Os 10 Melhores Cabos HDMI de 2024: Versão 2.1, Suporte para 4K e mais!

Usado por vários dispositivos diferentes, como notebooks, computadores, Smart TVs, projetores e mais, os cabos HDMI estão entre os componentes eletrônicos mais necessários na nossa vida. Sendo um cabo de alta definição amplamente utilizados para transmitir sinais de áudio e vídeo digital entre dispositivos, sem ele não temos como jogar videogame, por exemplo, já que precisamos do cabo para fazer essa ponte entre console e TV.

Além disso, existem várias versões do padrão HDMI, cada uma oferecendo diferentes capacidades e recursos. As versões mais antigas suportam resoluções mais baixas e menos recursos, enquanto as versões mais recentes oferecem suporte a resoluções mais altas, taxas de atualização mais rápidas, HDR (High Dynamic Range), áudio de alta definição e muito mais. Sendo assim, precisamos encontrar a opção certa para seu uso.

Porém, sabemos que escolher o melhor cabo HDMI não é uma tarefa muito fácil. Eles variam entre resolução máxima suportada, velocidade de transmissão de dados, versão do cabo, e várias outras características. Para ajudar na compreensão sobre o tema, separamos uma lista com as melhores opções e várias dicas de como encontrar o cabo HDMI certo para seu uso. Confira abaixo!

Os 10 melhores cabos HDMI de 2024

Tipo
Resolução
Versão
Comprimento
Velocidade
Material
1
Cabo HDMI ELG HS8K30


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até 8K 60Hz
2.1
3 metros
48 Gbps
Conectores banhados a ouro 24K; cobre
2
Cabo HDMI HDMatters Thunderbolt

Veja na Amazon
HDMI – USB-C
Até 4K 30Hz
Não informado
1 metro
Não informado
Não informado
3
Cabo HDMI Elgin 46RCHDMIHE2M


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até Full HD 120Hz
1.4
2 metros
10.2 Gbps
Conectores banhados a ouro; nylon cristal; cobre
4
Cabo HDMI PIX 018-0220


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até 4K 60Hz
2.0b
2 metros
18 Gbps
Pontas de ouro 24K que evitam a oxidação
5
Cabo HDMI ELG HS2030


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até 4K
2.0
3 metros
18 Gbps
Ouro 24K; cobre; nylon balístico
6
Cabo HDMI Vinik H20B-2


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até 4K 60Hz
2.0
2 metros
18 Gbps
Nylon; malha de alumínio
7
Cabo HDMI PIX ‎CHP-2121


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até 8K 60Hz
2.1
1.5 metros
48 Gbps
Conectores banhados a ouro
8
Cabo HDMI PIX ‎018-2222


Veja na Amazon
HDMI – HDMI
Até 4K 60Hz
2.0b
2 metros
18 Gbps
Conectores banhados a ouro 24K
9
Cabo HDMI Fortrek HMD-201


Veja na Amazon
HDMI – DVI-D
Até Full HD
Não informado
1.8 metros
10.2 Gbps
Conectores banhados a ouro; PVC
10
Cabo HDMI PIX XJTJDGA17


Veja na Amazon
HDMI – micro HDMI
Até 4K 60Hz
2.0b
2 metros
Não informado
Conectores banhados a ouro 24K; PVC

1

Cabo HDMI ELG HS8K30

O melhor cabo HDMI, feito para quem precisa do melhor da tecnologia
Prós
  • Suporte em resoluções altas
  • Ótima velocidade de transferência de dados
  • Material resistente, sendo banhado em ouro 24K
  • Compatível com os melhores recursos e tecnologias modernas
  • Conta com 3 anos de garantia
Contras
  • Preço um pouco mais alto

O cabo HDMI HS8K30 da ELG é a melhor opção que temos atualmente em circulação. É a escolha certa para quem quer não apenas um cabo HDMI, mas sim um que traga vários recursos premium e uma qualidade muito acima da média. Tudo começa com a sua resolução: o cabo consegue fornecer suporte de imagem e vídeo em até 8K a 60Hz, sendo de longe uma das melhores qualidades gráficas. É feito para quem precisa do máximo.

