores e surfistas, o controle remoto da câmera de ação Yuai é uma opção ideal. Contando com uma boa resistência contra água e bateria de duração razoável, a câmera é também uma boa opção para quem deseja fazer gravações em baixa e média profundidade, como em piscinas ou mergulhos no mar.

A câmera alcança a resolução 4K, a melhor para vídeos, e em conjunto com a autonomia de cerca de 75 minutos na qualidade máxima, é uma boa escolha para criadores de conteúdo que desejam fazer filmagens ao ar livre. Além disso, a conexão Wi-fi permite a passagem dos seus vídeos para outros dispositivos e a transmissão em tempo real em distâncias de até 10 metros.

Ainda pensando em quem pretende fazer gravações ao ar livre, sua lente grande angular é perfeita para captar imagens de locais amplos e paisagens naturais, e irá dar um toque profissional nas gravações de suas trilhas em parques ou durante viagens.

ResistênciaÁgua
Resolução4K
EstabilidadeNão informado
Taxa FPSAté 30 FPS
ConexõesWi-fi
Bateria900mAh
ExtrasControle remoto

9

Eken H9R

Câmera de ação com tela mínima e fácil de usar
Prós
  • Ideal para surfistas e nadadores
  • Autonomia satisfatória mesmo na qualidade máxima
  • Design extremamente fácil de usar e transportar
Contras
  • Não é indicada para atividade em alta velocidade
  • Não contém estabilização de imagem

A câmera de ação da Eken é ideal para esportistas que precisam de máxima mobilidade para as suas práticas, devido ao seu tamanho reduzido e fácil de prender em mochilas, capacetes ou mesmo junto às roupas. Além disso, a boa resistência à água torna a câmera uma boa opção para o surf, natação e mergulhos em baixas profundidades.

Para quem deseja fazer gravações mais longas, sua bateria de 1050 mAh promete até 1h e 15 min de gravações em 4K com 60 FPS, e irá dar um acabamento fantástico para as suas imagens com o efeito time lapse, que acelera a passagem do tempo no vídeo, ideal para vídeos de manobras radicais de surf ou skate.

Na hora de transferir os seus arquivos para outros dispositivos, a conectividade USB 2.0 garante praticidade e é compatível com a grande maioria dos dispositivos. Além disso, caso você deseje armazenar uma quantidade maior de vídeos em alta qualidade, a memória pode ser expandida por cartão SD em até 128GB.

ResistênciaÁgua
Resolução4K
EstabilidadeNão contém
Taxa FPSAté 60 FPS
ConexõesUSB
Bateria1050mAh
ExtrasTime lapse

10

Sjcam Sj4000 Air

Câmera versátil para esportes ou cotidiano
Prós
  • Ideal para filmagens curtas ou médias
  • Tela compacta para melhor mobilidade
  • Vem com uma case para proteger a câmera em mergulhos
Contras
  • A configuração pode ser complicada
  • A bateria não vai durar tanto na capacidade máxima

A Sj4000 conta com boa resistência e praticidade para ser levada para qualquer lugar, e por isso é a câmera ideal para levar em esportes ou gravar vídeos de suas trilhas, ou viagens com os amigos. Resistente a quedas e à prova d’água, vai te acompanhar desde escaladas até o surf, e para os menos radicais, é uma boa opção para filmar dentro de piscinas.

Sua qualidade de imagem é boa, e, portanto, o modelo poderá ser usado por criadores de conteúdo para filmagens em locais abertos. Para que sua filmagem não seja interrompida por falta de carga, a bateria de 900 mAh vai render em torno de uma hora de filmagens em 4K antes de precisar ser recarregada, ideal para trilhas e passeios curtos.

Se o que te interessa são bons recursos extras, a função time lapse dessa câmera de ação vai produzir efeitos incríveis para filmagens longas. Além disso, a compatibilidade com cartão SD de até 64GB é uma vantagem para quem deseja captar um número razoável de imagens. O modelo também conta com conexão USB e HDMI, para transferir seus arquivos de onde você estiver.