Além disso, ele também conta com uma banda larga de incríveis 48 Gbps de velocidade de transferência de dados, sendo a solução ideal para os usuários mais exigentes, apresentando qualidade de áudio e vídeo alta tanto para filmes quanto para jogos de última geração. Toda a imagem transmitida é na maior e melhor velocidade, garantindo que você não perca nenhuma qualidade, independente do tipo de uso.

E não apenas isso, o cabo HS8K30 conta com a tecnologia Dynamic HDR, que transmite uma imagem muito mais realista com valores ideais para profundidade, detalhe, brilho, contraste e gama de cores mais amplo. Também é compatível com a tecnologia 3D Ready para transmitir imagens 3D e Canal de Retorno de Áudio Otimizado (eARC) que permite transmissão de áudio da TV para o sistema de home theater usando somente a entrada HDMI.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté 8K 60Hz
Versão2.1
Comprimento3 metros
Velocidade48 Gbps
MaterialConectores banhados a ouro 24K; cobre

2

Cabo HDMI HDMatters Thunderbolt

Equilíbrio entre custo e qualidade, feito para conectar celulares e dispositivos modernos
Prós
  • Resolução alta, operando em 4K e 30Hz
  • Compatível com a grande maioria dos dispositivos modernos
  • Tamanho compacto
  • É um modelo bem avaliado
Contras
  • Sem informações sobre a velocidade de transmissão de dados

Se você quer um cabo HDMI pensando no uso moderno, compatível com vários celulares e notebooks, o modelo HDMatters Thunderbolt é a escolha certa. Ele é um cabo do tipo HDMI – USB-C, sendo a escolha certa para transmitir sinal de qualquer aparelho para projetores, monitores e TVs de todos os tipos. Isso ajuda você a aumentar a área de trabalho, mas sem precisar fazer muitos ajustes para isso acontecer.

Além de ser um cabo compatível com os aparelhos modernos, ele também opera em uma das melhores resoluções, o 4K a 30Hz. Isso ajuda que a imagem e vídeo tenham um desempenho superior, trazendo muito mais qualidade no seu dia a dia. A grande vantagem dessa resolução é o seu desempenho profissional, sendo a escolha certa para quem trabalha com edição de vídeo e similares, tendo o retorno gráfico mais adequado possível.

O HDMatters Thunderbolt também é compatível com os aparelhos Apple, como os notebooks da linha MacBook com porta Thunderbolt 3. Para outros dispositivos, é necessário se atentar se o modelo conta com o modo DisplayPort Alt, para que você consiga ter todos os recursos adequados. Seu tamanho, de apenas 1 metro, ajuda na mobilidade e a não ficar com o cabo espalhado pela mesa. É fácil de administrá-lo em espaços menores.

TipoHDMI – USB-C
ResoluçãoAté 4K 30Hz
VersãoNão informado
Comprimento1 metro
VelocidadeNão informado
MaterialNão informado

3

Cabo HDMI Elgin 46RCHDMIHE2M

Cabo HDMI ideal para mídias em Full HD
Prós
  • Uma das melhores taxas de atualizações para cabos HDMI
  • Material de excelente resistência e durabilidade
  • É possível escolher o tamanho do cabo, variando entre 2 e 3 metros
  • Atente a uma gama alta de resoluções diferentes
Contras
  • Resolução máxima mais limitada
  • Não é a versão mais moderna

O Elgin 46RCHDMIHE2M é um cabo HDMI completo, feito para ser compatível com qualquer dispositivo, seja os mais modernos ou mais antigos. Isso acontece porque sua resolução é a Full HD, entregando o padrão de qualquer aparelho, tendo também uma taxa de atualização de 120Hz. É a escolha certa para quem quer um cabo HDMI estável e útil para toda situação, seja assistir filmes ou jogar games de todos os tipos.

Além disso, o cabo da Elgin também oferece uma interface de conexão de alta qualidade entre fontes de áudio e vídeo digital, como aparelhos Blu-ray, leitores de DVD, computadores, câmeras fotográficas e mais, para todo tipo de aparelho compatível, como TVs, projetores e outros. Aqui você pode escolher o tamanho do cabo que mais é conveniente para a casa, variando entre 2 e 3 metros.

E, embora a resolução recomendada seja Full HD, você também consegue adequar o cabo para o uso em diferentes locais, com diferentes resoluções. Com o cabo da Elgin você pode escolher entre resoluções padrões, como 480p e 576p, e altas resoluções, como 720p, 1080p e até mesmo 2160p, com até 8 canais de áudio digital. Tudo isso é possível graças a versão do cabo, sendo um modelo HDMI 1.4.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté Full HD 120Hz
Versão1.4
Comprimento2 metros
Velocidade10.2 Gbps
MaterialConectores banhados a ouro; nylon cristal; cobre

4

Cabo HDMI PIX 018-0220

O melhor custo-benefício, feito para quem busca economia
Prós
  • Resolução boa para todos os usos
  • Vários tamanhos diferentes para o cabo
  • É um dos modelos mais acessíveis em circulação
Contras
  • A cor é mais chamativa que outras opções

Se você está atrás de economia, o cabo HDMI PIX 018-0220 é uma das melhores opções. Dos modelos em circulação atualmente, é o que consegue entregar uma conexão de alta resolução por um valor muito mais baixo. Aqui você terá o suporte para 4K a 60Hz, sendo a escolha certa para os usuários mais exigentes. É um cabo bom até mesmo para utilizar com consoles de última geração.

Outra grande vantagem do PIX 018-0220 e que difere ele de vários outros modelos, é a possibilidade de adaptá-lo ao seu espaço em casa. Você pode escolher entre 2 a 30 metros de comprimento, ajudando a ter o cabo certo para a sua casa. É um dos poucos modelos que traz tantos tamanhos diferentes para o mesmo cabo. Ele vem com proteção extra que evita a oxidação dos terminais do cabo e das entradas dos seus aparelhos.

Além disso, o PIX 018-02 conta com uma velocidade de 18 Gbps, tendo uma capacidade maior de transferência de dados em alta velocidade, permitindo o funcionamento dos recursos mais avançados dos seus aparelhos. Ele traz o suporte para Dual View, com 2 fluxos de vídeos simultâneos, e um som imersivo com até 32 canais de áudio. Até mesmo suporte para HDR você terá, e tudo isso por um valor mais baixo.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté 4K 60Hz
Versão2.0b
Comprimento2 metros
Velocidade18 Gbps
MaterialPontas de ouro 24K que evitam a oxidação

5

Cabo HDMI ELG HS2030

Cabo HDMI com suporte para 3D
Prós
  • Feito de materiais resistentes
  • Resolução alta
  • Compatível com mídias em 3D
Contras
  • Sem informações sobre a taxa de atualização do cabo

Para usuários mais exigentes, o cabo HDMI HS1018 da ELG será uma das melhores opções. Ele possui compatibilidade com 3D Ready para transmitir imagens 3D, e também atende aos padrões de resolução de vídeo 4K Ultra HD, comum em telas de última geração. Assim, você pode utilizá-lo para TVs de última geração e consoles, por exemplo, melhorando muito a conexão e possibilidade de recursos.

O HS1018 conta também com conectores banhados a ouro 24K, e revestimento de nylon balístico. Isso faz com que você tenha uma segurança muito maior, não oxidando com o passar do tempo. O cabo também é compatível com TVs LED, Plasma, LCD, 3D, 4K, notebooks, videogames, Blu-ray, DVD Players, receivers e outros aparelhos eletrônicos de entretenimento que possuem saída ou entrada HDMI.

Além disso, o HS1018 também conta com a compatibilidade com o recurso HDMI High Speed, uma tecnologia que une os canais de áudio e vídeo em um único cabo. Combinando qualidade inigualável de sinal e a conveniência da conectividade HDMI, você terá uma velocidade de 18 Gbps de dados, podendo ser usado para banda larga de alta velocidade. E pensando em segurança, a empresa te dá 1 ano de garantia para caso aconteça algo.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté 4K
Versão2.0
Comprimento3 metros
Velocidade18 Gbps
MaterialOuro 24K; cobre; nylon balístico