ResistênciaÁgua, impactos
Resolução4K
EstabilidadeNão informado
Taxa FPSAté 120 FPS
ConexõesWi-fi, USB, HDMI
Bateria900mAh
ExtrasTime lapse

Como escolher a melhor câmera de ação?

Nem sempre é fácil de se orientar pela quantidade de termos técnicos que vemos em anúncios e descrições de câmeras de ação. Por conta disso, apresentamos a seguir uma definição completa e sem complicação dos principais recursos de segurança e desempenho dessas câmeras, como resistência da tela e qualidade de imagem. Confira as dicas a seguir e escolha a melhor câmera de ação de 2024.

Escolha uma câmera de ação com boa resistência

Câmera acoplada no guidão de uma bicicleta

Seja para a prática de esportes intensos ou para a exploração de lugares inóspitos, a câmera de ação deve ter resistência para acompanhar as suas aventuras. Lidar bem com poeira e água é ideal para quem faz trilhas em locais úmidos, praias ou terrenos pedregosos; e a classificação IP mede essa resistência desde IPX0 (sem resistência à água ou poeira), até IP68 (à prova d’água e de poeira).

Além disso, poder contar com materiais resistentes a impactos e a quedas é uma vantagem para praticantes de esportes que envolvam velocidade ou altura. Com um acabamento emborrachado ou revestido de materiais ainda mais duradouros, você pode conservar o desempenho da sua câmera mesmo depois de algumas, ou muitas, quedas. Também é possível usar uma capa de proteção para ainda mais resistência.

Confira a tela da câmera de ação

Tela da câmera

Com uma boa tela você poderá ter a melhor visualização das imagens que serão captadas, ou mais praticidade de operação e de transporte. As opções com displays de menos de 3 polegadas são ideais para quem deseja um equipamento que possa ser operado com apenas uma mão ou encaixado em capacetes e mochilas para ainda maior liberdade de movimento.

Câmeras maiores do que isso entregam uma melhor visualização de imagens, e são indicadas para atividades que não vão exigir uma movimentação tão intensa, sendo perfeitas para registrar caminhadas e trilhas. Para um resultado ainda melhor na hora de conferir suas imagens, opte também por displays HD ou Full HD.

Avalie a resolução da imagem da câmera de ação

Câmera filmando uma cachoeira

A resolução da câmera de ação define a nitidez das imagens que você irá captar com seu equipamento. Compare os padrões a seguir e confira qual deles se encaixa melhor nas suas necessidade de gravação.

  • Full HD: É uma opção versátil. Por ser a resolução mais presente em vídeos de redes sociais, é indicada para esportistas que desejam compartilhar suas aventuras e viagens online, mas se encaixam bem para qualquer profissional ou amador que queira guardar imagens em ótima resolução sem perder o custo-benefício. Seu preço gira em torno de R$ 500,00 ou menos.
  • 4K e 5K: É indicada para os profissionais que usam a câmera de ação como ferramenta de trabalho. Com elas você captura imagens em altíssima resolução de ambientes amplos e objetos distantes, perfeito para exploradores que produzem conteúdos para canais online, e seu valor vai de R$ 500,00 até mais de R$ 5000,00.
  • 6K e superior: Também voltada para o uso profissional, as câmeras de ação 6K ou acima são recomendadas para quem pretende reproduzir ou transmitir as suas imagens em telas bem maiores do que as convencionais, como em projetores e telões. Há opções entre R$ 2000,00 e R$ 5000,00.

Veja o tipo de estabilização de imagem da câmera

Câmera em um tripé no meio das pedras

Nada pior do que estar preparando aquele conteúdo incrível para as suas redes e perceber que as imagens estão saindo tremidas e desfocadas, certo? No caso de gravações ao ar livre ou para esportes, o caso é ainda mais crítico, pois as câmeras estarão quase sempre em movimento. Justamente para evitar isso, existem os recursos de estabilização, confira os principais a seguir e faça a melhor escolha.