6

Cabo HDMI Vinik H20B-2

Cabo HDMI compatível com HDR, de resolução alta
Prós
  • É compatível com HDR
  • Resolução alta, tendo uma velocidade de 18 Gbps
  • Disponível em diferentes tamanhos
Contras
  • Material mais simples

O cabo HDMI H20B-2 da Vinik é um modelo completo. Ele é feito para assistir ao seu programa ou jogar seu jogo favorito com a máxima qualidade de som e imagem. Ele é compatível com a resolução 4K e 60Hz, sendo o pacote certo para quem precisa de um cabo HDMI que lide bem com qualidades premium de imagem e vídeo. O desempenho é muito melhor que cabos Full HD, ajudando você a ter o melhor da tecnologia.

Além disso, nesta versão da Vinik está disponível também a tecnologia HDR (High Dynamic Range), que nada mais é do que o perfeito balanceamento entre brilho e contraste, ou seja, transmite imagens mais vivas e reais. O HDR, somado ao 4K do cabo, fazem com que a experiência ao usar o cabo seja melhorada, trazendo uma qualidade gráfica muito maior do que modelos que não possuem o recurso.

Outra grande vantagem do H20B-2 é a função Ethernet que o cabo possui. Tem vários dispositivos que utilizam internet em casa? Se sim, bastar ter um único cabo de rede conectado a um dos dispositivos, e o H20B-2 trata de levar para você a comunicação em rede com os demais. Ele conta também com um cabo com blindagem interna, que dispensa uso de filtros ou ferrite, possuindo uma malha de alumínio que cria o isolamento para o cabo.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté 4K 60Hz
Versão2.0
Comprimento2 metros
Velocidade18 Gbps
MaterialNylon; malha de alumínio

7

Cabo HDMI PIX ‎CHP-2121

Cabo HDMI com uma das melhores velocidades de transmissão
Prós
  • Uma das melhores velocidades de transmissão
  • Resolução e recursos de imagem premium
  • Conta com modo de baixa latência
Contras
  • Comprimento mais limitado
  • Preço mais alto

O cabo HDMI CHP-2121 da PIX é feito para quem precisa de uma resolução extremamente alta. Ele oferece uma qualidade de até 8K e novos recursos avançados que proporcionam a melhor performance no geral, sendo a escolha certa para games e realidade virtual. Essa resolução é 16 vezes superior ao Full HD, operando na faixa de 60Hz para 8K, e 120Hz ao usar o modo 4K. Seja para uso profissional ou pessoal, é o modelo certo.

Aqui você também terá uma proteção extra que evita a oxidação dos terminais do cabo e das entradas dos seus aparelhos. E, para melhorar a transmissão de informações entre os dispositivos, o CHP-2121 conta com uma velocidade de incríveis 48 Gbps. Isso quer dizer que o cabo HDMI da PIX tem uma capacidade maior de transferência de dados em alta velocidade, permitindo o funcionamento dos recursos mais avançados dos seus aparelhos.

Além disso, o CHP-2121, embora seja um cabo moderno, operando na versão HDMI 2.1, ele também é compatível com equipamentos dos padrões anteriores (2.0, 1.4 e 1.3). Ao usá-lo você terá um som imersivo com até 32 canais de áudio, trazendo mais qualidade no geral. Também é um cabo compatível com o HDR, trazendo ao usuário imagens muito mais realistas, com uma gama de cores ampliada.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté 8K 60Hz
Versão2.1
Comprimento1.5 metros
Velocidade48 Gbps
MaterialConectores banhados a ouro

8

Cabo HDMI PIX ‎018-2222

Cabo HDMI simples e barato, feito para todos os tipos de uso
Prós
  • Um dos cabos mais acessíveis atualmente
  • A maior garantia entre cabos HDMI
  • É compatível com HDR, DTS-HD Master e outros recursos premium 
Contras
  • Acabamento do corpo do cabo é mais simples
  • Necessário cuidar com o tamanho do cabo na hora da compra

Se você busca por um cabo HDMI barato que tenha os recursos recomendados para todo tipo de uso, indo do básico ao avançado, o modelo 018-2222 da PIX será uma excelente opção. A marca é uma das principais dentro do seguimento de cabos, sendo sinônimo de alta qualidade, então pode confiar. O 018-2222 já vem com uma garantia de 3 anos, permitindo você a ter uma segurança muito maior.

Aqui a resolução opera em uma das melhores recomendações: o 4K e 60Hz. Sinta-se dentro de cada cena ao assistir filmes, novelas, jogos ou aquela serie favorita com um cabo HDMI que oferece o máximo dos recursos de áudio e vídeo para você obter sempre a melhor performance. Ele já opera na versão 2.0b, fazendo com que você tenha recursos aprimorados para a melhor qualidade.

Além disso, o cabo HDMI PIX 018-2222 conta com características externas pensadas para proteger seus equipamentos e dar uma longa vida de uso ao cabo, como pontas gold que previnem a oxidação e blindagem que evita interferências. A largura da banda é de 18 Gbps, trazendo uma capacidade maior de transferência de dados em alta velocidade, permitindo o funcionamento dos recursos mais avançados dos seus aparelhos.

TipoHDMI – HDMI
ResoluçãoAté 4K 60Hz
Versão2.0b
Comprimento2 metros
Velocidade18 Gbps
MaterialConectores banhados a ouro 24K

9

Cabo HDMI Fortrek HMD-201

Cabo HDMI feito para mídias mais antigas
Prós
  • Um dos melhores modelos HDMI – DVI-D
  • Boa velocidade de transmissão
  • Ideal para ambientes menores
  • É mais barato
Contras
  • Resolução mais limitada
  • Por ser um cabo DVI-D, não possui suporte para áudio
  • Construção mais simples

O Fortrek HMD-201 é um cabo feito pensando em aparelhos mais antigos, tendo uma entrada que de um lado é HDMI, e do outro é DVI-D, permitindo adaptar diferentes dispositivos para uma saída mais moderna. É um dos melhores modelos para segunda tela e monitores externos, conseguindo ser usado também em alguns projetores.

Aqui você terá uma resolução Full HD, ideal para uso básico. Como o Full HD é a resolução mais utilizada em todos os dispositivos, incluindo os mais modernos, você não irá perder nenhum detalhe. O cabo é feito de PVC e possui conectores banhados a ouro, ajudando a não oxidar com o passar do tempo. Isso garante uma longevidade muito maior ao cabo, ajudando a tê-lo sempre disponível.

Além disso, mesmo sendo um cabo que opera em formato diferente, ele é compatível com uma velocidade de transmissão de dados de até 10.2 Gbps. Isso faz com que as informações entre dispositivos não demorem para ser exibidas. O comprimento de 1.8 metros é ideal para quem precisa de um modelo mais compacto, sendo compatível com cenários e ambientes menores.

TipoHDMI – DVI-D
ResoluçãoAté Full HD
VersãoNão informado
Comprimento1.8 metros
Velocidade10.2 Gbps
MaterialConectores banhados a ouro; PVC

10

Cabo HDMI PIX XJTJDGA17

Cabo HDMI feito para dispositivos específicos, com uma ponta micro HDMI
Prós
  • Material com boa durabilidade
  • Formato compatível com aparelhos micro HDMI
  • Opera em resolução 4K a 60Hz
  • Disponível em diferentes comprimentos de cabo
Contras
  • Preço um pouco maior que outros modelos HDMI
  • Não são todos os equipamentos compatíveis com o cabo
  • Dependendo do uso, o tamanho do cabo pode atrapalhar

Para quem procura um cabo HDMI com formato variado, o modelo XJTJDGA17 da PIX pode ser uma ótima opção. Isso acontece porque ele conta com uma cabeça HDMI, e outra micro HDMI, permitindo você a conectá-lo em dispositivos com esse tamanho de entrada específico. Se você estiver usando uma segunda tela compacta, e quer fazer a ligação entre o notebook e ela, por exemplo, será um ótimo modelo de cabo para isso.

Além disso, não apenas uma entrada do tipo micro HDMI, ele também é compatível com a resolução 4K e 60Hz, sendo a escolha certa para quem precisa de alto desempenho. Aqui as cores e qualidade de áudio são muito superiores, ajudando você a ter todo o conjunto recomendado para uso básico ou profissional. O som é todo imersivo, tendo 32 canais de áudio, e entregando uma frequência de até 1536kHz.