  • Digital: Nesse tipo de estabilização, a correção acontece por um software do aparelho, que altera as imagens depois de serem armazenadas, reduzindo o efeito da distorção. Como não requer nenhuma peça ou componente extra, é recomendado para quem deseja uma opção mais econômica.
  • Óptica: Funciona através de peças físicas da câmera de ação. Nelas, há sensores que detectam o movimento do fotógrafo e compensam os tremores e gestos involuntários com um movimento contrário do próprio conjunto de lentes, evitando a distorção da imagem. É ideal para profissionais que queiram o melhor desempenho.

Veja a taxa de FPS da câmera de ação

Pessoa segurando uma câmera

FPS significa “frames por segundo” ou “quadros por segundo” e indica a quantidade de detalhes que a melhor câmera de ação de 2024 pode captar em um segundo, e as opções variam de 30 FPS a 120 FPS ou ainda mais.

Câmeras mais simples com 30 ou 60 FPS são mais próximas da quantidade de quadros que o olho humano é capaz de captar, e por isso são recomendadas para gravar imagens com movimentos menos intensos, como trilhas ou escaladas.

Já as câmaras de 90 FPS ou mais são ideais para gravar atividades em alta velocidade, como mountain bike, pois captam mais detalhes do que o olho humano seria capaz.

Conheça a conectividade da câmera de ação

Câmera presa no guidão da bicicleta

É importante levar em conta como você irá lidar com as suas imagens depois de captá-las com a melhor câmera de ação de 2024. Quando for necessário passar os seus arquivos para outros aparelhos, você pode contar com meios mais garantidos, como o Bluetooth ou USB, ou mais rápidos, como o Wi-fi.

Câmeras com conexão USB ou Wi-fi são capazes de transferir dados entre dispositivos em qualquer lugar em que você esteja, sem depender da internet, e por isso são indicadas para quem pretende usar a câmera de ação em ambientes distantes ou em viagens onde não haja conexão de internet disponível.

Câmeras de ação com Wi-fi contam com duas vantagens em relação a outros modelos: elas farão transferências de dados mais rapidamente que outros modelos e, além disso, podem ser integradas com diversos dispositivos compatíveis para que você acompanhe e transmita as imagens em tempo real, mesmo se estiver longe do equipamento.

Escolha uma câmera com boa autonomia de bateria

Homem filmando na água

A câmera de ação é um acessório que será usado longe de casa, e, portanto, deve funcionar o máximo de tempo possível antes de precisar ser carregada. A capacidade de carga para eletrônicos em geral é medida em mAh, e quanto maior o seu valor, mais tempo seu dispositivo vai aguentar bem longe das tomadas.

Em média, as câmeras de ação possuem baterias de 800 a 1100 mAh, que são capazes de uma autonomia de 90 a 150 minutos, ideal para a maioria das atividades ao ar livre e gravações para redes sociais.

Para fazer gravações mais longas, há modelos com capacidade ainda maior, ou com recursos de eficiência energética que os manterão ligados por mais tempo, mesmo com capacidades de carga mais baixas.

Outro detalhe ligado a autonomia da sua câmera de ação é a compatibilidade com carregadores rápidos ou Power Banks, que são baterias reservas que irão carregar a sua câmera quando não houver nenhuma tomada por perto. Recursos como esses aumentam a praticidade da câmera e a sua liberdade para fazer gravações ainda mais longas.

Prefira uma câmera de ação com recursos extras

Câmera sendo controlada pelo celular

Para tornar a sua experiência com a melhor câmera de ação ainda mais completa, você pode contar com inúmeros recursos extras, que irão se adaptar à maioria das atividades que você pretende com seu equipamento. Confira os principais a seguir e escolha os que mais combinam com você.