O cabo HDMI XJTJDGA17 também conta com uma qualidade superior na construção, com pontas gold que previnem a oxidação. Dessa forma você pode usá-lo por muito mais tempo antes que apresente qualquer problema. Com o recurso Dual View é possível manter 2 fluxos de vídeos simultâneos, sendo também compatível com a proporção de cinema 21:9, recomendada para quem irá usar junto a um projetor em casa.

TipoHDMI – micro HDMI
ResoluçãoAté 4K 60Hz
Versão2.0b
Comprimento2 metros
VelocidadeNão informado
MaterialConectores banhados a ouro 24K; PVC

Como escolher o melhor cabo HDMI?

Para escolher o melhor cabo HDMI, precisamos nos atentar com as configurações tecnológicas que vêm com ele. Isso nos mostra se será um cabo simples, de resolução mais limitada, ou um bom até mesmo para uso profissional, entregando velocidades de transmissão altas. Veja abaixo as principais características que precisamos analisar antes de escolher um cabo HDMI!

Veja o tipo de conectividade do cabo

Cabo HDMI

Quando vamos atrás de um cabo HDMI, precisamos nos atentar ao tipo dele. Isso acontece porque os cabos HDMI possuem diferentes tipos de conectividade, abrigando uma alta gama de dispositivos. Temos os modelos com as duas pontas funcionando em HDMI, mas também tendo modelos que funcionam com HDMI e outra conexão. Veja abaixo quais são os principais tipos de cabos HDMI em circulação atualmente.

  • HDMI – HDMI: compatível com dispositivos HDMI padrão, como TVs, monitores, videogames, reprodutores de Blu-ray, etc. Podem funcionar em Full HD ao 8K, sendo a melhor qualidade disponível atualmente.
  • HDMI – mini HDMI (Tipo C): compatível com dispositivos que possuem portas HDMI mini, como câmeras digitais, filmadoras, tablets, etc. Seu conector é um pouco menor em comparação ao HDMI tradicional, funcionando em até 4K.
  • HDMI – micro HDMI (Tipo D): compatível com dispositivos que possuem portas HDMI micro, como celulares, câmeras de ação, alguns tablets, etc. É ainda menor em tamanho em comparação com o HDMI mini, mas consegue operar na mesma resolução.
  • HDMI – VGA: feito para converter um sinal digital HDMI para um sinal analógico VGA, o formato comum em muitos projetores e computadores mais antigos. Não transmite áudio, apenas vídeo. A qualidade de vídeo é mais limitada, chegando ao máximo Full HD.
  • HDMI – DVI-D: conecta dispositivos com portas DVI-D a dispositivos HDMI, como computadores, monitores, TVs, etc. Assim como o VGA, permite a transmissão de vídeo digital, mas não de áudio, sendo limitado a resoluções mais baixas.
  • HDMI – USB-C: conecta dispositivos com portas USB-C a dispositivos HDMI, como notebooks, celulares, tablets, etc. Permite a transmissão de áudio e vídeo digital em alta definição, chegando em resoluções de até 8K. Também podemos encontrar essa conexão com o nome HDMI – DisplayPort, sendo o mesmo tipo de conexão.

Confira qual é a versão do cabo HDMI

Dois cabos HDMI

Além do tipo de conexão, os cabos HDMI também possuem versões variadas. Assim como qualquer outro dispositivo tecnológico, com o passar do tempo versões mais modernas surgem, sendo melhoradas e trazendo mais recursos aos usuários. Veja abaixo quais são as principais versões de cabos HDMI que encontramos em circulação.

  • HDMI 1.4: é um modelo mais antigo, mas consegue suportar resoluções de até 4K a 30Hz ou 1080p a 120Hz. Também conta com suporte ao canal de retorno de áudio (ARC) e ao Ethernet.
  • HDMI 2.0: sendo uma evolução da versão anterior, traz o suporte a resoluções de até 4K a 60Hz e 1080p a 240Hz. Aqui as velocidades de banda também são maiores, chegando em até 18 Gbps, assim como sendo compatível com HDR.
  • HDMI 2.0a: conta com os mesmos recursos do HDMI 2.0, mas acrescenta o suporte a HDR10, um formato específico de HDR, que melhora muito a imagem.
  • HDMI 2.0b: conta com os mesmos recursos do HDMI 2.0, mas acrescenta o suporte a HLG (Hybrid Log-Gamma), outro formato de HDR.
  • HDMI 2.1: é a versão mais moderna que temos atualmente, com suporte para resoluções de até 10K a 120Hz. Aumenta a largura de banda para até 48 Gbps e introduz suporte a Dynamic HDR (HDR dinâmico), o que significa que o HDR pode ser ajustado cena a cena.
  • HDMI 2.1a: possui os mesmos recursos do modelo HDMI 2.1a, mas com uma tecnologia melhorada, melhorando principalmente a experiência ao assistir conteúdos com HDR.
  • HDMI 2.1b: é uma versão lançada em 2023, aprimorando ainda mais os recursos visuais. Por ser uma tecnologia muito recente, é mais difícil de achar modelos compatíveis no Brasil.

Se atente com o comprimento do cabo HDMI

Pessoa segurando cabo HDMI

Outro ponto importante para se atentar na hora de escolher um cabo HDMI ideal para seu uso, é conferir o comprimento do cabo. Os cabos HDMI mais longos podem ter mais atenuação do sinal, o que pode resultar em uma qualidade de imagem ou som reduzida, especialmente em resoluções mais altas. Isso pode levar a problemas como artefatos visuais, perda de detalhes ou falhas na transmissão de áudio.

Além disso, cabos HDMI mais longos podem ser mais difíceis de gerenciar e instalar, especialmente em espaços apertados ou onde é necessário rotear o cabo ao longo de trajetos complexos. Isso pode tornar a instalação mais complicada e exigir o uso de ferramentas adicionais, como cabos de extensão ou organizadores de cabos.

Assim, o recomendado é se atentar ao espaço onde for usar o cabo. O comum é encontrar modelos que variam entre 1 metro a até 30 metros, se adaptando a todos os cenários. Veja o tanto de espaço disponível, e compre um tamanho condizente para não sofrer na hora do gerenciamento de cabos.

Prefira cabos HDMI feitos de materiais resistentes

Dois cabos HDMI

Os cabos HDMI possuem não apenas tamanhos variados, mas também são feitos de materiais diferentes. Para quem quer que o modelo dure bastante, se atente do que é feito o cabo. Encontramos modelos com fibra de nylon, malha trançada, cabo flat e mais. Sempre confira se o modelo possui algum desses materiais, garantindo maior vida útil.

Além disso, temos modelos banhados a ouro, garantindo que o cabo não sofra corrosão ou oxidação com o passar do tempo, sendo a melhor opção a longo prazo. Para ajudar na ergonomia, principalmente em locais mais difíceis de conectar o cabo, podemos encontrar modelos com ponta angulada. Assim, você consegue conectar sem medo do cabo romper ou ficar pendurado de um jeito estranho.

Veja qual é a velocidade de banda do cabo HDMI

Cabo HDMI

Por fim, confira a velocidade média dos cabos HDMI, sendo medida em Gbps (Gigabits por segundo). Cabos HDMI com maior largura de banda podem suportar resoluções mais altas e taxas de quadros mais rápidas. Assim, para aproveitar ao máximo resoluções 4K ou 8K, bem como taxas de atualização mais altas, como 120Hz ou 240Hz, é necessário ter um cabo HDMI com uma largura de banda suficientemente alta, como os cabos HDMI que suportam até 48 Gbps.

Além disso, cabos HDMI com maior largura de banda também podem suportar formatos de áudio mais avançados e de alta qualidade, como áudio de alta resolução e formatos de áudio imersivos como Dolby Atmos e DTS:X. Modelos inferiores, com menos de 10 Gbps, não conseguem trazer tantos recursos aos usuários.

Já para jogos e entretenimento no geral, uma maior largura de banda pode ser crucial para recursos como VRR (Variable Refresh Rate), ALLM (Auto Low Latency Mode) e QMS (Quick Media Switching), que garantem uma experiência de jogo mais suave e responsiva. Para quem gosta de games em modos competitivos, assim como assistir tudo na melhor qualidade, é a escolha certa.

Outras informações sobre cabos HDMI

Agora que você já viu as principais informações sobre os cabos HDMI que tal aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre o tema com algumas informações pertinentes? Confira abaixo!

O que fazer quando o cabo HDMI não der sinal?

Cabo HDMI

Existem vários motivos para o cabo HDMI não dar sinal, precisando descobrir qual é a fonte do problema. Primeiro, certifique-se de que ele esteja firmemente conectado em ambas as extremidades, tanto no dispositivo de origem (como um videogame, reprodutor de Blu-ray, etc.) quanto no dispositivo de destino (como uma TV, monitor, etc.). Às vezes, as conexões podem ficar soltas com o tempo.

Além disso, se possível, teste o cabo HDMI com outro dispositivo para garantir que o problema não seja com o cabo em si. Às vezes, os cabos podem ficar danificados ou defeituosos. Também é bom verificar a compatibilidade do cabo com o equipamento. Se o cabo é na versão HDMI 2.0, a TV aceita esse formato? Se não for compatível, é possível que ocorra algum problema de projeção.

Como saber qual é o momento de trocar de cabo HDMI?

Vários cabos HDMI

Os cabos HDMI precisam ser atualizados de tempos em tempos, e dependem de dois fatores para isso: se você quer melhorar a imagem e vídeo, e se ele está apresentando algum problema técnico. Se você começar a notar artefatos visuais na tela, como dead pixels, faixas ou distorções, ou se o som apresentar chiados, ruídos ou interrupções, pode ser um sinal de que o cabo HDMI está com problemas de transmissão de sinal, precisando da troca.

Além disso, se você estiver atualizando seus dispositivos para modelos mais recentes que suportam recursos avançados como resoluções mais altas, taxas de atualização mais rápidas, HDR, etc., pode ser necessário trocar o cabo HDMI por um que suporte esses recursos. Assim, para quem for comprar aparelhos mais modernos, ter um cabo correspondente a tecnologia é a mais recomendada, precisando comprar um cabo novo e compatível.

Conheça outros artigos sobre periféricos e componentes

Se você gostou das nossas indicações de melhores cabos HDMI, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Tenha a qualidade de imagem ideal com o melhor cabo HDMI!

Pessoa ligando o cabo HDMI na TV

Os cabos HDMI são a escolha certa para quem precisa de um componente de alta qualidade. Eles são necessários em todos os cenários: servem para transmitir imagem e vídeo de notebooks, computadores e celulares para TVs e projetores, assim como permite conectar mais de um monitor, aumentando a visualização de tela. A grande vantagem é encontrar modelos de todos os tipos, variando do Full HD ao 8K, a maior resolução para transmissão.

Porém, para ter certeza que a sua escolha é a certa, não esqueça de conferir as informações básicas dos cabos HDMI, como a resolução máxima suportada, velocidade de transmissão de dados, o comprimento de cabo, etc. São essas características que nos revelam a verdadeira qualidade dos cabos HDMI. Encontramos modelos de vários tipos, tendo até mesmo opções que são compatíveis com HDR e tecnologias de aperfeiçoamento de imagem.

Assim, se atente com os tipos diferentes de cabos HDMI que temos e não deixe de aproveitar! Compre logo o cabo HDMI que melhor irá atender às suas necessidades no dia a dia e saia hoje mesmo usufruindo do melhor da tecnologia, tendo todos os recursos para assistirmos os conteúdos na melhor qualidade. A vantagem de ter um cabo HDMI moderno é a possibilidade de conexão, usando-o com todos os aparelhos eletrônicos com facilidade.

Dioney Ribeiro
Mostrar o perfil completo

Dioney Ribeiro

Pós-graduado em Letras, busco sempre mostrar de forma clara e direta quais são os melhores dispositivos eletrônicos que temos no mercado atualmente, com análise detalhadas de cada um, além de comparações com outros produtos semelhantes. Aqui você terá o acesso mais fácil a informação!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Daora
Logo