  • Estabilização via software: A estabilização de imagens pode se dar tanto por recursos físicos da câmera quanto por um programa integrado ao sistema. Com o software, a câmera dispensa peças extras e fica mais leve, ideal para quem deseja um equipamento prático e com preço econômico.
  • Comandos de voz: Algumas câmeras podem reconhecer comandos de voz para executar ações simples, como iniciar ou interromper as gravações. O recurso é recomendado para atividades que exigem mobilidade do corpo todo, e que não permitem que o fotógrafo pare para controlar a câmera, como escaladas ou corridas de bicicleta, ou motocicleta.
  • GPS: Câmeras de ação com GPS têm acesso à localização em que o fotógrafo tirou uma foto ou gravou um vídeo, e podem compartilhar esse local com outros dispositivos. São indicadas para quem deseja compartilhar suas imagens em redes sociais, além de poderem ser localizadas em caso de perda do equipamento.
  • FOV: É o recurso responsável por ajustar o campo de visão das câmeras, e é indicado para quem deseja alternar entre as imagens panorâmicas e as com um campo mais fechado. Também podem evitar as distorções de imagem que ocorrem por um ângulo de visão amplo demais.

Outras informações sobre câmera de ação

Agora que você já conhece os detalhes mais importantes em câmeras de ação, vai ficar fácil fazer a melhor escolha para o seu dia. Para melhorar ainda mais a sua experiência com a melhor câmera de ação de 2024, confira algumas dicas extras sobre como cuidar da sua nova câmera e em que tipo de situação ela será mais útil.

Qual a diferença entre câmera de ação e câmera normal?

Câmera profissional e acessórios

A câmera de ação foi feita para resistir a situações extremas como exposição à água, impactos, poeira ou temperatura, e por isso são indicadas para praticantes de esportes radicais, como surf, motocross ou escaladas.

Essas câmeras também são úteis para o uso doméstico, caso você queira uma câmera que possa ser submersa em piscinas sem problemas, pois câmeras comuns nem sempre contam com essa resistência.

Uma outra vantagem da câmera de ação é que elas são extremamente portáteis, isto é, elas podem ser levadas com facilidade para qualquer lugar, por mais movimentado ou de difícil acesso que seja. E na hora de fazer as suas filmagens, a câmera pode ser presa à mochilas ou capacetes, garantindo liberdade de movimento para esportes intensos ou de velocidade.

Como cuidar de uma câmera de ação?

Câmera e vários acessórios

Câmeras de ação foram feitas para resistir a situações extremas, mas ainda assim precisam de alguns cuidados para conservar sua performance e vida útil. Por conta disso, tome cuidado redobrado na hora de limpá-la, e considere usar um kit específico para a limpeza do seu equipamento, você também pode usar ar comprimido para remover partículas da lente sem correr o risco de danificar a lente.

Além disso, poder contar com alguma case específica para o transporte da câmera de ação é uma vantagem para quem deseja o máximo de vida útil para o seu equipamento, pois evita que a câmera seja exposta a riscos fora dos momentos onde ela será usada para captar imagens.

Em que tipo de situação uma câmera de ação é útil?

Câmera em cima do skate

A câmera de ação é muito usada por esportistas amadores e profissionais, que queiram captar imagens em ambientes hostis ou que exijam muita movimentação, pois são resistentes e compactas, além de contarem com bons recursos de estabilização. Pelos mesmos motivos, também são usadas por criadores de conteúdo que precisam de boa estabilidade para gravações ao ar livre.

As câmeras de ação também são úteis para o uso doméstico, pois podem ser mergulhadas em piscinas sem sofrerem danos, e são perfeitas para serem levadas em trilhas ou viagens, pois contam com um bom resultado para gravações em movimento, além da resistência contra todo tipo de imprevisto.

Veja outros artigos sobre imagem e vídeo

Se você gostou das nossas indicações de melhores câmeras de ação de 2024, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Compre a melhor câmera de ação e filme em qualquer lugar!

Pessoa com câmera acoplada no capacete

Neste artigo, você viu um guia completo sobre como escolher a melhor câmera de ação para 2024. Com ele, você entendeu um pouco mais sobre a qualidade das lentes de uma câmera de ação e sobre os recursos únicos dos quais esses equipamentos dispõem, além de saber para quem é mais indicado cada uma dessas características.

Além disso, foi apresentada uma lista atualizada com os melhores modelos disponíveis, para que a sua escolha tivesse as melhores referências, independente da situação. Por isso, não perca mais tempo, a sua nova câmera de ação para esportes ou viagens está à sua espera, escolha o modelo que mais combina com a sua rotina e compre já a melhor câmera de ação para 2024.

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo